PT-BR
  • Show de música

IAN RAMIL show de lançamento do LP TETEIN

28 de setembro de 2025

18:00

Entradas / Ingressos

Confira aqui

Organizado por Mapa Produ(c)tora

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 16/09/2025

Sobre o evento


TETEIN, de Ian Ramil, está de volta ao sul do Brasil dia 28 de setembro, marcando o lançamento do LP no Teatro Simões Lopes Neto

A apresentação terá as participações de Duca Leindecker, Alexandre Kumpinski, Clara Clarissa (Clarissa Ferreira e Ana Matielo), Bruno Coelho, João Ortácio e Julio Rizzo

Depois de circular pelo Brasil com o show de seu último disco, Tetein, Ian Ramil volta a se apresentar em Porto Alegre, no dia 28 de setembro, no Teatro Simões Lopes, desta vez para fazer o lançamento do LP em vinil. Acompanhado de Bruno Vargas (baixo e voz) e Rhoden (teclado, samplers e voz), com cenário e luz de Mariana Terra e Isabel Ramil, Ian cantará canções de seus três discos e releituras de clássicos de artistas fundamentais em sua carreira. O show contará com as participações especiais de Duca Leindecker, Alexandre Kumpinski, Clara Clarissa (Clarissa Ferreira e Ana Matielo), Bruno Coelho, João Ortácio e Julio Rizzo.

Lançado em formato digital em 2023, o álbum figurou em mais de dez listas de melhores discos do ano. Nada acontece por acaso nesse trabalho. Tetein não se resume à música, mas é dedicado a ela. Direção, cenário e iluminação servem como amplificadores simbólicos e sensoriais para que a música seja a grande protagonista. O norte criativo é o mesmo que guiou o disco: “tetein”, ou seja, “pouquinho”, “pequeno”, significado da palavra inventada por Nina, filha de Ian, quando começou a falar. Como o disco, o show não tem exageros, mas é repleto de camadas e imagens: o rosa inundando a sala exposta, passos antinaturalmente lentos, um quadrado que se acende, um buquê de luzes silhueta os corpos, aparições inesperadas, rigor estético e leveza.

 No roteiro, Ian apresenta o repertório do disco homônimo (entre elas Macho-Rey, Mil pares, O mundo é meu país e O bichinho), canções de seus álbuns anteriores IAN (2014) e Derivacivilização (2015 – Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock de 2016), além de releituras dos clássicos como: Pra viajar no cosmos não precisa gasolina, de Nei Lisboa, Felicidade, de Lupicínio Rodrigues e Paranoid android, da banda inglesa Radiohead.

Compositor, cantor, músico, produtor e diretor, Ian Ramil ganhou o Grammy Latino 2016 de ‘Melhor Disco de Rock em Língua Portuguesa’ e recebeu a indicação de ‘Artista Revelação’ com o álbum Derivacivilização, de 2015. Por esse trabalho, recebeu ainda o Prêmio Açorianos, na categoria Melhor Compositor. Com seu primeiro disco, IAN (2014), recebeu o Prêmio APCA como Artista Revelação. Teve suas músicas gravadas por artistas como Filipe Catto, Apanhador Só, Poty Burch, Juliana Cortes e A Banda Mais Bonita da Cidade. Produziu discos de Juliana Cortes, Poty Burch, João Ortácio, Leo Aprato e Saulo Fietz. Em 2012 criou, junto de outros 11 compositores, o coletivo Escuta – O Som do Compositor. Faz parte do show Casa Ramil, espetáculo que criou ao lado de seu pai, seus tios e primos: Kleiton, Kledir, Vitor, Gutcha, Thiago e João.

Ian estudou artes cênica no Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS (DAD) e fez Formação de Atores e Estilos Cênicos no TEPA. Entre 2005 e 2011 trabalhou como ator e diretor, atuando em dezenas de espetáculos, filmes e séries. Dirigiu dois espetáculos: Peru, NY e Órfão – O Tempo Sem Ponteiros.

Sobre Tetein, o disco

Depois de ganhar o Grammy Latino de Melhor Disco de Rock, em 2016, Ian traz em “Tetein”, seu terceiro disco, um universo sonoro onde guitarra e bateria dão lugar a silêncios, texturas, beats, vocais massivos, arranjos orquestrais e eletroacústica conectados por uma minuciosa direção musical. Criado a partir do nascimento de Nina, sua primeira filha, o disco traz 12 faixas inventivas e multifacetadas, de poética arrojada e arranjos ricos em texturas e dinâmicas. “Tetein” é um mergulho intenso no íntimo e na realidade urbana, guiado pela usual tendência vanguardista das canções de Ian.

“O possível melhor disco nacional de 2023. Uma pequena obra-prima.”
Célula Pop

“Potência e leveza, tem um frescor incrível.”
Lenine

“Não consigo parar de ouvir ‘O Bichinho’.”
Jorge Drexler

“Delicado e contundente.”
MonkeyBuzz

“O que precisa ser ouvido exatamente hoje.”
Marcelo Labes

TETEIN – show de lançamento do LP

Dia 28 de setembro, às 18h

Teatro Simões Lopes Neto – Multipalco Theatro São Pedro

Rua Riachuelo,

Ingressos:
https://theatrosaopedro.eleventickets.com/#!/apresentacao/272998c9005ea4c7fa215d905ccbf475a649bf08

Plateia baixa: 100,00 / galeria: 70,00

50% de desconto para Clube do Assinante ZH, professores, 60+, aposentados e doadores de sangue

Apoio: TVE, FM Cultura, Imobi e Escola Projeto

Coprodução: Clube do Assinante ZH
Produção: Mapa Produ(c)tora

Videoclipes

“Mil Pares” https://youtu.be/obLvhEgS2mM

“Macho-Rey” https://youtu.be/2SAWFAwvKpU

“O Bichinho” https://youtu.be/Z3GEUK_pnTw

Redes do artista:
instagram.com/ianramil
youtube.com/ianramil
facebook.com/ianramil
twitter.com/ianramil
tiktok.com/@ianramilzito

Veja mais eventos

  • Comida e Bebida
  • Feiras
  • Entretenimento
  • Arte e Teatro
  • Cultural
  • Entretenimento
  • Palestras & Conferências

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes