Um passo importante rumo à retomada de Porto Alegre pós-enchente foi dado. Com autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as companhias Azul, Gol e Latam já estão vendendo passagens aéreas com embarque e desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Os voos voltam a operar do terminal a partir de 21 de outubro, uma segunda-feira que certamente será de muita alegria para os porto-alegrenses.
O retorno das chegadas e partidas à capital será feito de forma gradual, das 8h às 22h, com 128 pousos e decolagens diários – o equivalente a 896 voos semanais e mais de 3,8 mil voos por mês. A título de comparação, hoje, com a operação na Base Aérea de Canoas, são 14 por dia. Ao alcançar esse número, o Aeroporto da capital do Rio Grande do Sul chega à média do de Florianópolis, em Santa Catarina, que vem sendo utilizado como alternativa para chegar ao estado gaúcho.
De acordo com a concessionária Fraport Brasil, que administra o terminal, o aeroporto volta a operar com 100% da capacidade a partir de 16 de dezembro. Além do aumento no número de pousos e decolagens, também serão permitidos voos internacionais.
Melhor aeroporto de 5 a 10 milhões de passageiros
Fechado desde 3 de maio, devido à maior enchente da história de Porto Alegre (e do Rio Grande do Sul), o Aeroporto Salgado Filho vinha se destacando com ótimo desempenho em rankings do setor. Apenas oito dias antes da catástrofe que atingiu a região, o terminal havia sido reconhecido pelo Ministério de Portos e Aeroportos como o melhor na sua categoria – de 5 a 10 milhões de passageiros. Nós, porto-alegrenses, mal podemos esperar para poder receber visitantes com o excelente serviço e acolhida! Tu já reservou tua passagem?!