Multiartista e arquiteto consagrado com mais de cinco décadas de trajetória, Guto Lacaz inaugura a exposição mezo-móbile: síntese do sublime e misterioso na próxima terça-feira, dia 4 de novembro, no Instituto Ling, em Porto Alegre. Na mostra, concebida especialmente para dialogar com o espaço expositivo e com os visitantes do centro cultural, o paulista apresenta uma instalação inédita que permite a participação de pequenos grupos, criando momentos de proximidade entre desconhecidos que se encontram literalmente dentro da obra, enquanto ela respira ao seu redor.
A abertura da exibição será às 19h e contará com um bate-papo entre o artista e sua filha, Nina Lacaz – convidada especial que atua no campo das artes com foco em pesquisa, curadoria e mercado. Após a conversa, haverá uma performance musical do violoncelista da OSPA Rafael Sobrinho, que apresentará uma composição especial a convite de Guto Lacaz. A entrada é gratuita, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br.
Reconhecido por transformar objetos do cotidiano ao subverter suas funções usuais, estéticas ou arquitetônicas, Lacaz também se destaca por suas instalações, performances e intervenções urbanas. Para a galeria do Instituto Ling, o artista criou uma enorme placa de isopor que sobe e desce graças a roldanas, produzindo um movimento hipnótico que evoca um pulmão gigante em atividade.
“Mezo-móbile é, simultaneamente, irônico, democrático, sensível, impactante, tecnológico e cômico. Não há excessos, ornamentos ou efeitos gratuitos, apenas o movimento essencial que faz uma sala inteira ganhar vida. É essa capacidade de extrair o máximo poético do mínimo material que torna mezo-móbile não apenas uma obra sobre 50 anos de uma carreira artística, mas demonstração prática de como essa carreira sempre operou: transformando o simples em sublime, o barato em precioso, o óbvio em misterioso”, destaca Nina.
A exposição ficará em cartaz até o dia 27 de dezembro, com visitação livre de segunda a sábado, das 10h30 às 20h. Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas previamente, sem custo, pelo site do centro cultural.
A mostra é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.
Foto Fernanda Eva
Mais sobre o artista
Guto Lacaz (São Paulo, 1948) é arquiteto formado pela FAU de São José dos Campos (1974) e multiartista cuja produção transita entre intervenções urbanas, instalações site-specific, performances, ilustrações, objetos e design gráfico. Em 1978, o Prêmio Objeto Inusitado marca o início de sua carreira como artista visual, inaugurando uma trajetória dedicada às interações entre arte, humor, ciência e tecnologia.
Sua obra integra a memória urbana paulistana, com trabalhos como Auditório para Questões Delicadas (1989), no lago do Parque Ibirapuera; Periscópio (1994), intervenção para o Arte Cidade II; Adoraroda (2017), no Largo da Batata; e os painéis Quarta Revolução Industrial(2018), na Avenida Paulista. Participou de exposições como a 18ª Bienal Internacional de São Paulo (1985) e a Gwangju Biennale (1995), além de individuais em instituições como MAM-SP, MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Chácara Lane. Em 2024, a retrospectiva Guto Lacaz: Cheque-Mate, com curadoria de Rico Lins e Kiko Farkas, ocupou três andares do Itaú Cultural, celebrando mais de 50 anos de produção artística ininterrupta e em plena atividade. Seu processo criativo, marcado pela influência da mecânica e eletrônica, foi tema do documentário Guto Lacaz: um Olhar Iluminado (2022).
Sobre Nina Lacaz, que assina o texto de apresentação da exposição
É formada em Design de Moda pela FAAP-SP (2016) e atuou durante quase dez anos no setor, com destaque para o Estúdio Kant, sua marca autoral de estampas exclusivas inspiradas no Art Déco, no movimento neoconcreto brasileiro e em linguagens como Op Art e Arte Cinética. Em 2021, passou a atuar no mercado de arte contemporânea, integrando o departamento comercial de galerias paulistanas como Andrea Rehder Arte Contemporânea e Gomide&Co. Paralelamente, cursou especialização em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC-SP (2023-2025), sob orientação do Prof. Dr. Fabio Cypriano.
Sua monografia investiga a catalogação do acervo de Guto Lacaz, confrontando os desafios técnicos de documentar mais de cinco décadas de produção artística dispersa — entre intervenções urbanas, instalações site-specific, performances e objetos cinéticos — com as questões afetivas e metodológicas que emergem quando memória familiar e rigor documental se entrelaçam. Atualmente, atua na área comercial da Gomide&Co, em paralelo com a estruturação do primeiro inventário completo da obra de Guto Lacaz e o desenvolvimento de textos curatoriais.
Serviço
Exposição mezo-móbile: síntese do sublime e misterioso, de Guto Lacaz
Abertura: dia 4 de novembro, terça-feira, às 19h, com conversa entre o artista e Nina Lacaz, seguida de uma performance musical do violoncelista da OSPA Rafael Sobrinho (entrada gratuita, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br)
Visitação: até 27 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h (entrada franca, sem necessidade de agendamento prévio)
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos localizados dentro do estacionamento, com 16 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling há 30 anos, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.
A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.
