PT-BR
  • Exposição de Arte
  • Gratuitos
  • Palestras & Conferências

INVENTARIO DA INUNDAÇÃO

25 de outubro de 2025 a 11 de janeiro de 2026

Gratuito

Organizado por Digrapho Produções Culturais | Carla Pellin D'Avila e Vera Pellin

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 20/10/2025

Sobre o evento

A mostra Inventário da Inundação segue em itinerância para a Galeria Zoravia Bettiol, onde permanece de 25 de outubro a 11 de janeiro de 2026

O projeto inclui exposição das crônicas de Nora Prado ilustradas por Zoravia Bettiol e o videoarte criado pela Oito e Meio Filmes. No dia 25 haverá o lançamento do livro da mostra

A exposição Inventário da Inundação ocupou a Galeria Augusto Meyer, do Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVi, na Casa de Cultura Mario Quintana em setembro e outubro desse ano e agora segue em itinerância para a Galeria Zoravia Bettiol, na Zona Sul da cidade, dia 25 de outubro. Na ocasião será lançado o livro da mostra, com as 28 crônicas de Nora Prado e as ilustrações de Zoravia Bettiol, em 72 páginas em cores.  

À medida que as águas subiam em maio de 2024 e a população assistia atônita ao desenrolar de acontecimentos que marcariam pra sempre suas vidas, as subjetividades vieram à tona. Emergiram livros, escritos, pinturas, músicas, grafites. Tudo para ressignificar aquela dor e perplexidade. Nora Prado, essencialmente uma artista de teatro, mas também escritora e poeta, tratou de documentar suas angústias em crônicas diárias que agora chegam ao público como o Inventário da Inundação, um projeto em parceria com sua mãe, Zoravia Bettiol. Este projeto foi selecionado no Edital Sedac nº27/2024 PNAB RS – Artes Visuais.

Refletindo sobre as enchentes que destruíram grande parte do Rio Grande do Sul e as consequências dramáticas desse evento climático de grandes proporções, o projeto amplia a sensibilidade e o olhar de duas artistas fundamentais da cena de Porto Alegre. Através de 28 crônicas que retratam este triste período, escritas por Nora Prado e ilustradas pela artista visual, Zoravia Bettiol, temos um testemunho cruel e sensível que reflete a dor e o caos vivido pelas populações atingidas em diversos níveis. Numa sequência narrativa que privilegia a visão humanista e solidária, essas crônicas se revelam potentes de crítica política e social, além de ser um testemunho fiel destes dias que abalaram o estado.

Na exposição as crônicas de Nora estarão lado a lado com as obras de Zoravia Bettiol, mãe e filha, duas gerações atravessadas por um acontecimento histórico que permanecerá para sempre em suas memórias. Faz parte da exposição um videoarte produzido especialmente pela Oito e Meio Filmes por Natalia Pimentel e Frederico Restori. Em novembro será realizada palestra com as artistas, cineastas e convidados. Todas as atividades são abertas e gratuitas

Inventário da Inundação traz um testemunho sensível sobre os acontecimentos e a dor de uma população, uma catástrofe documentada com sensibilidade, que servirá para futuras pesquisas tanto nas redes sociais como em páginas específicas do projeto na internet.  “Uma oportunidade de transformar a dor em arte e refletir sobre os tempos sombrios que se aproximam com a possibilidade real de constantes enchentes e diversas situações climáticas desta natureza. Mais um motivo para se repensar sobre sustentabilidade e qualidade de vida em tempos de modernidade”, afirmam os organizadores da mostra.

Este projeto, além da potência das crônicas de Nora Prado, da sensível arte em vídeo da Oito e Meio Filmes, da produção e organização da Digrapho Produções Culturais, de Carla Pellin D’Avila e Vera Pellin, celebra a vida de Zorávia Bettiol, que completa 90 anos em dezembro de 2025. “Uma oportunidade de discutirmos através da arte, as questões que o mundo contemporâneo enfrenta e contribuir para um novo pensar e um novo olhar da paisagem que encontramos em âmbito nacional e global, promovendo uma possível transformação e cuidado com o meio ambiente” reflete a equipe do projeto.

Ficha técnica:

Produção: Digrapho Produções Culturais

Direção: Carla Pellin D’Ávila

Organização e curadoria: Vera Pellin

Crônicas: Nora Prado

Ilustrações: Zoravia Bettiol

Vídeo:  Oito e Meio Filmes – Natalia Pimentel e Frederico Restori

Design: Vera Pellin

Fotografia: Nilton Santolin

Imagens digitais: Versus – Marco Cavalheiro

Revisão: José Renato Deitos

Tradução em Libras: Celina Xavier

Divulgação: Bebê Baumgarten

Montagem da exposição: Felipe Schulte Quevedo

INVENTARIO DA INUNDAÇÃO – exposição, crônicas, videoarte, palestras

Abertura dia 25 de outubro, 16h

De 25 de outubro de 2025 a 11 de janeiro de 2026

Visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h / sábado das 15h às 18h

Galeria Zoravia Bettiol – Rua Paradiso Biacchi, 109 Ipanema

Entrada franca

Produção e organização: Digrapho Produções Culturais | Carla Pellin D’Avila e Vera Pellin

Projeto selecionado no Edital Sedac nº27/2024 PNAB RS – Artes Visuais

Redes do projeto:

https://www.instagram.com/eleonorabettiolprado

https://www.instagram.com/zoraviabettiol

https://www.instagram.com/ieavirs

https://www.intagram.com/verapellin

https://www.instagram.com/carlapellin

Veja mais eventos

  • Comida e Bebida
  • Feiras
  • Entretenimento
  • Arte e Teatro
  • Cultural
  • Entretenimento
  • Palestras & Conferências

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes