A mostra Inventário da Inundação segue em itinerância para a Galeria Zoravia Bettiol, onde permanece de 25 de outubro a 11 de janeiro de 2026
O projeto inclui exposição das crônicas de Nora Prado ilustradas por Zoravia Bettiol e o videoarte criado pela Oito e Meio Filmes. No dia 25 haverá o lançamento do livro da mostra
A exposição Inventário da Inundação ocupou a Galeria Augusto Meyer, do Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVi, na Casa de Cultura Mario Quintana em setembro e outubro desse ano e agora segue em itinerância para a Galeria Zoravia Bettiol, na Zona Sul da cidade, dia 25 de outubro. Na ocasião será lançado o livro da mostra, com as 28 crônicas de Nora Prado e as ilustrações de Zoravia Bettiol, em 72 páginas em cores.
À medida que as águas subiam em maio de 2024 e a população assistia atônita ao desenrolar de acontecimentos que marcariam pra sempre suas vidas, as subjetividades vieram à tona. Emergiram livros, escritos, pinturas, músicas, grafites. Tudo para ressignificar aquela dor e perplexidade. Nora Prado, essencialmente uma artista de teatro, mas também escritora e poeta, tratou de documentar suas angústias em crônicas diárias que agora chegam ao público como o Inventário da Inundação, um projeto em parceria com sua mãe, Zoravia Bettiol. Este projeto foi selecionado no Edital Sedac nº27/2024 PNAB RS – Artes Visuais.
Refletindo sobre as enchentes que destruíram grande parte do Rio Grande do Sul e as consequências dramáticas desse evento climático de grandes proporções, o projeto amplia a sensibilidade e o olhar de duas artistas fundamentais da cena de Porto Alegre. Através de 28 crônicas que retratam este triste período, escritas por Nora Prado e ilustradas pela artista visual, Zoravia Bettiol, temos um testemunho cruel e sensível que reflete a dor e o caos vivido pelas populações atingidas em diversos níveis. Numa sequência narrativa que privilegia a visão humanista e solidária, essas crônicas se revelam potentes de crítica política e social, além de ser um testemunho fiel destes dias que abalaram o estado.
Na exposição as crônicas de Nora estarão lado a lado com as obras de Zoravia Bettiol, mãe e filha, duas gerações atravessadas por um acontecimento histórico que permanecerá para sempre em suas memórias. Faz parte da exposição um videoarte produzido especialmente pela Oito e Meio Filmes por Natalia Pimentel e Frederico Restori. Em novembro será realizada palestra com as artistas, cineastas e convidados. Todas as atividades são abertas e gratuitas
Inventário da Inundação traz um testemunho sensível sobre os acontecimentos e a dor de uma população, uma catástrofe documentada com sensibilidade, que servirá para futuras pesquisas tanto nas redes sociais como em páginas específicas do projeto na internet. “Uma oportunidade de transformar a dor em arte e refletir sobre os tempos sombrios que se aproximam com a possibilidade real de constantes enchentes e diversas situações climáticas desta natureza. Mais um motivo para se repensar sobre sustentabilidade e qualidade de vida em tempos de modernidade”, afirmam os organizadores da mostra.
Este projeto, além da potência das crônicas de Nora Prado, da sensível arte em vídeo da Oito e Meio Filmes, da produção e organização da Digrapho Produções Culturais, de Carla Pellin D’Avila e Vera Pellin, celebra a vida de Zorávia Bettiol, que completa 90 anos em dezembro de 2025. “Uma oportunidade de discutirmos através da arte, as questões que o mundo contemporâneo enfrenta e contribuir para um novo pensar e um novo olhar da paisagem que encontramos em âmbito nacional e global, promovendo uma possível transformação e cuidado com o meio ambiente” reflete a equipe do projeto.
Ficha técnica:
Produção: Digrapho Produções Culturais
Direção: Carla Pellin D’Ávila
Organização e curadoria: Vera Pellin
Crônicas: Nora Prado
Ilustrações: Zoravia Bettiol
Vídeo: Oito e Meio Filmes – Natalia Pimentel e Frederico Restori
Design: Vera Pellin
Fotografia: Nilton Santolin
Imagens digitais: Versus – Marco Cavalheiro
Revisão: José Renato Deitos
Tradução em Libras: Celina Xavier
Divulgação: Bebê Baumgarten
Montagem da exposição: Felipe Schulte Quevedo
INVENTARIO DA INUNDAÇÃO – exposição, crônicas, videoarte, palestras
Abertura dia 25 de outubro, 16h
De 25 de outubro de 2025 a 11 de janeiro de 2026
Visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h / sábado das 15h às 18h
Galeria Zoravia Bettiol – Rua Paradiso Biacchi, 109 Ipanema
Entrada franca
Produção e organização: Digrapho Produções Culturais | Carla Pellin D’Avila e Vera Pellin
Projeto selecionado no Edital Sedac nº27/2024 PNAB RS – Artes Visuais
Redes do projeto:
https://www.instagram.com/eleonorabettiolprado
https://www.instagram.com/zoraviabettiol
https://www.instagram.com/ieavirs