Uma região pulsante e que se desenvolvia em velocidade recorde. Assim era o Quarto Distrito antes da enchente de 2024. O local, que já foi polo industrial de Porto Alegre, acabou entrando em decadência depois da inundação de 1941. Buscando não repetir a história, empreendedores retomam atividades e negócios nos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos. A diferença é que, hoje, essas áreas já têm outra função: entretenimento. Infelizmente, alguns negócios fecharam as portas de forma permanente, mas muitos outros seguem, decididos a reviver a energia e a alegria que, nos últimos anos, tomaram conta das ruas do 4D. Nós passamos um dia lá e te apresentamos 10 lugares tri legais, que valem demais a visita e o apoio, nessa fase de superação.
Du Nordeste
A gente pode até não ter aquele mar verdinho (e quente) que o Nordeste tem, mas a autêntica comida da região tu encontra aqui, na esquina das avenidas São Pedro e Farrapos. Não vou mentir, olhando de fora, parece um lugar até bem comum. Mas basta cruzar a porta e se surpreender. São muitas cores e referências, além, é claro, do cheirinho maravilhoso. A proprietária é a Josi, uma “baiúcha” – como ela mesma diz. Filha de pais baianos, nasceu no Rio Grande do Sul, mas desenvolveu uma paixão pela cultura nordestina – e, claro, uma mão ótima para o tempero de lá. Uma mordida no Acarajé é a certeza de sair encantado. Mas o cardápio traz muitas outras opções da rica gastronomia. Provamos o suco de Cajá, que, com um pouquiiinho de açúcar, ornou muito bem no gosto dos adoradores de chimarrão. Com um atendimento cordial e muito afetuoso, a Josi e o marido recebem os clientes – muitos, que frequentam o local há anos.
Ofertório Gastrobar
A fachada preta é para contrastar com o colorido que tem lá dentro. O que a gente amou no ofertório é a “gourmetização” dos pratos do dia a dia. E no melhor sentido da palavra. Porque eles transformam uma receita relativamente simples, em algo cheio de sabores e texturas. Em um ambiente descolado, com artes, plantas e até música ao vivo, tu vai desfrutando a experiência nesse gastrobar super cool, que também tem uma área externa muito tri. A carta de drinks é uma alegria à parte.
Olga Restaurante
O prédio de esquina, todo de tijolo de demolição, te convida a entrar em um espaço que oferece todo conforto e mimo que tu só encontra em casa de vó. O nome do restaurante é uma homenagem à vó da Deise, a proprietária. Ela conta que a Dona Olga viveu ali no bairro São Geraldo por muito tempo – inclusive, conheceu o marido nos bailes do Gondoleiros -, e que não faria sentido mudar de lugar, após a enchente. O local tem uma proposta de cozinha aberta. Tu pode ver toda a comida sendo feita. Funcionando apenas no horário do almoço, todos os pratos são acompanhados de uma entradinha, salada e sobremesa. Mas o que nos ganhou mesmo foram os detalhes. Como a foto das mãos de 93 anos da Dona Olga em um porta-retrato na parede, ou o cantinho com cortesia café e/ou cachaça de butiá – feita pela mãe da Deise. Ou seja, é tudo muito familiar e acolhedor. Além de saboroso!
Padaria Dalmás
Quem não ama uma padaria raiz? Aqui, a gente é fã! Por isso, a Dalmás foi uma feliz descoberta, na esquina da Rua Conde de Porto Alegre com a Santa Rita. Os salgados sempre quentinhos e super recheados foram um achado. Tem três mesinhas para quem quer comer lá mesmo, ou então pode levar para casa. O lugar também tem itens de conveniência e até gaúchos – como cuia e bomba.
Café Imperador
Esse é uma das novidades do Quarto Distrito e já falamos sobre ele aqui!
Vila Flores
Um complexo arquitetônico, cultura e colaborativo, feito por pessoas que entendem muito sobre renascimento. Aqui tu encontra todas as informações!
4Beer
A cervejaria queridinha dos porto-alegrenses já se espalhou por várias regiões da cidade, ms foi no Quarto Distrito que ela nasceu e segue rendendo muitos brindes. Aqui tem mais detalhes.
Alcabar
Idealizado por amigos de colégio que sabiam que uma boa cerveja é um baita motivo para se reunir, o Alcabar foi instalado junto à fábrica da Cervejaria Alcapone. Um espaço com decoração industrial e uma proposta em que o cliente se serve (sem garçom). Assim, tu vai circulando pelo bar, curtindo os espaços, e, claro curtindo os shows. As noites são com música ao vivo dos mais variados estilos – do rock ao pagode, sem preconceito! Nas torneiras, variedade de cervejas artesanais e também drinks de fabricação própria, como o Gin & Tônica.
FDS
O prédio onde antigamente funcionava uma metalúrgica se tornou uma casa noturna cheia de experiências diferentes e algumas até meio malucas. É o caso da Neon Brush, uma noite de pinturas, com luz negra, muita tinta, música e drinks! E, óbvio, a obra de arte vira uma recordação. O espaço também tem shows e baladas. É um baita lugar para viver o Fourth District Space (FDS), aproveitar o Fim De Semana (FDS), ou simplesmente curtir e ligar o FoD@-S3! (FDS). Risos. Hahah!
Aora Cucina
Claro que a gente ia fechar essa lista tão especial com chave de ouro! Pensa num lugar tri! O Aora Cucina é quase uma viagem pra Itália sem sair de Porto Alegre. Cruzando o portão, tu já te sente em uma vilinha do interior do país europeu. Tem até parreira no jardim e árvore de limão siciliano. Os proprietários são descendentes de italianos, mas para trazer o verdadeiro sabor de lá para o Quarto Distrito, o chef Claudio Mesquita fez cursos de gastronomia na região. Além de provar o sabor sensacional da comida, tu pode assistir à preparação das obras culinárias já que a cozinha é aberta. O Aora tem a sofisticação de um restaurante chique e o acolhimento que só um negócio de família pode oferecer.