PT-BR
  • Exposição de Arte

Exposição “Huachu”, de Guto Oliveira

13 July a 30 de setembro de 2025

Gratuito

Organizado por Rancho Tabacaray

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 17/07/2025

Sobre o evento

Rancho Tabacaray inaugura exposição “Huachu”, de Guto Oliveira, com foco na lida do campo e nas transformações do Pampa

A mostra convida o público a refletir sobre a importância de preservar tanto o bioma quanto a cultura que são partes essenciais da identidade do sul do Brasil

O Rancho Tabacaray, referência na preservação da cultura gaúcha na zona sul de Porto Alegre, abriu neste domingo, 13 de julho, a exposição “Huachu”, do fotógrafo documental Guto Oliveira. A mostra propõe um mergulho sensível e crítico ao Pampa, bioma singular do sul do Brasil que, apesar de sua rica biodiversidade e relevância ecológica, segue entre os mais ameaçados e negligenciados do país.

Resultado de três anos de imersão e pesquisa fotográfica, a exposição revela paisagens campestres de rara beleza e valor ambiental — com destaque para o solo que abriga o aquífero Guarani e uma impressionante variedade de espécies vegetais, com até 57 por metro quadrado. Ainda assim, menos de 3% do território está protegido. O avanço da agricultura extensiva, da silvicultura, das pastagens exóticas e da mineração impõe um ritmo acelerado de degradação.

Além do alerta ambiental, “Huachu” lança luz sobre as mudanças culturais que acompanham essa transformação. O gaúcho, figura moldada pela lida na campanha e herdeiro de tradições indígenas e ibéricas, vê sua cultura ancestral ameaçada pelo afastamento das novas gerações. Existe uma ruptura na transmissão de saberes e modos de vida e o trabalho do artista é um gesto de reconexão com a terra dos seus antepassados. A mostra reúne 15 fotografias e reafirma o papel do Rancho Tabacaray como espaço de resistência cultural e agora também de expressão artística.

Sobre a exposição

HUACHU é um projeto fotográfico documental de longo prazo que retrata as transformações socioambientais do Pampa, abordando tanto os impactos ambientais quanto a erosão da cultura regional. Por meio de uma linguagem visual poética e contundente, Guto Oliveira propõe um chamado à preservação do bioma e de sua identidade histórica.

Sobre o artista

Guto Oliveira, 46 anos, natural de Novo Hamburgo (RS), é fotógrafo documental com foco na relação entre ser humano e natureza. Seu trabalho busca inspirar reflexões e ações por um futuro mais sustentável. Integra os coletivos Everyday BrasilObservadores Urbanos e Moments Collective, e tem obras representadas por galerias de arte.

Serviço

📍 Exposição “Huachu”, de Guto Oliveira
📅 De 13 de julho a 30 de setembro
📌 Rancho Tabacaray – Av. Vicente Monteggia, 2770 – Vila Nova, Porto Alegre – RS
📷 Entrada gratuita para clientes e visitantes, conforme programação da casa

Veja mais eventos

  • Arte e Teatro
  • Concerto
  • Arte e Teatro

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes