Porto Alegre recebe a 2ª Mostra Tuco-tuco de Videoarte no dia 24 de outubro, sexta-feira, reunindo exibições e roda de conversa. As sessões ocorrem em dois horários: às 18h, acessível em Libras, LSE e audiodescrição, e às 20h, na Sala Redenção, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre as exibições, às 19h15min, o público poderá participar de uma conversa sobre as produções e o processo criativo, promovendo o diálogo direto com os realizadores e os artistas, além de rodas de conversa (com intérprete de Libras presencial).
Foram 96 inscrições, 55 na categoria experimental e 41 na categoria profissional; as inscrições foram de artistas e coletivos residentes em 14 diferentes cidades do estado: Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Montenegro, Alvorada, Rio Grande, Farroupilha, Sapucaia, Charqueadas, Canoas, Santa Cruz, Bento Gonçalves e Imbé.
O projeto busca fomentar a produção videográfica no RS e valorizar a diversidade de linguagens e trajetórias. Para ampliar a circulação, metade das vagas foi destinada a artistas de fora da capital, e o edital visou pontuação extra para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negras, indígenas, quilombolas, ciganas e pessoas com deficiência.
A mostra tem entrada franca. Os ingressos para cada sessão devem ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla e estarão disponíveis a partir do dia anterior a cada exibição. O ingresso para as sessões também dá direito à participação na roda de conversa.
A mostra não é recomendada para menores de 16 anos sem acompanhamento de responsável legal. A retirada de ingressos na hora (via Sympla) estará sujeita à lotação do espaço.
Mais informações podem ser encontradas no perfil do instagram do projeto: @tucotucovideoarters e também por contato via email: tucotucovideoarters@gmail.com.
O projeto é idealizado pelo Coletivo UN e viabilizado com recursos do Edital Sedac/PNAB-RS nº 27/2024 – Artes Visuais. Com apoio de: Fluência Casa Hip Hop; Sala de Cinema Ulysses Geremia; Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho; Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul; Associação Vacariense Atelier Livre; Assimetria – Festival de Cinema Universitário; Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART) da Universidade Federal de Santa Maria; Cineclube da Boca; Universidade Federal de Santa Maria; Umbúntu Alvorada; Sala Redenção; Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.
Créditos: Sala de Cinema Ulysses Geremia/Caxias do Sul.
Foto: Mona Carvalho.
SERVIÇO:
Exibição Porto Alegre
Quando: 24/10/2025
Onde: Sala Redenção – UFRGS
(Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha)
Mostra 1 (acessível em Libras, LSE e audiodescrição): 18h
Debate/conversa: 19h15min
Mostra 2 (sem acessibilidade): 20h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/2-mostra-tuco-tuco-de-videoarte-rs-porto-alegre/3128740