Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
janeiro, 2024

Vila Flores: história, cultura e empreendedorismo

O complexo arquitetônico, histórico e colaborativo no bairro Floresta reúne arte, inovação, diferentes empreendimentos e um lindo pátio para aproveitar
Compartilhe:
Atualizado em 16/04/2024

Ali no 4º Distrito, na Rua São Carlos esquina com a Rua Hoffmann, no bairro Floresta, existe um lugar que reúne história, arte, empreendedorismo, cultura e inovação. É o Vila Flores! Só de chegar no local tu já te encanta com o complexo encantador que abriga uma comunidade criativa com mais 40 iniciativas de diferentes setores. Mas antes de entrar no prédio, aproveita o pátio, que, emoldurado pela estrutura quase centenária, fica ainda mais bonito. Nele são realizadas atividades socioculturais, mas quando elas não ocorrem, tu pode curtir tomando um chimas (eis um apelido para chimarrão), lendo um bom livro ou apenas contemplando o cenário. Ao entrar no edifício, tu vai te perder com tantas opções de ambientes onde são realizadas diferentes atividades. E se tu está procurando salas para trabalhar, fazer eventos ou reuniões, ali tu encontra com certeza.

Foto: Ricardo Ara

História

O conjunto composto por três edifícios foi construído entre os anos 1925 e 1928 pelo engenheiro e arquiteto José Franz Seraph Lutzenberger e está no Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Bairro Floresta. Ele está na antiga região industrial na várzea do Guaíba. Com uma variedade de tamanhos nas unidades, pensadas para uso misto, e os espaços comuns, o projeto já idealizava essa zona compartilhada, aberta e propositiva à colaboração. E é com essa intenção que a comunidade Vila Flores existe desde 2011. A partir de 2014, a Associação Cultural Vila Flores começou a organizar uma programação cultural, como feiras e apresentações, e se tornou responsável pela articulação junto ao poder público.

Foto: Ricardo Ara

Os “vileiros”

Tudo no Vila é grandioso! Prédios e área externa ocupam um terreno de 1.415 m². Muitos e múltiplos são os empreendedores que o utilizam. Ao todo, são mais de 100 “vileiros”, como carinhosamente são chamados. Há, por exemplo, centro de yoga, estúdio musical, ateliês de artistas e designers, produtora de conteúdo e de marketing, estúdio de fotografia, escritório de arquitetura, produtora de desenhos animados, escola de capoeira. Quer reviver os jogos de tabuleiros? Pois ali tem uma biblioteca onde tu pode locar os teus preferidos. E se tu tem tecido parado em casa e não sabe o que fazer, leva ali no Banco de Tecidos, que eles viram moedas de troca. Para repor as energias, ou mesmo trabalhar em um ambiente aconchegante, tem também um café perfeito. Para as crianças, existe a Aldeinha – um coletivo de famílias que objetiva cuidar, educar e criar, em conjunto, filhos e filhas.

Foto: Ricardo Ara

Pátio e eventos

Se o interior dos edifícios apaixona, o pátio não fica para trás. São 425m² que servem de palco para eventos, mas também de cenário para ensaios fotográficos. Eventos são normalmente realizados aí. Se tu curte um vinhozinho, não pode perder a Vinho Vila Flores, feira de vinhos naturais e autorais com os melhores vinhateiros gaúchos. Hummm… Ainda dá para experimentar alguns rótulos especiais com degustação livre! E na pegada da alimentação mais nutritiva e sustentável, todas as quartas-feiras tem a Feira Orgânica do Lutz, com delícias e conhecimentos sobre a agricultura familiar, a produção local e a economia circular. Tu pode comprar hortaliças da estação, frutas, pães de fermentação natural, ovos, mel, cogumelos, conservas, temperos, pastas e geleias. Ah, e não deixe de levar o teu amigão, pois o Vila é petfriendly.

Foto: Ricardo Ara
Serviço
Vila Flores

Rua São Carlos, número 759, bairro Floresta, CEP 90220-120

Horário de funcionamento

Ter
11:00 – 20:00
Qua
11:00 – 20:00
Qui
11:00 – 20:00
Sex
11:00 – 20:00
Sáb
11:00 – 20:00

Outros artigos relacionados

Artigo
A antiga região industrial da cidade passou anos abandonada e foi revitalizada em um projeto baseado em experiências de inovação internacionais
Artigo
Com atuação em Indústria Criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciências da Vida, e Energia e Meio Ambiente, o TecnoPuc é sinônimo de inovação.
Artigo
O evento de origem espanhola demonstra o potencial inovador de Porto Alegre. Tecnologia e conhecimento se encontram em março, na beira do Guaíba

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa