Um dos grandes orgulhos dos gaúchos é a forte relação que temos com as tradições. Alguns símbolos são conhecidos por todo planeta, como o churrasco e o chimarrão, mas existem ainda muitas outras experiências gastronômicas, musicais e de vivências. E a época perfeita para tu vivê-las é durante o mês de setembro. Não te assusta ao visitar Porto Alegre nesse período e perceber uma fumaceira, próximo a um trecho da orla do Guaíba. É o Acampamento Farroupilha, o maior evento tradicionalista do mundo, que celebra a cultura do Rio Grande do Sul durante três semanas, em alusão ao Dia do Gaúcho, 20 de setembro. A data marcou o início da Revolução Farroupilha, em 1835.
O evento acontece no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – mais conhecido como Parque da Harmonia – e não é um acampamento de verdade. No espaço, piquetes (cabanas feitas de madeira) são construídos, representando diferentes CTGs (centros de tradição gaúcha), entidades ou famílias tradicionalistas. Ali, as pessoas fazem churrasco, carreteiro, tocam e ouvem música gaudéria, dançam e se divertem muito! Ah! Vale dizer que o evento é gratuito e oferece acessibilidade.
Uma verdadeira imersão na Cultura Gaúcha
Dá para dizer que é uma imersão na tradição gaúcha. É comum encontrar prendas e peões pilchados (ou seja, vestidos com trajes típicos). Talvez tu queira comprar uma bombacha ou um vestido para levar de lembrança – e tu encontra as lojas por lá mesmo. No palco, sobem artistas que cantam e tocam clássicos e novidades da música tradicionalista. Alguns tu deve conhecer. “Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul, e grita junto comigo: viva o Rio Grande do Sul!” ou o clássico “Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho!”. A programação do Acampamento inclui teatro, shows, música instrumental, trova, danças folclóricas, chulas e declamação, além de bailes e eventos dos piquetes.
Para saber mais sobre o Acampamento Farroupilha de 2024, acessa o site oficial, ou o nosso calendário de eventos!