PT-BR
  • Arte e Teatro

Florbela, à margem de um poema

18 a 20 de julho de 2025

Entradas / Ingressos

Confira aqui

Organizado por Cia. Narrativas da Cena

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 07/07/2025

Sobre o evento

Florbela, à margem de um poema, espetáculo teatral baseado na vida e na obra da escritora portuguesa Florbela Espanca volta a cartaz

Na temporada no Teatro Renascença, de 18 a 27 de julho, tem a estreia em benefício à Academia Literária Feminina, dentro da ação Salve a ALF

Florbela Espanca nasceu em Portugal no ano de 1894. Foi poeta, transgressora, exploradora do feminino, da dor e do desejo. Com a força de seus poemas ousou colocar na boca das mulheres de seu teu tempo, opressivamente recatadas pelos códigos morais da época, sonetos de extrema intensidade. Foi mal compreendida em vida: considerada insólita e indecente para alguns, despudorada para outros. Viveu os anos 1920, um tempo de prazeres, tempo de conflitos, tempo de mudanças, com uma vida de frustrações numa época cruel para toda e qualquer mulher que almejasse olhar para si mesma e gritar por liberdade. Florbela morreu cedo demais, tirando a própria vida aos 36 anos.

A nova temporada integra o movimento Salve a ALF e terá parte de sua renda de bilheteria revertida para o restauro da sede da Academia, situada na Cidade Baixa, em Porto Alegre. A Academia Literária Feminina do RS – ALFRS foi fundada em 1943 por Lydia Moschetti e outras poetas, em uma época em que as mulheres eram proibidas de entrar em outros espaços de representação importantes, como a Academia Rio-grandense de Letras (ARL). A casa antiga que abriga sua sede foi doada pela médica ginecologista Noemi Vale Rocha, que ali viveu e trabalhou. Nesta casa houve uma rica vida cultural, com saraus, lançamentos e cursos, um palco onde florescia a cultura. Para retomar as atividades no local, é necessário recuperar a casa e sua importante luta histórica de mulheres e o espetáculo se solidariza com esta causa e quer ver a Casa Rosa, na Rua Sarmento Leite, voltar a ser palco de grandes eventos.

Florbela, à margem de um poema estreou em 2024, ano dos 130 anos de nascimento da poeta portuguesa, com homenagens no Brasil, em Portugal e em diversas partes do mundo. Desde então, tem realizado temporadas em diversos festivais e teatros, sempre com sucesso e muitos. Recebeu sete indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro, incluindo Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Direção. A construção do espetáculo traz uma dramaturgia original, criada a partir de poesias, contos, cartas e textos do diário da escritora. A montagem, por sua vez, propõe uma linguagem dinâmica e adentra a vida e obra desta imensa escritora e reflete sobre a acepção do feminino, as escolhas da mulher em todas as suas dimensões de vida e gênero, perpassam o sofrimento da poeta, que arcou com a inadequação de seus anseios à sua época. Permeado a isso discute-se a opressão feminina e a própria existência. Florbela, à margem de um poema tem a atuação de Luciana Éboli, que também assina a direção.

Profissional do teatro gaúcho que já participou de mais de trinta espetáculos teatrais, Luciana Éboli é professora do Departamento de Arte Dramática e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Na equipe de amantes da obra de Florbela Espanca, estão conceituados artistas, como Liana Timm, que assina a cenografia; o premiado Daniel Lion, nos figurinos; e Bathista Freire na iluminação. A trilha sonora especialmente composta para o espetáculo é de JJ Eboli, compositor que vive e trabalha em Los Angeles. A dramaturgia original de Giuliano Zanchi e Luciana Éboli permeia as poesias e demais textos de vários livros da artista portuguesa, entre eles Livro de Mágoas, Livro de Soror Saudade, Charneca em Flor, Trocando Olhares, O Livro d’Ele e Reliquiae. A montagem conta ainda com a orientação de atuação de Cristiane Werlang.

Ficha técnica:

Direção e atuação: Luciana Éboli

Cenografia e criação de imagens: Liana Timm

Figurinos: Daniel Lion

Trilha sonora original: JJ Eboli

Orientação de atuação: Cristiane Werlang

Provocações coreográficas: Carlota Albuquerque

Dramaturgia: Giuliano Zanchi e Luciana Éboli

Criação e operação de luz: Bathista Freire

Assistente e operação de luz: Kim Pereira

Operação de som e projeções: Vivian Azevedo

Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten

Fotografias: Mateus Eboli

Administração de produção: Lucas Eboli

Mídias sociais: Eduarda Veleda

Realização Cia. Narrativas da Cena – Pesquisa E Criação

Classificação etária: a partir de 14 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Florbela, à margem de um poema

De 18 a 27 de julho

Sextas e sábados às 19h / Domingos às 18h

Teatro Renascença – Av. Erico Verissimo 307, Porto Alegre

Ingressos:

R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)

Com venda antecipada na plataforma SYMPLA

Redes sociais:

@florbela.espetaculo

Foto  Mateus Eboli

Veja mais eventos

  • Show de música
  • Experiências de aprendizagem
  • Gratuitos
  • Cultural
  • Experiências de aprendizagem

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes