PT-BR
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
  • Exposição de Arte

35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível – Itinerância Porto Alegre

30 de novembro de 2024 a 09 de março de 2025

14:00

Gratuito

Organizado por Fundação Iberê Camargo

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 11/12/2024

Sobre o evento

Coreografias do impossível reúne um conjunto de práticas artísticas, movimentos culturais e sociais que desafiam o impossível em variadas e incalculáveis formas. Referem‐se a modos de expressão que lidam com a violência total, a impossibilidade da vida em liberdade plena e os limites da ideia de justiça. Assim como as suas linguagens, impactadas pelos desafios cotidianos dos tempos e contextos em que vivem, coreografam possibilidades estéticas e políticas nas quais se manifestam saberes e conhecimentos que se constroem, sobretudo, a partir da memória do corpo.

Elas são um convite a nos movermos por entre experiências que subvertem o conceito de uma história progressiva, linear e ocidental. Fundamentada em cosmologias e modelos de governança onde o tempo é concebido como uma espiral, sem a rigidez de estruturas e cronologias estabelecidas, esta Bienal se organiza sem categorias ou temas.

Aqui, encontramos uma coreografia de percursos e narrativas que privilegia o diálogo entre expressões artísticas a partir de uma teia de relações que se constrói, reflete e encontra ressonância em diferentes territórios impossíveis do globo. Elas contrariam a história, desenvolvem ferramentas, tecnologias e dispositivos, questionam sistemas de representação, especulam sobre o fim deste mundo e promovem exercícios de imaginação radical e de saberes insubmissos.

As coreografias do impossível também ganham forma a partir de um exercício conceitual que se reflete em nossa própria formação e prática curatoriais, um grupo horizontal, sem a hierarquia de um curador‐chefe ou a homogeneidade de um coletivo. Que rupturas, consensos e dissensos esses encontros podem criar? Para nós, essa pergunta tem um papel central: eles possibilitam a manifestação de coreografias inimagináveis frente a tempos impossíveis.

Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes, Manuel Borja‐Villel
coletivo curatorial

Conheça o organizador

Fundação Iberê Camargo

Redes sociais

Veja mais eventos

  • Cultural
  • Arte e Teatro
  • Arte e Teatro

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes