PT-BR
  • Cultural
  • Exposição de Arte
  • Gratuitos

Exposição “Entre Silêncios: Imagens da Guerra Farroupilha”

02 a 28 de setembro de 2025

Gratuito

Organizado por Theatro São Pedro

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 04/09/2025

Sobre o evento

Com realização da Secretaria da Cultura (Sedac), por meio da Fundação Teatro São Pedro e do Museu de História Julio de Castilhos (MHJC), a exposição “Entre Silêncios: Imagens da Guerra Farroupilha” estará instalada no foyer do Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre, de 2 a 28 de setembro. O evento tem a curadoria da historiadora Doris Couto. A mostra apresenta um conjunto de obras que confronta a narrativa oficial da Revolução Farroupilha com as vozes silenciadas dos Lanceiros Negros, propondo novas formas de olhar para um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Sul. A abertura da exposição ocorre na próxima terça-feira (2/9), às 18h, aberta ao público, com a presença da curadora. A visitação é gratuita e segue até o dia 28 de setembro, de terça a domingo, conforme o horário de funcionamento do Multipalco Eva Sopher, a partir das 12h.

A exposição reúne trabalhos de Guilherme Litran, Zé Darci e Gilmar Fraga, que, a partir de diferentes técnicas e épocas, evocam a Guerra Farroupilha sob perspectivas contrastantes e complementares. 

De um lado, a pintura “Carga de Cavalaria”, de Guilherme Litran, representa o heroísmo dos farrapos em estética clássica e composição equilibrada, reforçando o mito épico da Revolução Farroupilha que atravessou gerações por meio de símbolos e discursos oficiais. Em contraponto, a obra “Lanceiros Negros”, de Zé Darci, convoca o olhar para a dor, a resistência e o apagamento histórico. A pintura relembra o massacre de Porongos (1844), quando soldados negros escravizados e libertos, que haviam lutado ao lado dos farrapos, foram traídos e assassinados. Nesse gesto artístico, a arte se torna também política, abrindo espaço de visibilidade para os esquecidos da história. 

Parceria entre instituições

Segundo o presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, “com o fechamento do MHJC para reformas, aproveitamos o maravilhoso acervo da instituição para, com a curadoria de Doris Couto, marcar o transcurso da data maior da história do Rio Grande do Sul, trazendo uma reflexão crítica sobre o episódio. Esta parceria é tanto estética quanto histórica e permite ao visitante repensar os episódios do período entre 1835 e 1845”. Um fato curioso é que a obra de construção do prédio do Theatro São Pedro foi interrompida durante a guerra, sendo retomada apenas em 1850, com a conclusão apenas em 1858. 

Para a curadora Doris Couto, “a exposição é uma oportunidade de construir narrativas em dois tempos: séculos XIX e XXI, onde os personagens envolvidos mostram sua presença e força pelas mãos de artistas destas épocas, numa releitura histórica oportuna e necessária”. A esse diálogo soma-se a série de gravuras do artista Gilmar Fraga, que, com traços gráficos contemporâneos, ressignifica a memória dos Lanceiros Negros. As suas obras apresentam sujeitos históricos, dignos e resistentes, e não apenas como vítimas, estabelecendo pontes entre passado e presente. 

Ainda que compartilhem elementos visuais, como bandeiras, lanças e movimento, os artistas divergem radicalmente em sentidos e intenções: da exaltação heroica ao registro da dor, da narrativa oficial à memória silenciada. Esse confronto visual propõe ao visitante um exercício crítico — deslocando o olhar do centro glorificado para as margens ocultadas. 

Conforme a organização, “Entre Silêncios: Imagens da Guerra Farroupilha” propõe-se a ser mais do que uma exposição sobre a Guerra Farroupilha, mas também um convite à reflexão sobre como se escolhe narrar o passado e a quem se dá voz. 

Serviço: 

Exposição “Entre Silêncios: Imagens da Guerra Farroupilha”

Onde: Multipalco Eva Sopher (Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro Histórico, Porto Alegre) 

Quando: Lançamento dia 2 de setembro, às 18h

Visitação: De 2 a 28 de setembro, de terça a domingo, a partir das 12h

Entrada franca

Local

Foyer do Multipalco

Estacionamento

estacionamento tem entrada pela Rua Riachuelo, 1089, com elevador de acesso aos espaços.
Faça aqui a reserva de sua vaga e pague o valor único de R$ 25,00 durante os espetáculos.
Após a compra, o acesso será liberado por QR Code e também pela leitura da placa do veículo, permitindo entrada e saída com facilidade.

Classificação indicativa

Livre

Conheça o organizador

Theatro São Pedro

Redes sociais

Veja mais eventos

  • Comida e Bebida
  • Feiras
  • Entretenimento
  • Arte e Teatro
  • Cultural
  • Entretenimento
  • Palestras & Conferências

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes