Está de volta a Porto Alegre o espetáculo NósEntreNós, uma experiência sobre a história do Brasil e a ditadura militar instaurada em 1964
O Teatro Oficina Olga Reverbel recebe esta montagem do Grupo Skatá dia 16 de julho, às 19h, em apresentação que integra a programação do Atos e Cenas 2025
O espetáculo NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados vem cumprindo temporadas de sucesso desde sua estreia em março de 2024. Uma experiência sobre a história do Brasil, a peça mergulha no sombrio período da ditadura militar, instaurada em 1964, que perdurou por 21 anos com um saldo de mortes, tortura e sofrimento. A montagem é fruto de uma pesquisa do Grupo Skatá e tem criação e interpretação de Gabriel Gonçalves e direção artística de Janete Costa. Em cena, uma releitura de histórias reais de inúmeros ativistas brasileiros que tiveram suas vidas interrompidas durante o pior período da ditadura, entre 1969 e 1978, época em que o AI5 suspendeu direitos civis, fechou parlamento, perseguiu, cassou e matou opositores do regime. Contudo, a narrativa do espetáculo percorre os principais golpes que o Brasil tem em seu histórico desde a democratização, tendo início na Proclamação da República, em 1889. Ao longo da obra, o artista conduz a história com relatos e informações que ilustram as fragilidades da democracia brasileira, pontuando os principais avanços e retrocessos. Gabriel Gonçalves, perplexo e atento a história que teima em se repetir, evoca os personagens de Caetano Veloso, Carlos Marighella, Vera Sílvia Magalhães e Dilma Rousseff, que foram presos – muitos deles torturados e/ou mortos durante a ditadura militar no Brasil, trazendo à cena momentos de repressão e censura que eram presentes no cotidiano dos brasileiros.
Ao embalo inicial do Hino da Independência do Brasil, a trilha sonora do espetáculo contribui na construção da narrativa, com composições de diversos artistas brasileiros, entre eles Caetano Veloso, Racionais MC’s, Maria Bethânia, Chico Science, Luiz Gonzaga e Chico Buarque. No palco, um jovem questiona a história da democracia no Brasil e seus problemas estruturais, bem como os inúmeros golpes de estado que o país tem em seu histórico. De maneira performática, interpreta ativistas que marcaram a resistência, trazendo relatos e estatísticas que insistem em se repetir. Com dramaturgia de Gabriel Gonçalves e Jean Carlo Pires, NósEntreNós estará no Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco Eva Sopher, um dos maiores complexos culturais da América Latina, em única apresentação dia 16 de julho. A peça integra a programação do Atos em Cena e terá preços populares: 30 e 15 reais. Após o espetáculo, o grupo promove um bate-papo com a plateia.
O Grupo Skatá surgiu em 2015 na cidade de Canoas e desde então tem se dedicado a desenvolver narrativas que estabeleçam um resgate histórico voltadas para infância e juventude, trazendo potenciais discussões sobre a memória de uma história que ameaça se repetir na atualidade. Os espetáculos “AYLA, tempo de rolar na imaginação” e “NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados” são as criações mais recentes e mergulham, por meio da poética-cênica, em questões contemporâneas. Ao longo dos últimos anos o grupo pesquisou linguagens que vão desde o melodrama ao teatro de animação, tendo em seu acervo dez espetáculos teatrais. Recebeu prêmios em editais como FAC Digital RS, Microcrédito Cultural e Lei Aldir Blanc. Recentemente foi premiado em 1° lugar no Programa Microcrédito Cultural e em 5° lugar na Lei Paulo Gustavo, ambos do município de Canoas. O grupo realiza a curadoria e produção da mostra Travessia Cultural, vozes por toda parte, e do MIAC – Mostra de Teatro para Infância e Adolescência em Canoas.
Ficha técnica
Dramaturgia – Gabriel Gonçalves e Jean Carlo Pires
Pesquisa cênica e interpretação – Gabriel Gonçalves
Direção artística – Janete Costa
Assistente de direção – Jean Carlo Pires
Trilha sonora – Grupo Skatá
Figurino – Paola Zanette
Cenografia – Gabriel Gonçalves
Maquiagem artística – Marília Ethur
Operação de som – Manu Goulart
Projeção de imagens – Jean Carlo Pires
Criação de iluminação – Virgínia Cigolino
Operação de iluminação – Fabi Santos
Assessoria de imprensa – Bebê Baumgarten
Fotografias – Adriana Marchiori
Comunicação – Rolezinho Cultural no RS e Nó Cultural
Assistência de produção – Janete Costa
Produção executiva – Jean Carlo Pires
Direção de produção – Gabriel Gonçalves
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados
Dia 16 de julho, às 19h
Teatro Oficina Olga Reverbel – Rua Riachuelo 1089. Centro Histórico
Ingressos
Valores:
R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)