Bares e ruas da Capital das Microcervejarias se pintam de verde para celebrar o padroeiro da Irlanda e tomar cerveja.
Bem-vindos ao St. Patrick’s Day em Porto Alegre! É aquela época do ano em que todos viram um pouquinho irlandeses, mesmo estando longe do país dos trevos. A Capital das Microcervejarias comemora a festa como se fosse brasileira, ou melhor, porto-alegrense. Em diversos bares espalhados pela cidade, os 50 tons de verde se espalham pelas roupas, chapéus e até pela cerveja ou chope. Mas antes de fazer um brinde, tu topa viajar um pouco pela história desta festa que é, atualmente, o maior e mais festejado feriado da Irlanda?
Tudo começou na Irlanda…
Reza a lenda que tudo começou com um cara chamado Patrick, ou São Patrício, que foi capturado por piratas irlandeses e ficou por anos preso. Quando conseguiu fugir e se libertar, voltou à Irlanda e se interessou pelo cristianismo, foi missionário por quase trinta anos, virando depois um padroeiro do país. A festa, dia 17 de março, é uma homenagem à data de sua morte. E tu sabe porque a cor verde? A Irlanda é chamada de Ilha da Esmeralda, por conta das suas paisagens e visuais com infinitas tonalidades de verde. Junta o trevo que também faz parte do folclore irlandês e temos uma comemoração total verde em várias partes do mundo.
Porto Alegre toda verde
Tu tem dúvidas que a Capital das Microcervejarias ia ficar de fora dessa? Nos dias 16 e 17 de março, os bares e cervejarias de Porto Alegre, especialmente do Quarto Distrito, pegam emprestada essa festa irlandesa, e transformam a capital numa mistura divertida que já virou ‘’tradição’’ gaúcha. É o dia em que a sorte é celebrada, as lendas ganham vida, e até mesmo os leprechauns (os duendes irlandeses) saem de seus esconderijos para espalhar risos e travessuras. A antiga região industrial de Porto Alegre realiza uma festa a céu aberto, em uma grande união de diferentes estabelecimentos, capitaneado pelo Quarto POA e cervejarias se juntam em uma grande celebração, que se estende pelas ruas, com shows,estrutura gastronômica e, claro, muuuuita cerveja. Mas a comemoração se espalha pela cidade, em bares da zona norte e até mesmo no Centro Histórico, onde a festa fica por conta do Multipalco do épico Theatro São Pedro.
Não importa se tu está segurando uma caneca de chopp ou um chimarrão, o importante é brindar e celebrar a sorte em grande estilo. Gaúchos e irlandeses concordam: brindar é uma tradição que merece ser compartilhada.