A atriz Catharina Conte e a jornalista Tânia Carvalho voltam ao Instituto Ling no dia 16 de julho, quarta-feira, às 19h, para mais uma conversa bem-humorada sobre temas contemporâneos. Desta vez, o bate-papo será sobre o envelhecimento e a relação com o tempo no mundo de hoje, tendo a participação de três convidadas com trajetórias inspiradoras: a ex-modelo e empresária Deise Nunes, a jornalista Patrícia Pontalti e a gerontóloga Kelem Vedovelli. A atividade é gratuita (as pré-inscrições já estão esgotadas, mas é possível comparecer com 15 minutos de antecedência no centro cultural e tentar uma vaga remanescente).
Personalidades de diferentes gerações e com experiências em múltiplas áreas, elas vão abordar as transformações físicas, emocionais e culturais das diversas etapas da vida e refletir sobre como encontrar beleza e potência no amadurecimento, em um mundo que ainda privilegia juventudes eternas. A conversa também abordará a revolução da longevidade, com pessoas vivendo por mais tempo e com mais qualidade de vida, convidando o público a ressignificar a velhice, compreendendo-a não como um fim, mas como uma etapa legítima e rica do curso da vida.
O encontro faz parte da segunda edição deste ano do Ling no Ponto, projeto que estreou em 2024 e que, a cada edição, traz para o centro do debate temas atuais que despertam a curiosidade do público. As conversas, sempre mediadas por Catharina e Tânia, reúnem especialistas das áreas da saúde e das ciências humanas para esclarecer e desmistificar informações, ampliando as possibilidades de compreensão dos assuntos abordados. O projeto tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.
Mais sobre as apresentadoras
Catharina Conte formou-se em Teatro (UFRGS) e Produção Audiovisual (PUC-RS). Iniciou sua carreira aos nove anos de idade e, desde então, atuou em diversos espetáculos de teatro (premiada como melhor atriz revelação no Prêmio Açorianos por Como Sobreviver ao Fim do Mundo), curtas-metragens, comerciais, longas-metragens e como dubladora. Já teve trabalhos apresentados em Portugal, Brasil, Nova York e Londres.
Tânia Carvalho foi a primeira apresentadora do programa Jornal do Almoço, na TV Gaúcha (atual RBS TV), lançado em março de 1972 e no ar até hoje. Também foi apresentadora e âncora de diversos programas de televisão e rádio da RBS, incluindo os programas Gurias de Quinta e Café TVCOM, na emissora TVCOM. Participa do programa Gaúcha Comportamento, comentando sobre literatura, todos os sábados, na Rádio Gaúcha.
Sobre as convidadas
Deise Nunes foi a primeira mulher negra eleita Miss Brasil, em 1986, após vencer os concursos Rainha das Piscinas e Miss Rio Grande do Sul. Representou o país no Miss Universo e no Miss Sudamérica, conquistando posições de destaque. Com experiência na televisão como apresentadora e jurada, hoje atua como mestre de cerimônias e palestrante. É diretora da Deise Nunes Escola de Modelos, dedicada à formação de profissionais para o mercado da moda e concursos de beleza.
Kelem Vendovelli é doutora em Gerontologia Biomédica no Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG-PUCRS) e mestre em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Tem graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (2003).
Patrícia Pontalti é jornalista e empreendedora, com trajetória marcada pela atuação como editora de moda nos jornais Pioneiro e Zero Hora. Em 2005, fundou a AsPatrícias, empresa pioneira em conteúdo e consultoria de moda, com projetos realizados ao lado de grandes nomes do cenário nacional. Desde 2020, produz conteúdo voltado ao universo feminino 45+, abordando temas como autoestima, maternidade, etarismo e liberdade de escolhas para mais de 240 mil seguidoras nas redes sociais.
Serviço
Ling no Ponto: Jovens, envelheçam! — A relação com o tempo no mundo de hoje
Apresentado por Catharina Conte e Tânia Carvalho, com as convidadas Deise Nunes, Patrícia Pontalti e Kelem Vedovelli
Dia 16 de julho, quarta-feira, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito (as pré-inscrições já estão esgotadas, mas é possível comparecer com 15 minutos de antecedência no centro cultural e tentar uma vaga remanescente). A entrada estará sujeita à disponibilidade e será organizada por ordem de chegada, mediante retirada de senha na recepção do centro cultural.
Duração: 2h
Observações
O Instituto Ling está empenhado em proporcionar uma experiência acessível e inclusiva a todos os seus visitantes. Esta programação oferece a possibilidade de contratação de intérprete de Libras. Quem precisar do serviço pode sinalizar no formulário de inscrição.
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos dentro do estacionamento do prédio, com 16 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Crédito da foto: Gabriela Carneiro/Instituto Ling
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.
A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.