Procurando opções para curtir boa música na cidade? Porto Alegre oferece jazz, MPB, rock e muito mais!
O que Elis Regina, Lupicínio Rodrigues e Humberto Gessinger têm em comum? Todos nasceram em Porto Alegre e representam bem o caldeirão cultural da cidade. A cena musical da capital gaúcha oferece o melhor da MPB de Elis, do samba de Lupi e do rock de Humberto. A música de Porto Alegre é cosmopolita e bebe do melhor que é feito no restante do país e do mundo, com antenas ligadas para o Rio de Janeiro, Buenos Aires ou Londres. Mas também sabe ser provinciana e valorizar suas raízes.
Espaço Cultural 512
Para curtir música brasileira em Porto Alegre, o 512 é o lugar ideal. Localizado na Cidade Baixa, bairro mais boêmio da cidade, o espaço costuma receber artistas da novíssima MPB, como Juliana Linhares, Josyara, Ava Rocha, Tagore, e também tem uma programação regular dedicada ao forró e ao samba. O 512 surgiu como um ateliê e obras de artistas visuais locais dão um charme a mais para a casa. Para curtir esse ambiente que transpira arte, as cachacinhas produzidas no Rio Grande do Sul são uma especialidade.
Milonga
A Travessa dos Venezianos, uma das mais charmosas ruas da cidade, preserva as mesmas casinhas coloridas desde o início do século XX. Entrando na acanhada portinha de uma destas casas, o visitante se depara com o Milonga, bar que é ponto de encontro dos músicos que preservam as tradições gaúchas e da região do Prata. Por ali, músicos brasileiros, argentinos e uruguaios tocam violão e acordeon. Quem encostar o ouvido na janela da casinha poderá ouvir tangos, chacareras, milongas, vaneras, entre outros ritmos folclóricos. Mas não deverá se surpreender se escutar alguém tocando música contemporânea de nomes como Fito Paez, Jorge Drexler e Vitor Ramil. Tudo isso pode ser saboreado com choripan, empanadas e fernet com Coca.
Encouraçado Butikin
Propostas musicais ousadas com participação do público marcam a agenda musical do Encouraçado Butikin. É o caso do Duelo de Pianos, que reúne os pianistas Gonzalo Lamego e Mari Kerber. Eles comandam o palco e o público entra no jogo, escolhendo o repertório. Outra proposta diferenciada é o Butikin Hifi, uma sala de audição, que toca apenas discos de vinil, em equipamentos de som de alta definição. Patrimônio da boemia porto-alegrense, o Butikin abriu as portas pela primeira vez na década de 1960. Reinaugurado em 2024, ainda ocupa o mesmo casarão histórico na Avenida Independência.
Grezz
Com a proposta de ser um espaço multicultural, o Grezz reúne o melhor do jazz, mas também da MPB, do blues e de diversos gêneros musicais. A casa tem ótima estrutura de palco e de som, e recebe artistas independentes nacionais e internacionais. Localizado no Quarto Distrito, que já foi uma região industrial da capital gaúcha, o Grezz ocupa uma antiga fábrica de botões de roupas, construída nos anos 1930. O projeto atual preserva o conceito industrial. Para complementar a experiência, o espaço conta com um charmoso pátio para desfrutar da brisa noturna.
Sgt. Peppers Pub
Há mais de trinta anos, o Sgt. Peppers oferece o melhor do pop rock nacional e internacional com a Banda dos Corações Solitários, grupo da casa, que marca presença todas as sextas, sábados e vésperas de feriado. Músicas dos Beatles não podem faltar, mas o repertório também é recheado por versões de outras bandas clássicas, além de canções de artistas atuais como Bruno Mars e Coldplay. Nos demais dias da semana, tributos são uma das especialidades da casa. É o local ideal para quem quer dar um mergulho nos anos 60 e 70, como se estivesse vendo ao vivo bandas como Creedence e Pink Floyd.
Espaço Maestro
Uma linda concha acústica dá um toque especial para os shows do Espaço Maestro, uma opção para curtir música boa na Zona Sul de Porto Alegre. As apresentações ao ar livre, no aconchegante pátio do local, podem ser de MPB, reggae, soul, pop/rock, entre outros estilos. Nomes consagrados da música de Porto Alegre, como Nei Lisboa e Tonho Crocco, costumam pintar por lá. Essas opções musicais podem ser degustadas junto com drinks, burgers e assados na parrilla.
Gravador Pub
Como as guitarras que adornam suas paredes indicam, o Gravador Pub é referência no rock e no blues em Porto Alegre. A casa já recebeu mais de mil apresentações locais e internacionais. Não é incomum ver algum blueseiro americano da velha guarda dando as caras por lá. Grandes nomes do rock gaúcho também se sentem em casa no Gravador. Sediado inicialmente em uma casa antiga no Quarto Distrito, o pub foi atingido pela enchente de 2024, mas conseguiu se reerguer em um antigo galpão na mesma região.
Bar do Alexandre
Para quem curte música na calçada, a opção é o Bar do Alexandre. Toda sexta-feira, a pacata esquina entre as ruas Saldanha Marinho e Gonçalves Dias, no bairro Menino Deus, se transforma completamente. Não sobram mesas e nem mesmo as calçadas são suficientes para acomodar todo mundo que vai conferir a atração musical da semana. As ruas se enchem para ver os shows que, geralmente, são de nomes destacados na cena porto-alegrense, principalmente de rock, folk e blues, mas também de música brasileira. O palco é o passeio mesmo, em frente ao bar, mas a qualidade do som é sempre de primeira.