Alegre Corrêa e François Muleka apresentam o espetáculo Gondwana, no projeto Sonoridades, dia 23 de novembro no CHC Santa Casa
Gondwana é um encontro musical que celebra a ancestralidade compartilhada entre Brasil e África. Inspirado no nome do antigo continente que unia os dois territórios, o espetáculo de canções autorais apresenta a simbiose criativa dos compositores e multi-instrumentistas Alegre Corrêa e François Muleka. No primeiro semestre de 2025, Gondwana esteve em turnê pela Áustria, com nove apresentações, e mais recentemente realizou circulação pelo litoral do estado de Santa Catarina, através de edital da Fundação Catarinense de Cultura. No dia 23 de novembro chega a Porto Alegre no Sonoridades, um dos projetos mais reconhecidos na cena musical da cidade.
Com quase 50 anos de carreira, Alegre Corrêa é guitarrista, violonista, percussionista, compositor, arranjador e produtor brasileiro autodidata que construiu trajetória internacional tocando com grandes nomes da world music, entre eles, Joe Zawinul. Sua carreira é marcada por premiações relevantes, como o “Disco do Ano” (Hans Koller Prize, Áustria, 2002), “Músico do Ano” (Hans Koller Prize, Áustria, 2003) e o Grammy Awards (EUA, 2009), conquistado ao lado do grupo de Zawinul. Gravou treze álbuns solo como compositor, arranjador e instrumentista, além de apresentações com importantes orquestras, como a Orquestra de Hannover, na Alemanha, e a Tonkünstler Orchester, da Áustria, no prestigiado Musikverein de Viena.
François Muleka, artista visual, cantor, compositor e multi-instrumentista, soma mais de 20 anos de carreira e cinco discos autorais lançados. Sua música ocupou grandes palcos, como a Mostra Cantautores de Belo Horizonte e o Rock in Rio, além das principais casas de shows, teatros e unidades do SESC em diversos estados brasileiros. Como arranjador, assinou os violões do disco Um Corpo no Mundo (2017), de Luedji Luna, e participou dos arranjos vocais do álbum O Amor é Um Ato Revolucionário (2019), de Chico César, em parceria com Marissol Mwaba. François Muleka nasceu em SP e é filho de africanos da República Democrática do Congo. Faz músicas no Brasil em português e outras línguas existentes ou inventadas, para pessoas de todo o mundo.
O Sonoridades é um ponto fora da curva na programação cultural da cidade, oferecendo shows raros e imperdíveis a cada mês. Numa realização do CHC Santa Casa em parceria com a LIGA, de Dedé Ribeiro e Luiza Pires, o projeto tem curadoria de Arthur de Faria e Rafael Rubin, que capricham na escolha das atrações.
Foto Jéssica Junqueira
GONDWANA, com Alegre Corrêa e François Muleka
Dia 23 de novembro, domingo, às 17h
Teatro do CHC Santa Casa – Av. Independência, 75
Entrada franca
Retirada de ingressos no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/sonoridades-gondwana/
Redes do CHC Santa Casa:
https://www.instagram.com/chcsantacasa
https://www.facebook.com/CHCSantaCasa
Lei Rouanet / Ministério da Cultura
Patrocinadores: Aché, Agrogen, Dorf Ketal, Grendene e Stihl
Realização: CHC Santa Casa/ Liga Produção Cultural / Ministério da Cultura – Governo do BRASIL – Do lado do povo brasileiro