PT-BR
  • Arte e Teatro

NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados (ATOS E CENAS 2025)

16 de julho de 2025

19:00

Entradas / Ingressos

Confira aqui

Organizado por Multipalco Eva Sopher

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 07/07/2025

Sobre o evento

Está de volta a Porto Alegre o espetáculo NósEntreNós, uma experiência sobre a história do Brasil e a ditadura militar instaurada em 1964

O Teatro Oficina Olga Reverbel recebe esta montagem do Grupo Skatá dia 16 de julho, às 19h, em apresentação que integra a programação do Atos e Cenas 2025

O espetáculo NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados vem cumprindo temporadas de sucesso desde sua estreia em março de 2024. Uma experiência sobre a história do Brasil, a peça mergulha no sombrio período da ditadura militar, instaurada em 1964, que perdurou por 21 anos com um saldo de mortes, tortura e sofrimento. A montagem é fruto de uma pesquisa do Grupo Skatá e tem criação e interpretação de Gabriel Gonçalves e direção artística de Janete Costa. Em cena, uma releitura de histórias reais de inúmeros ativistas brasileiros que tiveram suas vidas interrompidas durante o pior período da ditadura, entre 1969 e 1978, época em que o AI5 suspendeu direitos civis, fechou parlamento, perseguiu, cassou e matou opositores do regime. Contudo, a narrativa do espetáculo percorre os principais golpes que o Brasil tem em seu histórico desde a democratização, tendo início na Proclamação da República, em 1889. Ao longo da obra, o artista conduz a história com relatos e informações que ilustram as fragilidades da democracia brasileira, pontuando os principais avanços e retrocessos. Gabriel Gonçalves, perplexo e atento a história que teima em se repetir, evoca os personagens de Caetano Veloso, Carlos Marighella, Vera Sílvia Magalhães e Dilma Rousseff, que foram presos – muitos deles torturados e/ou mortos durante a ditadura militar no Brasil, trazendo à cena momentos de repressão e censura que eram presentes no cotidiano dos brasileiros. 

Ao embalo inicial do Hino da Independência do Brasil, a trilha sonora do espetáculo contribui na construção da narrativa, com composições de diversos artistas brasileiros, entre eles Caetano Veloso, Racionais MC’s, Maria Bethânia, Chico Science, Luiz Gonzaga e Chico Buarque. No palco, um jovem questiona a história da democracia no Brasil e seus problemas estruturais, bem como os inúmeros golpes de estado que o país tem em seu histórico. De maneira performática, interpreta ativistas que marcaram a resistência, trazendo relatos e estatísticas que insistem em se repetir.  Com dramaturgia de Gabriel Gonçalves e Jean Carlo Pires, NósEntreNós estará no Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco Eva Sopher, um dos maiores complexos culturais da América Latina, em única apresentação dia 16 de julho. A peça integra a programação do Atos em Cena e terá preços populares: 30 e 15 reais. Após o espetáculo, o grupo promove um bate-papo com a plateia.

O Grupo Skatá surgiu em 2015 na cidade de Canoas e desde então tem se dedicado a desenvolver narrativas que estabeleçam um resgate histórico voltadas para infância e juventude, trazendo potenciais discussões sobre a memória de uma história que ameaça se repetir na atualidade. Os espetáculos “AYLA, tempo de rolar na imaginação” e “NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados” são as criações mais recentes e mergulham, por meio da poética-cênica, em questões contemporâneas. Ao longo dos últimos anos o grupo pesquisou linguagens que vão desde o melodrama ao teatro de animação, tendo em seu acervo dez espetáculos teatrais. Recebeu prêmios em editais como FAC Digital RS, Microcrédito Cultural e Lei Aldir Blanc. Recentemente foi premiado em 1° lugar no Programa Microcrédito Cultural e em 5° lugar na Lei Paulo Gustavo, ambos do município de Canoas. O grupo realiza a curadoria e produção da mostra Travessia Cultural, vozes por toda parte, e do MIAC – Mostra de Teatro para Infância e Adolescência em Canoas. 

Ficha técnica

Dramaturgia – Gabriel Gonçalves e Jean Carlo Pires

Pesquisa cênica e interpretação – Gabriel Gonçalves

Direção artística – Janete Costa

Assistente de direção – Jean Carlo Pires

Trilha sonora – Grupo Skatá

Figurino – Paola Zanette

Cenografia – Gabriel Gonçalves

Maquiagem artística – Marília Ethur

Operação de som – Manu Goulart

Projeção de imagens – Jean Carlo Pires

Criação de iluminação – Virgínia Cigolino

Operação de iluminação – Fabi Santos

Assessoria de imprensa – Bebê Baumgarten

Fotografias – Adriana Marchiori

Comunicação – Rolezinho Cultural no RS e Nó Cultural

Assistência de produção – Janete Costa

Produção executiva – Jean Carlo Pires

Direção de produção – Gabriel Gonçalves

Duração: 50 minutos 

Classificação indicativa: 14 anos 

NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados 

Dia 16 de julho, às 19h

Teatro Oficina Olga Reverbel – Rua Riachuelo 1089. Centro Histórico

Ingressos

Valores:

R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)

Veja mais eventos

  • Show de música
  • Experiências de aprendizagem
  • Gratuitos
  • Cultural
  • Experiências de aprendizagem

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes