Impossível tu passar pelo Mercado Público, na calçada da Borges de Medeiros, e não sentir aquele cheirinho de café. É como um abraço acolhedor na alma. E eles não brincam em serviço quando o assunto é qualidade! O Café do Mercado foi fundado por dois irmãos, inspirados por uma viagem à Califórnia que fizeram no fim dos anos 1990. Na época, acontecia um movimento de mudança na visão e conceito da bebida. Deixando de ser apenas cafeína, para manter os trabalhadores acordados ou para aquecer, e passando a ser relacionado à gastronomia, realmente apreciado.
O ambiente é raiz, o café, gourmet!
Quase trinta anos de café moído na hora, com torrefação própria. Os grãos são divididos em categorias e também pelos lugares de origem. Sentar no balcão sem pressa e ver o movimento passar é poético. Um passeio pelo Mercado Público mais antigo do Brasil é uma viagem pela cultura e história de Porto Alegre. Do expresso encorpado à maciez de um cappuccino, cada xícara é um mergulho de sabor e mil possibilidades para os amantes de café. Da pequena banca F, onde é possível comprar os cafés moídos na hora, e um expresso para viagem a uma pequena cafeteria, onde a experiência é completa. Com lanches que não ficam para trás, croissants crocantes, deliciosas cheesecakes, ao certeiro pão de queijo.
Da capital gaúcha para o mundo
Não demorou muito para a qualidade do Café do Mercado ser percebida e ganhar a cidade, com inúmeros estabelecimentos que também servem os grãos e aos supermercados, tornando a marca cada vez mais acessível. Mas não parou por aí, hoje, os grãos de café produzidos em Porto Alegre são exportados para outros países, como Chile e Uruguai.