Seis meses após ser invadida pela enchente, a Praça da Alfândega é tomada por uma imagem completamente diferente. Em vez de água, livros, cores e pessoas, celebrando que “O tempo passeia por aqui”. Este é o tema da 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que, em 2024, acontece com um gostinho especial, de superação. Ela também representa uma oportunidade de recuperação para o setor livreiro, que foi duramente afetado pela catástrofe. Mais de 24 empresas, entre livrarias, editoras, bibliotecas e distribuidoras, tiveram danos materiais e perda de estoque. Muitos estabelecimentos tiveram que interromper as operações por um longo período e veem na feira uma esperança.
Considerado um dos maiores eventos literários a céu aberto da América Latina, recebe os visitantes com 72 bancas, mais de mil atividades culturais e a participação de mais de dois mil escritores. Cerca de 1,5 milhão de pessoas devem passar pela Feira, que ocorre de 1º a 20 de novembro de 2024.
Atrações espalhadas pelo Centro Histórico
As atividades acontecem das 10h às 20h na Praça da Alfândega e alguns prédios do Centro Histórico, como o Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1.223), a Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), Clube do Comércio (R. dos Andradas, 1085 – 3° Andar) e a Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190). Um dos destaques na praça é a Aldeia das Histórias Sulgás (em frente ao Memorial do RS). No cenário, uma frase que mostra o compromisso da empresa com o futuro da nossa capital e do nosso estado: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. No local, grupos de contação de histórias envolvem as crianças em narrativas fantásticas e curiosas. O mais bacana é que tudo é feito de forma muito simples, incentivando a criatividade e a participação dos guris e das gurias. É possível, também, testemunhar encontros geracionais emocionantes. Acesse a programação completa aqui.