PT-BR
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
  • Cultural
  • Exposição de Arte
  • Gratuitos

Post scriptum — Um museu como memória

06 de dezembro de 2024 a 09 de março de 2025

10:00 - 19:00

Gratuito

Organizado por Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 11/12/2024

Sobre o evento

Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — SEDAC e com patrocínio do Banrisul, anuncia a sua reabertura no dia 06.12.2024, sexta-feira, a partir das 15h.

Sete meses após o fechamento em virtude da enchente de maio de 2024 em Porto Alegre, que manteve a Praça da Alfândega inundada por mais de 3 semanas, o MARGS reabre ao público apresentando uma exposição concebida especialmente para marcar o retorno.

Intitulada Post scriptum — Um museu como memória”, a mostra aborda a inundação do térreo do prédio do Museu, narrando a jornada enfrentada pelo MARGS no maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul. Assim, proporciona um contexto para se reportar as medidas preventivas, o impacto dos danos e as ações de recuperação, atendendo ao interesse público e coletivo e cumprindo o objetivo institucional de oferecer uma circunstância de pensamento e reflexão.

Para isso, a exposição mobiliza e ativa uma ampla documentação com registros relacionados às consequências da enchente de 2024 no MARGS (fotografias, vídeos e objetos, a maior parte inédita), juntamente a conteúdos de caráter histórico  (imagens de época e textos de pesquisa) relacionados aos aterramentos do Guaíba ao longo do tempo e às cheias históricas anteriores, como a de 1941, quando o prédio do Museu, então Delegacia Fiscal, também foi inundado em seu andar térreo. 

Esse conteúdo é articulado em diálogo com obras do acervo do MARGS, incluindo itens afetados que já foram recuperados e são agora exibidos, juntamente a trabalhos de artistas convidados

A exposição reúne centenas de trabalhos artísticos, objetos e imagens fotográficas. São apresentadas mais de 100 obras, de mais de 60 artistas

Ocupando todo o 1º andar expositivo do Museu, a exposição é apresentada em 5 seções temáticas e conceituais, setorizadas conforme os espaços expositivos e pensadas de forma interligada:

  1. A Praça e o MARGS — Relacionando obras e documentação, tem como tema a Praça da Alfândega e o prédio do MARGS. Aborda a enchente de 2024 que atingiu o Museu, os aterros do Guaíba ao longo do tempo e as enchentes anteriores, como a de 1941, que também inundou o edifício, quando no local funcionava a Delegacia Fiscal. 
  2. Imagens que nos olham — Propõe ao visitante explorar imaginários em obras do acervo do MARGS, a partir do repertório visual e simbólico relacionado à experiência da enchente. São reunidas imagens e objetos artísticos que invocam índices e elementos relacionados à água, à cidade e à ação do homem no ambiente natural.
  3. Obras recuperadas — Reúne um conjunto de obras do acervo do MARGS que foram afetadas por água ou umidade e já estão recuperadas, dando uma amostra da diversidade e amplitude das coleções e dos trabalhos de restauração em andamento.
  4. O inconsciente do Museu — Aborda a inundação no interior do térreo do prédio do MARGS, com imagens e vídeos documentais e com produções artísticas que documentam ou têm como cenário esse ambiente, em registros realizados antes e durante a enchente.
  5. Laboratório de restauração — Compartilha com o público, como parte integrante da exposição e seu percurso, uma amostra dos trabalhos de restabelecimento de obras afetadas realizados por restauradores que atuam no Museu, com demonstrações diante do público dos processos de recuperação.

Post scriptum” é uma expressão do latim que em português significa literalmente “pós-escrito”. É usada com a abreviação P.S. incluída ao final de cartas e correspondências, como um lembrete ou para destacar informações adicionais. Mas serve também para designar um escrito que se segue à conclusão de um livro, como um acréscimo.

Essa ideia contida em “post scriptum”— daquilo que pode ser dito após, em tempo — empresta sentido a esta exposição temática e memorialista, que reflete o compromisso do MARGS com a memória, aprofundando-o quando o próprio Museu é parte da circunstância histórica e de suas consequências. 

Por isso, é também uma iniciativa de reação, concebida para a reabertura do MARGS ainda de modo parcial e no seu momento de recuperação, no momento em que o Museu se restabelece e vem sendo atualizado e repensado, durante as ações de reparo e qualificação que estão em andamento.

Concebida pelo diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol, a exposição “Post scriptum — Um museu como memória” tem envolvimento de todos os setores e equipes do Museu em sua organização, além de colaboradores, artistas e fotógrafos convidados.

Acesse aqui https://www.margs.rs.gov.br/midia/post-scriptum-um-museu-como-memoria/e conheça os FOTÓGRAFOS E ARTISTAS VISUAIS DA EXPOSIÇÃO

SERVIÇO

Post scriptum — Um museu como memória”

Exposição de reabertura do MARGS

Quando: inauguração no dia 06.12.2024, a partir das 15h. A exposição permanece em exibição até 09.03.2025

Onde: 1º andar expositivo. O MARGS se localiza na Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre, RS — Brasil — 90010-150

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. 

Visitas mediadas para escolas e grupos devem ser agendadas pelo email educativo@margs.rs.gov.br

Veja mais eventos

  • Cultural
  • Arte e Teatro
  • Arte e Teatro

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes