Nos cartões postais de Porto Alegre espalhados pelo mundo, tu podes ter uma certeza: lá, estará uma foto da Usina do Gasômetro, com a grandiosa chaminé de quase 120m de altura, à beira do Guaíba. O prédio, construído no fim da década de 1920, se tornou um dos símbolos arquitetônicos da Capital Gaúcha e serviu para gerar energia para a cidade até 1974. Mais tarde, virou um Centro Cultural, que hoje está fechado, mas vai reabrir as portas ao público em maio, na Noite dos Museus. Além do prédio que tanto simboliza a nossa cidade, o passeio na Orla do Gasômetro tem ainda mais atrativos.
Feito para admirar o rio e o pôr do sol
A Orla Moacyr Scliar recebeu este nome em homenagem ao escritor porto-alegrense e foi projetada pelo arquiteto Jaime Lerner. Toda a sua estrutura foi pensada para oferecer às pessoas a melhor experiência para contemplar o fim de tarde (talvez a gente já tenha mencionado que é o pôr do sol mais bonito do mundo?), com arquibancadas e bancos virados para o lago, uma passarela sobre o Guaíba e um mirante que rende selfies ótimas. A gente, que mora aqui, adora pegar uma canga ou cadeiras de praia, preparar o chimas (apelido carinhoso de chimarrão – talvez tu percebas que a gente gosta de diminuir algumas palavras!) e aproveitar algumas horas de relax por ali. O trecho conta também com quatro bares e um restaurante panorâmico. Ou seja, é para curtir a orla da manhã à noite – com um detalhe: depois do pôr do sol, é possível ver luzes de led instaladas no chão, que dão a sensação de que as estrelas estão nos nossos pés.
No finde a Orla cresce
Nos finais de semana e feriados, a Av. Edvaldo Pereira Paiva, conhecida popularmente como Beira-Rio, é fechada no sentido centro – zona sul, e a via se torna uma espécie de extensão da orla, onde as pessoas aproveitam para andar de bicicleta, patins, skate, praticar corrida ou caminhada. Claro que a maioria dos turistas não traz a bike na mala, então tu pode alugar uma, ou até aproveitar que no finde é oferecido um serviço de quadriciclo – que as crianças amam. Carrinhos de lanche e foodtrucks completam as opções para aproveitar ao máximo o lugar.