Contos infantis podem refletir diferentes ideários da nossa cultura, assim como podem expressar, em camadas de linguagem simbólica, comportamentos e visões de mundo. Para além de instrumentos pedagógicos e formas de entretenimento, também são expressões do desejo de transformação de nossa sociedade. A partir da análise dos contos As aventuras de Pinóquio (Carlo Collodi, 1883), Barbazul e A gata borralheira (Charles Perrault, 1697), o minicurso Era uma vez: contos infantis sob a ótica da psicanálise e da filosofia tem como objetivo pensar as relações possíveis entre a cultura do passado e a atualidade. Ao revisitar esses três contos infantis – em suas origens, transformações e ressignificações, discutiremos de que modo essas histórias e seus conteúdos se desdobram na cultura e se relacionam com nossas subjetividades.
Agenda do Curso:
Aula 1 – 10.7 – As aventuras de Pinóquio, Carlo Collodi, 1883.
A partir de As aventuras de Pinóquio é possível pensar o processo de formação humana, com seus conflitos e desafios, até sua abertura para o reconhecimento da alteridade. A versão original de Carlo Collodi também pode ser tomada como retrato de um contexto histórico e uma crítica da cultura moderna.
Aula 2 – 17.7 – Barbazul, Charles Perrault, 1697.
Nos domínios de uma cultura patriarcal, o ideário de felicidade depositado na instituição do casamento pode, por vezes, levar à sujeição da mulher. A partir do conto Barbazul, discutiremos como esse imaginário, ao prometer realização plena por meio da união conjugal, muitas vezes silencia subjetividades e legitima papéis sociais que negam o desejo e a autonomia.
Aula 3 – 24.7 – A gata borralheira, Charles Perrault, 1697.
A partir da análise e interpretação do conto A gata borralheira, vamos refletir sobre uma cultura que subjuga as mulheres e revela que, mesmo o homem, como depositário de um ideal patriarcal, é também vítima dele. Além de denunciar a violência contra o feminino, o conto pode invocar o importante exercício de sororidade, abrindo caminho para a construção de um mundo melhor.
Atividade aberta ao público geral, com vagas limitadas.
Sobre os Ministrantes:
KEYLLA JUNG é Psicóloga, especialista em psicoterapia psicanalítica e supervisão clínica. Também possui graduação em Filosofia. Trabalha com atendimento clínico, em seu consultório privado.
RAFAEL WERNER é Professor e Psicanalista. Possui doutorado, mestrado e graduação em Filosofia. É coordenador do Centro de Estudos em Filosofia e Humanidades (CEFIH) e da Associação Livre Psi (ALPSI). É membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Realiza atividade clínica, em seu consultório privado.
Ficou com alguma dúvida? Escreva para instituto.ling@institutoling.org.br