Na extensão mais urbana de Porto Alegre, o Guaíba não tem áreas próprias para banho. Por isso, muita gente pode se surpreender ao rumar para o Extremo-Sul da cidade e descobrir que temos praias de água doce, em plena capital. Tudo isso tu encontra no Lami a menos de 50 minutos do Centro Histórico. Um passeio que rende um belo refresco e muitas fotos lindas de um Guaíba bem diferente do que conhecemos na região central, como a Orla do Gasômetro e o Pontal.

Praias balneáveis
Lá nos anos 1970, o bairro Lami era povoado quase só por pescadores. Ao longo do tempo, mais e mais portoalegrenses escolheram a região do Extremo-Sul para morar devido à possibilidade de contato com o verde das matas e à tranquilidade. A vibe do local é tão boa que é capaz de tu assistir famílias de macacos bugios cruzando as avenidas em passarelas elevadas feitas para manter os bichanos em segurança. Para quem procura um refúgio temporário em dias de verão escaldante, há pontos próprios para banho no bairro Lami, e tu pode acessar o site do DMAE, que é o Departamento Municipal de Água e Esgoto, para saber quais são. Também na zona rural da cidade, o bairro Belém Novo tem trechos balneáveis.

Infraestrutura
Além de curtir a água do Guaíba com a segurança de bombeiros salva-vidas, a praia do Lami oferece uma academia ao ar livre e um playground que ficam na Av. Beira Rio. Para quem não dispensa um “churras”, a prefeitura mantém 50 churrasqueiras pertinho da água com direito a mesas e cadeiras em diversos pontos. Há também quatro banheiros que funcionam até às 20h e chuveiros públicos à disposição de quem precisar. O comércio local é feito de pequenos estabelecimentos que oferecem lanches e bebidas. Tudo bem simples e feito sem pressa, como se tu fosse teletransportado para o interior do estado.

Como chegar
Na temporada de verão de 2024, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ativou quatro linhas de transporte coletivo na região. As tabelas horárias estão disponíveis no site da EPTC. Para quem vai de carro, os pontos de referência são a rua Luiz Vieira Bernardes e Avenida Beira-Rio nas proximidades do número 510. Quem ama um passeio de bike está convidado a esticar o trajeto até o Lami e ganhar uma baita vista do Guaíba como prêmio ao final da pedalada.






