A partir de 15 de julho, a operação de check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de passageiros, sai do ParkShopping Canoas e retorna para o Aeroporto de Porto Alegre. O terminal estava fechado desde maio quando foi inundado.
Operação
Passageiros com voos em Porto Alegre, voltam a fazer procedimentos de embarque e desembarque no Salgado Filho a partir de 15 de julho. O acesso deve ser feito pela rampa externa que leva ao piso 2. A área internacional será usada para realizar o check-in e o despacho de bagagens. O acesso de passageiros será apenas pelas portas 5 e 6, no segundo piso. A orientação da Fraport, que administra o terminal, é que os passageiros façam o check-in online para facilitar o processo. Com o check-in feito, é preciso ir direto para o piso 3. O embarque também será, temporariamente, pela área internacional. Após passar pelos procedimentos de segurança, o passageiro aguarda na sala de embarque. Há sinalização especial para orientar a população. Um ônibus levará o passageiro até a Base Aérea de Canoas, de onde os voos continuam decolando. No desembarque em Canoas, os passageiros serão transportados, também em um ônibus, até o Aeroporto de Porto Alegre, onde irão descer para retirar suas bagagens.
Serviços
O horário de funcionamento do Terminal em Porto Alegre será das 6 às 21 horas. O passageiro deve chegar três horas antes de seu voo. Na praça de alimentação, alguns restaurantes e lojas estarão em funcionamento. Os sanitários desta área também estarão funcionando. Estarão abertos também o estacionamento da Estapar, as empresas de locação de carros e para compra de passagens de ônibus. O ponto para embarque em veículos de transporte de aplicativo segue no canteiro central, em frente à porta 1. O serviço de táxi fica disponível na saída da porta 3.
Retomada
O aeroporto da capital gaúcha foi fechado no início de maio devido à inundação. Desde o dia 27 de maio, o embarque para voos comerciais ocorria no ParkShopping Canoas. A partir de 15 de julho, a operação no shopping será encerrada. A Base Aérea de Canoas passará de cinco para sete voos diários. Isso significa um aumento de 70 para 98, entre pousos e decolagens por semana. Até agosto, a Fraport deve dar detalhes de quando a pista de pouso e decolagem na capital será liberada.