PT-BR
  • Arte e Teatro

{ENTRE} – espetáculo de circo, dança e vídeo

12 a 13 de setembro de 2025

Gratuito

Organizado por Pequenices: Arte e Educação

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 27/08/2025

Sobre o evento

Nos dias 12 e 13 de setembro, Fernanda Bertoncello Boff e Gabriel Martins, do Pequenices, convidam o povo a entrar no lúdico e no jogo da cena

{ENTRE} iniciou como uma pesquisa em vídeo, buscando forte diálogo com a linguagem do audiovisual, tendo sua estreia nas telinhas no difícil ano de 2020. Depois de passado o período de isolamento da COVID 19, a pesquisa se expandiu para os palcos, e a versão presencial teve sua estreia em 2023. Integrando a IX Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, dias 12 e 13 de setembro, a montagem do Pequenices, dirigida por Guadalupe Casal, com Fernanda Bertoncello Boff e Gabriel Martins, parte de uma pesquisa de movimento que brinca com as emergências do encontro entre corpos, objetos e diferentes linguagens artísticas. A palavra também joga com o verbo “entrar” e convida as crianças entrarem no jogo com os artistas em cena. Pensada para uma plateia de crianças e jovens, o espetáculo traz à tona questões que permeiam nossas relações com o mundo.

Com técnicas da acrobacia, do malabarismo e dos aéreos como suas principais fontes de repertório, {ENTRE} traz um diálogo com a dança contemporânea, com o audiovisual e com as brincadeiras da cultura infantil, sempre no intuito de gerar imagens, jogos e composições que surpreendam a plateia. Em cena, dois artistas permitem-se investigar as possibilidades desses encontros, se utilizando de jogos da infância, das pesquisas de movimento e da construção de imagens inusitadas. No palco, espaço de experimentações, tudo conspira para oferecer diferentes perspectivas aos espectadores, desde a contemplação, reflexão, diversão, passando pela virtuose do circo e a exploração do corpo que se diverte ao dançar.

O trabalho de elaboração do figurino, cenário e adereços foi acompanhado de perto pelos artistas circenses, a fim de enriquecer o processo audiovisual. A cenografia é constituída na centralidade da projeção, com trechos que conversam com as atuações em cena, além dos objetos que aparecem e desaparecem, como as bolas de malabarismo e os bambolês. A sonoplastia traz composições de André Paz, entre outras obras com referências dos jogos eletrônicos clássicos da década de 1990, incluindo tons mais contemplativos e líricos, que constroem diferentes atmosferas.

O grupo Pequenices surge em 2016 a partir do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. Tem em sua essência o comprometimento em dar voz às crianças e incentivar o protagonismo infantil em processos artísticos e pedagógicos. O que começou como um projeto de dança contemporânea para crianças expandiu-se em diálogo com outras linguagens, como o circo, o teatro e as manifestações da cultura popular, fortalecendo o olhar multidisciplinar sobre o corpo e a criação.

Fernanda Bertoncello Boff desenvolve seu trabalho artístico e pedagógico com dança e circo para as infâncias desde 2009.  É idealizadora e diretora do Pequenices: Arte e Educação, pelo qual recebeu os Prêmios Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e Açorianos de Dança 2018 – categoria Formação e Difusão. É organizadora do livro “Pequenices: dança, corpo e educação” e desenvolve os cursos de formação de professores “Criando Danças com Crianças” e “Educação Criadora: práticas corporais e ludopedagógicas” com Wagner Ferraz – Estudos do Corpo.

Gabriel Martins é artista circense com formação pela Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha -FUNARTE (2011/2012) e mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS (2025). Atua na intersecção entre circo, dança e audiovisual, tendo no malabarismo sua principal fonte de criação. Reconhece o circo como campo central de sua prática artística, compreendendo essa escolha como gesto político e identitário. Esteve em festivais no Brasil e teve sua atuação reconhecida com prêmios como o Açorianos de Dança (2015) e os Açorianos de Circo (2021 e 2022).

Foto Vinicius Fontoura

Ficha técnica

Concepção: Fernanda Bertoncello Boff

Criação e interpretação: Gabriel Martins e Fernanda Bertoncello Boff

Direção: Guadalupe Casal

Direção tecido aéreo: Ana Cláudia Bernarecki

Iluminação: Bruna Casali

Operação de luz: Ana Juk e Anne Plein

Operação de som: Vivian Azevedo

Operação projeções: Guilherme Cintrão

Trilha sonora: André Paz e Pesquisa coletiva

Direção de fotografia: Voltaire Barbiere

Produção: Fernanda Bertoncello Boff e Gabriel Martins

Comunicação digital: Gabriel Gonçalves, Jean Carlo Pires e Nó Cultural

Assessoria de Imprensa: Bebê Baumgarten

Montagem e sound design: Vini Fontoura

Finalização e FX: Natália Koren

Realização: Pequenices: Arte e Educação

Faixa etária indicativa: 5 aos 12 anos

Duração do espetáculo: 40min

{ENTRE} – espetáculo de circo, dança e vídeo

12 e 13 de setembro, às 15h

Horário: 15h

Teatro Glênio Peres – Av. Loureiro da Silva, n° 255

Entrada Gratuita

Distribuição dos convites nos dias 08 e 10 de setembro, na Seção de Memorial da Câmara Municipal, das 14h às 17h. Ou nos dias das apresentações, 30 minutos antes do espetáculo, quando houver disponibilidade

Pequenices: Arte e Educação

Site: https://www.pequenices.com/

Instagram: https://www.instagram.com/pequenicesarte

Parceria marketing digital – Rolezinho Cultural: https://www.instagram.com/rolezinho.rs

Veja mais eventos

  • Comida e Bebida
  • Feiras
  • Entretenimento
  • Arte e Teatro
  • Cultural
  • Entretenimento
  • Palestras & Conferências

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes