Nos dias 12 e 13 de setembro, Fernanda Bertoncello Boff e Gabriel Martins, do Pequenices, convidam o povo a entrar no lúdico e no jogo da cena
{ENTRE} iniciou como uma pesquisa em vídeo, buscando forte diálogo com a linguagem do audiovisual, tendo sua estreia nas telinhas no difícil ano de 2020. Depois de passado o período de isolamento da COVID 19, a pesquisa se expandiu para os palcos, e a versão presencial teve sua estreia em 2023. Integrando a IX Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, dias 12 e 13 de setembro, a montagem do Pequenices, dirigida por Guadalupe Casal, com Fernanda Bertoncello Boff e Gabriel Martins, parte de uma pesquisa de movimento que brinca com as emergências do encontro entre corpos, objetos e diferentes linguagens artísticas. A palavra também joga com o verbo “entrar” e convida as crianças entrarem no jogo com os artistas em cena. Pensada para uma plateia de crianças e jovens, o espetáculo traz à tona questões que permeiam nossas relações com o mundo.
Com técnicas da acrobacia, do malabarismo e dos aéreos como suas principais fontes de repertório, {ENTRE} traz um diálogo com a dança contemporânea, com o audiovisual e com as brincadeiras da cultura infantil, sempre no intuito de gerar imagens, jogos e composições que surpreendam a plateia. Em cena, dois artistas permitem-se investigar as possibilidades desses encontros, se utilizando de jogos da infância, das pesquisas de movimento e da construção de imagens inusitadas. No palco, espaço de experimentações, tudo conspira para oferecer diferentes perspectivas aos espectadores, desde a contemplação, reflexão, diversão, passando pela virtuose do circo e a exploração do corpo que se diverte ao dançar.
O trabalho de elaboração do figurino, cenário e adereços foi acompanhado de perto pelos artistas circenses, a fim de enriquecer o processo audiovisual. A cenografia é constituída na centralidade da projeção, com trechos que conversam com as atuações em cena, além dos objetos que aparecem e desaparecem, como as bolas de malabarismo e os bambolês. A sonoplastia traz composições de André Paz, entre outras obras com referências dos jogos eletrônicos clássicos da década de 1990, incluindo tons mais contemplativos e líricos, que constroem diferentes atmosferas.
O grupo Pequenices surge em 2016 a partir do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. Tem em sua essência o comprometimento em dar voz às crianças e incentivar o protagonismo infantil em processos artísticos e pedagógicos. O que começou como um projeto de dança contemporânea para crianças expandiu-se em diálogo com outras linguagens, como o circo, o teatro e as manifestações da cultura popular, fortalecendo o olhar multidisciplinar sobre o corpo e a criação.
Fernanda Bertoncello Boff desenvolve seu trabalho artístico e pedagógico com dança e circo para as infâncias desde 2009. É idealizadora e diretora do Pequenices: Arte e Educação, pelo qual recebeu os Prêmios Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e Açorianos de Dança 2018 – categoria Formação e Difusão. É organizadora do livro “Pequenices: dança, corpo e educação” e desenvolve os cursos de formação de professores “Criando Danças com Crianças” e “Educação Criadora: práticas corporais e ludopedagógicas” com Wagner Ferraz – Estudos do Corpo.
Gabriel Martins é artista circense com formação pela Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha -FUNARTE (2011/2012) e mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS (2025). Atua na intersecção entre circo, dança e audiovisual, tendo no malabarismo sua principal fonte de criação. Reconhece o circo como campo central de sua prática artística, compreendendo essa escolha como gesto político e identitário. Esteve em festivais no Brasil e teve sua atuação reconhecida com prêmios como o Açorianos de Dança (2015) e os Açorianos de Circo (2021 e 2022).
Foto Vinicius Fontoura
Ficha técnica
Concepção: Fernanda Bertoncello Boff
Criação e interpretação: Gabriel Martins e Fernanda Bertoncello Boff
Direção: Guadalupe Casal
Direção tecido aéreo: Ana Cláudia Bernarecki
Iluminação: Bruna Casali
Operação de luz: Ana Juk e Anne Plein
Operação de som: Vivian Azevedo
Operação projeções: Guilherme Cintrão
Trilha sonora: André Paz e Pesquisa coletiva
Direção de fotografia: Voltaire Barbiere
Produção: Fernanda Bertoncello Boff e Gabriel Martins
Comunicação digital: Gabriel Gonçalves, Jean Carlo Pires e Nó Cultural
Assessoria de Imprensa: Bebê Baumgarten
Montagem e sound design: Vini Fontoura
Finalização e FX: Natália Koren
Realização: Pequenices: Arte e Educação
Faixa etária indicativa: 5 aos 12 anos
Duração do espetáculo: 40min
{ENTRE} – espetáculo de circo, dança e vídeo
12 e 13 de setembro, às 15h
Horário: 15h
Teatro Glênio Peres – Av. Loureiro da Silva, n° 255
Entrada Gratuita
Distribuição dos convites nos dias 08 e 10 de setembro, na Seção de Memorial da Câmara Municipal, das 14h às 17h. Ou nos dias das apresentações, 30 minutos antes do espetáculo, quando houver disponibilidade
Pequenices: Arte e Educação
Site: https://www.pequenices.com/
Instagram: https://www.instagram.com/pequenicesarte
Parceria marketing digital – Rolezinho Cultural: https://www.instagram.com/rolezinho.rs