Dizem que a rivalidade entre Boca Juniors e River Plate e Real Madrid e Barcelona é fichinha perto de Grêmio e Internacional. O GreNal é praticamente um campeonato à parte por aqui, já que são os únicos dois clubes da elite do futebol na cidade. Tanto, que Porto Alegre tem algumas características peculiares, baseadas exatamente nos dois times. Por exemplo, as cores dos ônibus. Os coletivos vermelhos têm rotas na zona sul, que é a região onde fica o estádio do Inter. E os azuis fazem trajetos na zona norte, onde fica a casa do Grêmio. Outra menção aos clubes ocorre nas luzes instaladas no trecho 1 da Orla, onde fica a Usina do Gasômetro. A lógica é a mesma dos ônibus: a iluminação na direção dos colorados é vermelha, e na dos gremistas é azul.
Arena do Grêmio
Não importa a forma como tu chegaste em Porto Alegre, certamente a Arena do Grêmio passou pelo teu campo de visão. Além de toda imponência da construção, ela fica bem próxima da entrada da cidade e é possível ser vista por quem chega pelas rodovias, pelo trem, ou de avião – já que também fica perto do aeroporto. Além de receber os jogos do Grêmio, oferece programações para quem quer conhecer o estádio e a história do clube, como a Arena Tour, o Museu do Grêmio e o Book Fotográfico em espaços como vestiário, sala e cabine de imprensa, zona mista, cadeiras e arquibancadas, além da beira do gramado. Outra atração é a estátua do ídolo gremista, autor do gol do título mundial e atual técnico do time, Renato Gaúcho.
Gigante da Beira-rio
Oficialmente a casa do Internacional tem outro nome, é o Estádio José Pinheiro Borda. Porém, é muito mais conhecido como Gigante da Beira-Rio, ou apenas Beira-Rio, em razão da localização à beira do Guaíba (e a um equívoco, por acharem que o nosso maravilhoso lago era um rio!). É possível vê-lo de vários pontos da orla, o que o torna parte deste cartão postal da cidade. Inaugurado em 1969, ele passou por reformas para a Copa do Mundo de 2014. Quem quer conhecer história e conquistas do clube, pode passear no Museu do Inter. Para explorar mais a atmosfera do estádio, têm a Visita Colorada, que dura uma hora e no roteiro inclui: Museu, vestiário do time visitante, sala de imprensa e beira do gramado. Agora, se o tempo é curto, a Visita Express contempla o Museu e o campo, com duração de 30 minutos. Na área externa, o estádio também conta com lojas e bares temáticos abertos ao público, além de uma estátua do atacante Fernandão, que foi capitão do time nos títulos da Libertadores e do Mundial, em 2006, e morreu em um acidente aéreo, oito anos depois.
Terra das copas
Porto Alegre foi sede das duas Copas do Mundo realizadas no Brasil. Em ambas ocasiões, o Estádio escolhido pela FIFA foi o do Internacional: Eucaliptos, em 1950, e Beira-Rio, em 2014. Já a casa do Grêmio foi palco da Copa América e de uma partida oficial das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Ambos estádios já receberam a Seleção Brasileira. E um detalhe é que, quando tem jogo da Argentina ou do Uruguai, em qualquer um dos dois campos, a cidade fica tomada pelos hermanos dos países vizinhos que tomam conta da cidade com sua alegria e paixão pelo futebol.