A fama mundial sobre a qualidade do churrasco gaúcho é verdadeira. E essa é uma opinião isenta (só que não). Tudo bem, devemos admitir que somos um pouco suspeitos, mas a verdade é que o churrasco faz parte da história e da cultura do Rio Grande do Sul. E Porto Alegre, como a capital do Estado, se torna, sim, uma referência quando o assunto é comer um assado de qualidade. O título de “Capital Mundial do Churrasco” vem de um movimento conjunto da Prefeitura com a iniciativa privada, promovendo o turismo de gastronomia a partir dessa refeição que faz parte do dia a dia dos porto-alegrenses. Vocês têm noção de que somos a cidade com o maior número de churrasqueiras por habitante?!
Espeto corrido
Nosso churrasco é feito no espeto e isso faz com que carnes mais gordurosas e com osso fiquem especialmente maravilhosas, além de viabilizar o “espeto corrido” – um jeito único de servir o assado. Funciona assim: a peça sai direto da churrasqueira para as mesas. O garçom usa um prato de apoio e vai circulando, cortando pedaços da carne direto do espeto. Quem prefere bem passada, pega uma “lasquinha”, quem gosta de mal passada, um pedaço mais grosso. É uma espécie de rodízio, onde são oferecidos diferentes tipos de carne, como picanha, maminha, vazio (que é a forma como chamamos a fraldinha – já anota a dica) e costela. Mas também tem opções como coração de galinha, linguiça, salsichão e um bom pãozinho com alho. As saladas costumam completar o cardápio.
Para todos os gostos e bolsos
Porto Alegre tem mais de 100 churrascarias em funcionamento. Uma para cada tipo de momento e público. Se a pedida é algo mais acessível, tu tens que conhecer a Giovanaz ou a Princesa Isabel. São estabelecimentos mais simples, mas com muitas variedades e atendimento de qualidade. O custo benefício é tão bom, que os clientes que fazem fila nas portas parecem não se importar com um detalhe: só aceitam pagamento em dinheiro. Elas estão localizadas na região central da cidade. Para quem busca um lugar mais elegante, uma experiência mais sofisticada e com carnes mais premium, a alternativa são restaurantes como Na Brasa e Freio de Ouro. Todos esses oferecem o espeto corrido. Mas… é impossível falar de churrascaria, sem mencionar o Barranco e o Komka – onde as refeições são servidas a la carte, o ponto quem define é o cliente. No primeiro, a experiência perfeita é em um dia sem chuva, almoçar ou jantar embaixo das árvores com um delicioso chopp gelado. No segundo, dividir o sabor do churrasco com o do galeto.