Simplesmente diferenciado. O Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS é muito mais do que uma área de exposição de itens. É um lugar onde o visitante aprende e interage. Coloca a mão na massa, testa, faz parte da experiência de funcionamento, assiste à mágica acontecer. Com a diferença de que… não é magia, é ciência! O atrativo de maior sucesso, sem dúvidas, é o giroscópio. O equipamento foi desenvolvido pela NASA, para simular os movimentos no espaço. Então, a criançada adora subir e ficar rodando, girando… São mais de 500 experiências dividas pelas áreas da ciência. Logo ao entrar, tu vais te deparar com um gigantesco esqueleto de baleia de 15 metros de comprimento. A ossada é original, de um animal que foi encontrado morto no litoral gaúcho. E todo mundo ama testar a eletrostática e ver os cabelos arrepiados!
Na Era dos Dinossauros (ou antes)
Fósseis e réplicas de fósseis de animais da era dos dinossauros, ou até anterior, nos levam a entender como era o planeta antes dos seres humanos. Que o mais famoso de todos é o tiranossauro, tu já deves saber, mas essa espécie vivia na América do Norte. No Sul, o carnotauro era o predador mais temido e uma réplica dele, em tamanho está exposta. Mas pode ser que tu dê sorte e encontre um caminhando pelo museu – isso acontece em média duas vezes por dia. Após a extinção do animais pré-históricos, surge a raça humana. Um fato interessante é que o Rio Grande do Sul entrou até no Livro dos Recordes – o Guiness Book – por ser o local onde habitaram os dinossauros mais antigos do mundo. E no Museu, tem até alguns fósseis de bichos que viveram antes mesmo deles! UAU!
Para gostar de física, biologia, astronomia…
Os experimentos de física são um sucesso a parte, porque trazem para o campo prático o que guris e gurias aprendem na teoria, dentro da sala de aula. Entre os mais divertidos, estão: a harpa sem cordas, que toca por raio lazer, o globo de plasma e o elevador à vácuo – onde tu controlas as subidas e as descidas, ao tapar a passagem de ar em uma espécie de cano. A evolução dos seres vivos – dos mais simples aos mais complexos – traz detalhes e curiosidade sobre todas as espécies, além de ensinar sobre o corpo humano. E aqui a expressão “força do pensamento” nunca fez tanto sentido: o Experimento Zen é um jogo que mede ondas cerebrais. O desafio é se manter sereno, concentrado, para movimentar a bolinha em direção ao oponente, através das ondas cerebrais. E para se sentir em uma viagem pelos planetas da Via Láctea, tu podes entrar em cabines com simuladores de ruído e gravidade, além de poder ter uma ideia de como é o solo em Marte, Júpiter e outros.
Mundo da criança
Guris e gurias de todas as idades vão se encantar no Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. Mas claro que os menores ainda não entendem certas coisas. Por isso, tem um espaço pensado só para quem tem de 3 a 6 anos. O local tem uma pegada mais lúdica e parece um playground. Mas não é porque são menores que não vão ter experiências diferentes. Entre os experimentos, têm truques de mágica, ilusão de ótica, a maquete de uma usina hidrelétrica e QR Codes que fazem com que os pequenos tirem fotos do ladinho de dinossauros!