PT-BR
  • Cultural
  • Experiências de aprendizagem

Marginais e Mal-Ditos: Artaud, Sade e Mascou

16 de outubro de 2025

Entradas / Ingressos

Confira aqui

Organizado por Instituto Ling

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 01/10/2025

Sobre o evento

Marginais e Mal-Ditos: Artaud, Sade e Masoch, com Felipe Karasek e Rafael Werner Lopes

Ao longo da história, modelos de conhecimento e princípios morais foram estabelecidos para orientar a vida em sociedade, mas, nesse movimento, muitas formas alternativas de pensar, sentir e viver acabaram marginalizadas e silenciadas. O curso Marginais e Mal-Ditos: Artaud, Sade e Masoch convida o público a revisitar autores estigmatizados, explorando neles um potencial crítico e criativo que ainda hoje provoca e inspira. A partir de diálogos entre filosofia, literatura e psicanálise, serão colocadas em foco as obras de Marquês de Sade (1740-1814), Leopold Sacher-Masoch (1836-1895) e Antonin Artaud (1896-1948). Em comum, esses autores exploram temas que desafiam a normatividade e a ordem social: a loucura, a imoralidade, o corpo e seus afetos, a experiência do limite. Suas escritas — polêmicas e perturbadoras — revelam linguagens que expõem a fragilidade da razão, da ciência e da moralidade como guias exclusivos de nossos percursos civilizatórios. Mais do que uma análise histórica ou literária, a atividade é um convite a pensar o desconforto como potência, e a enxergar nesses “mal-ditos” marginais a possibilidade de imaginar novas formas de existência.

Conheça os Ministrantes:

FELIPE KARASEK – Psicanalista. Professor. Pós-doutorado em Filosofia e Psicanálise; Doutorado, Mestrado e Graduado em Filosofia. Desenvolve pesquisas a partir de temas como: Subjetivação; Humanismos; Naturezas; Culturas; Ontologias; Artes e Estética. É membro da Associação Psicanalítica Sigmund Freud de Porto Alegre (SIG). Atua na clínica, na docência e na transmissão.

RAFAEL WERNER LOPES – Psicanalista. Professor. Doutorado, Mestrado e Graduado em Filosofia. Desenvolve pesquisas a partir de temas como: Liberdade; Humanismos; Naturezas; Culturas; Antropologia; Ética; Conhecimento. É membro da Associação Livre Psi – Psicoterapia e Psicanálise: clínica e pesquisa (ALPSI). É membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Atua na clínica, em seu consultório privado.

Professores da rede pública de ensino podem solicitar bolsas de estudos com 80% de desconto. Serão disponibilizadas até duas bolsas para a atividade, conforme a ordem de requerimento.

Ficou com alguma dúvida? Escreva para: instituto.ling@institutoling.org.br

Conheça o organizador

Instituto Ling

Redes sociais

Veja mais eventos

  • Comida e Bebida
  • Feiras
  • Entretenimento
  • Arte e Teatro
  • Cultural
  • Entretenimento
  • Palestras & Conferências

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes