Jaqueline Trindade Pereira, mais conhecida como Negra Jaque, é rapper, compositora, educadora popular, apresentadora de TV, produtora cultural e mãe. Está na estrada com a música, desde 2007, quando integrou o grupo Pesadelo do Sistema. Já se apresentou em diversos lugares do país e participou de muitos festivais. É mestre em Arte e Educação pela UFRGS. Em 2023, lançou sua primeira publicação na Feira do Livro da Capital com o título “Linhas de Cura: ensaios sobre rap, negritude e outras formas de existir”. No carnaval, lidera o Bloco das Pretas onde samba e ativismo se misturam.
A artista morou a vida toda no Morro da Cruz. “Vivo no mesmo lugar desde antes da chegada dos ônibus, do asfalto e da urbanização da região. Foi uma infância muito feliz, muito conectada com brincadeiras populares e brincadeiras de rua”, relembra. Hoje, é coordenadora do Galpão Cultural – Casa de Hip Hop na comunidade. O olhar de Negra Jaque para Porto Alegre é feito a partir da periferia, da educação e da cultura.
Galpão Cultural – Casa de Hip Hop
“Eu vivi meus 36 anos no Morro da Cruz, região leste da cidade de Porto Alegre. É uma comunidade com mais de 50 mil pessoas. A maioria dos moradores é negro e eu sempre quis valorizar nossa cultura. Por isso, próximo do lugar onde cresci, fundamos um centro cultural onde temos biblioteca, oficinas, saraus, batalhas de rima e diversas atividades abertas a todos. O calendário de programação não é fixo, ele é sazonal com atividades o ano todo. Ali a gente também tenta preservar todas as brincadeiras de antigamente. Nossa ideia é apresentar para as crianças formas de diversão que não sejam somente ligadas ao mundo digital.”
Descubra novos lugares na POA da Cultura.
Mirante do Morro da Cruz
“Muita gente conhece esse lugar devido à procissão com encenação da Paixão de Cristo que acontece todos os anos ali. São milhares de pessoas que participam dessa celebração há mais de seis décadas. Fora esse dia, eu sempre indico essa subida porque é uma excelente caminhada. Chegando no topo, tu enxerga Porto Alegre de cima. É o lugar mais alto do Morro e dá para ver longe, até o Guaíba. É lindo demais!”
Descubra mais lugares na POA ao Ar Livre.
Praia do Belém Novo
“Queria também deixar a dica para quem quer sossego aqui pertinho. A Prainha do Belém Novo é super legal para quem tem criança pequena. É só chegar lá que consegue aproveitar bem o findi, ainda mais com calor que faz no verão em Porto Alegre. É super arborizada. Quem gosta de esportes pode fazer caiaque no Guaíba. A praia é bem ampla, dá para curtir um dia de sol com tranquilidade e sem precisar pagar por isso.”
Descubra tudo o que tem para viver na POA da Orla.