PT-BR
  • Arte e Teatro
  • Dança

De Gelo – Eduardo Severino Cia de Dança

17 a 19 de julho de 2025

20:00

Entradas / Ingressos

Confira aqui

Organizado por CHC / Ministério da Cultura - BRASIL Governo Federal

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 04/07/2025

Sobre o evento

Eduardo Severino Cia de Dança celebra seus 25 anos com o espetáculo De Gelo, um alerta para ritmo acelerado de derretimento de geleiras

A montagem estará no palco do CHC Santa Casa de 17 a 19 de julho, às 20h e foi contemplada no Edital de Incentivo à Novas Montagens CHC 2025

Entre as principais consequências do colapso das geleiras estão o risco de desabastecimento, o aumento de inundações e a elevação do nível do mar.De Gelo, espetáculo que comemora os 25 anos da Eduardo Severino Cia de Dança, ocorre de 17 a 19 de julho, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, sempre às 20h. No dia 17, após o espetáculo, a mestra em comunicação pesquisadora, pensadora e entusiasta de narrativas emergentes Luciana Bazanella conversa com o público sobre a desinformação climática, num bate-papo intitulado “Gelando em Palavras”. Eduardo Severino é um dos grandes nomes da dança no Sul do Brasil, consagrado em espetáculos premiados e participações em festivais pelo Brasil afora.

Em 2024, pelo terceiro ano consecutivo, todas as 19 regiões glaciais registraram perda líquida de massa, totalizando 450 bilhões de toneladas de gelo a menos. Cada milímetro expõe entre 200 mil e 300 mil pessoas a inundações anuais. Além de serem importantes para o abastecimento de água, as geleiras desempenham um papel essencial no equilíbrio térmico do planeta. Refletindo parte da radiação solar de volta ao espaço, o gelo ajuda a manter as temperaturas globais mais baixas. Com o derretimento acelerado, essa proteção natural se reduz, permitindo que mais calor fique retido na Terra e intensifique o aquecimento global. Novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) aponta que ritmo acelerado do degelo pode levar a uma reação em cadeia de impactos ao ecossistema e a comunidades de todo o mundo.

Imbuída de abordar esse assunto tão grave e refletir sobre conscientização e caminhos possíveis, a Eduardo Severino Cia de Dança criou este espetáculo que, a exemplo de outros, trata do aquecimento global. “Planetário” (2000), “Lixo, Lixo, Severino” (2002), Ykúà, o silenciar de um rio (2006), “Tempestade” (2009), “Linha de Convergência” (2010) e Manchas Urbanas (2014), já tratavam de temas como aquecimento global e algumas de suas consequências diretas, como a elevação do nível do mar, a partir do degelo das calotas polares, a perda de habitats e a urgência de ações para limitar futuros aumentos da temperatura o planeta. A partir da frase “homem como lobo do homem”, metáfora criada pelo filósofo inglês Thomas Hobbes (1588 –1679), o assunto começou a ecoar na mente dos criadores. “Como o urso polar fica indefeso diante do aquecimento global, resultado direto da ação do homem. E ainda, como lobo de si mesmo, quantas consequências drásticas isso acarreta para o próprio homem” reflete Eduardo Severino.

Oito bailarinos de diferentes vertentes do Espaço n – Coletivo Criativo de Artes Múltiplas representam, ao mesmo tempo, o homem, o urso, o pinguim, o gelo que derrete. “A ideia é que, ao longo do espetáculo, estas imagens ocupem todo o palco até ser possível vislumbrar uma imensa geleira, apresentando alterações sutis a partir dos efeitos das ações do homem na destruição do planeta”, destaca o coreógrafo, diretor e bailarino. Um dos cenários do espetáculo contará com mudas de árvores de espécies nativas, que, após a temporada, serão plantadas como compensação de carbono. 

Criada em 2000, a Eduardo Severino Cia de Dança tem em seu núcleo artístico Luciano Tavares e Mônica Dantas, Luka Ibarra na produção e criação de luz e, para este espetáculo, Driko Oliveira na direção artística do processo.

Ficha técnica

Direção: Eduardo Severino
Direção artística: Driko Oliveira
Intérprete-criador: Eduardo Severino

Elenco de apoio: Aléxia Chaves, Andi Goldenberg, Camila Wood, Luciana Bazanella, Luciano Benett, Du Pascal, Rafael Sky, Tami Melegari
Produção: Luka Ibarra / Lucida Desenvolvimento Cultural
Iluminação: Driko Oliveira
Trilha sonora e edição de vídeo: Sustain Produção
Fotografias: Nando Espinosa
Assessoria de Imprensa: Roberta Amaral

De Gelo – Eduardo Severino Cia de Dança
De 17 a 19 de julho, às 20h

CHC Santa Casa – Avenida Independência, 75 – Independência

Ingressos: R$25 a R$50

Antecipados na plataforma Sympla: sympla.com/chcsantacasa

*Bate-papo “Gelando em Palavras” com Luciana Bazanella
Dia 17 de julho, após o espetáculo

Sócia e co-fundadora da White Rabbit, Luciana é autora do livro “Reimaginação Radical: 5 lentes para vislumbrar os futuros que desejamos viver”. Ativista climática, nos últimos anos vem se aprofundando nas práticas decoloniais de pensamentos de futuros. 

Lei Rouanet / Ministério da Cultura 

Patrocinadores: Aché, Agrogen, Dorf Ketal e Grendene

Realização: CHC / Ministério da Cultura – BRASIL Governo Federal

Veja mais eventos

  • Show de música
  • Experiências de aprendizagem
  • Gratuitos
  • Cultural
  • Experiências de aprendizagem

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes