“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça…” Não! Para, para! Não é dessa praia que vamos falar, nem da Garota de Ipanema. Aliás, aqui só tem gurias e guris de Ipanema e a proposta é bem diferente da homônima famosa, que fica no Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, a praia de Ipanema é um trecho da orla do Guaíba de quase dois quilômetros, que fica no bairro de mesmo nome. Com uma faixa de areia e calçadão, ela é imprópria para o banho mas é um espaço onde podemos aproveitar a brisa do lago, caminhar no calçadão, colocar o pé na areia, brincar com as crianças (inclusive tem uma pracinha), sentar no banco livre ao lado dos namorados de mosaico, da artista Maria Tomaselli, prestar uma homenagem no Monumento à Mãe Oxum e, claro, curtir um pôr do sol privilegiado (bem mais lindo do que o carioca, na nossa humilde opinião). É um passeio mais “raiz” na beira do Guaíba, já que não oferece toda a estrutura que outros trechos têm (de banheiros, quadras esportivas, restaurantes e etc).
Bares e restaurantes
Apesar de não ter estabelecimentos comerciais bem na beira do rio, tu podes encontrar alguns bares e restaurantes atravessando a Av. Guaíba e caminhando alguns passos. La Cittadella Ristorante tem comida italiana, mediterrânea e pizza. Atmosfera de Ipanema é o lugar para comer frutos do mar e tomar um chopinho. No inverno, a lareira acesa e as cadeiras forradas com pelego deixam muito acolhedor. BatBat Restaurante tem opções a la carte e petiscos – com destaque para a feijoada. A Cantina do Toco é um restaurante familiar, que fica na Rua Ladislau Neto, que é perpendicular. A decoração é rústica e os pratos têm inspiração italiana.

Sensação de estar no litoral
Quando a Zona Sul de Porto Alegre ainda não era tão habitada, no século passado e antes, o bairro Ipanema era um destino de férias dos moradores da área central e norte da Capital Gaúcha. Com o tempo, a cidade foi se desenvolvendo e, naturalmente, a região foi se tornando mais residencial. Atualmente, o local é dominado por casas, mas também tem prédios – que respeitam o limite do plano diretor, com poucos andares. E é por isso, que o trecho tem um ar de cidadezinha do litoral que a gente adora.
