PT-BR
  • Cultural

Sarau Erico Verissimo 120 anos: muitas histórias para contar

01 de novembro de 2025

16:30

Gratuito mediante inscrição
Entradas / Ingressos

Confira aqui

Organizado por Instituto Ling

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 29/10/2025

Sobre o evento

Instituto Ling celebra os 120 anos de Erico Verissimo com um sarau gratuito que reúne leituras, causos e milongas em homenagem ao escritor que registrou e documentou de maneira única a história do Rio Grande do Sul. O evento, marcado para este sábado, dia 1º de novembro, às 16h30, conta com curadoria e mediação da professora de Letras Marcia Ivana de Lima e Silva, participação dos educadores e escritores Catia Simon e Sergius Gonzaga, além da presença musical do violonista e compositor Vinícius Brum. Para participar, é necessário fazer a inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br

Entre os destaques da atividade estão discussões sobre uma entrevista concedida por Erico Verissimo à escritora Clarice Lispector nos anos 1960, além de trechos de obras assinadas pelo autor gaúcho, entre elas Olhai os Lírios do Campo (1938), O Senhor Embaixador (1965) e Incidente em Antares, o último romance a ser escrito por Erico, em 1971. Para completar a tarde literária e musical no salão de eventos do centro cultural, o espaço ainda recebe os cafés especiais da Baden e uma banca de livros com curadoria da Livraria Baleia.

Sobre o homenageado

Nascido em Cruz Alta, em 17 de dezembro de 1905, Erico Verissimo ganhou o mundo escrevendo histórias que costuram o universo complexo e intimista de diferentes personagens, com amplos painéis sociais e históricos. Com olhar agudo e coração profundamente enraizado na cultura gaúcha, ele soube narrar a história, os costumes e os conflitos da região, como matéria-prima de uma narrativa envolvente e humanista. Seu talento para unir o regional e o universal fez da sua obra um testemunho vibrante da força da literatura como memória, crítica e celebração da vida. Celebremos então o gênio contador de histórias.

Sobre os convidados

Marcia Ivana de Lima e Silva é professora vinculada ao Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa criação literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) pela UFRGS (1986); e Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela PUCRS (1991 e 1996). Coordenou os acervos de Guilhermino Cesar e de Caio Fernando Abreu. Pesquisadora residente na BBM-USP.

Cátia Castilho Simon é doutora em estudos da Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso Africana pela UFRGS. Recebeu o prêmio Vianna Moog, em 2014, UBE/RJ, por Labirintos da Realidade – diálogo de Clarice Lispector com Machado de Assis (Redes Editora, 2013). Entre suas publicações estão Por que ler Clarice Lispector (TDA, 2017); Rastros de Estrela (contos, TDA, 2022); Não há oásis no deserto (poesia, Coleção IV Mulherio das Letras, Venas Abiertas, 2023); e Brigite (Iiteratura infantil, ilustrada pela Liana Timm). É co-organizadora e coapresentadora do Digressões Clariceanas, desde 2021, veiculado pela plataforma Território das Artes. Integra o Mulherio das Letras/RS, e é vice-presidente cultural da AGES, gestão 2023/2024, 2025/2026.

Sergius Gonzaga é formado na área de Letras – Português e Literatura, com doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua experiência como professor e pesquisador envolve principalmente os seguintes temas: literatura brasileira, análise literária, romance e literatura latino-americana. Foi professor de Literatura e Cultura Brasileira, na UFRGS, por mais de 40 anos. Atuou como diretor da Editora da UFRGS entre 1985 e 1994 e do Instituto Estadual do Livro (IEL) nos anos de 2003 e 2004. Editou o site Literatura/Educação do grupo Terra, de 2002 a 2006, e foi fundador do pré-vestibular Unificado e do Colégio Leonardo Da Vinci. Sergius foi também secretário de Cultura de Porto Alegre e coordenador de Literatura e Humanidades da Prefeitura de Porto Alegre. É autor de inúmeras obras, tais como: Curso de Literatura Brasileira (8ª.ed. Leitura XXI); Erico Verissimo (2ª.ed, IEL) e Josué Guimarães (2ª.ed., IEL). Tem ministrado palestras e cursos em várias cidades do país e do exterior, mantendo duas lives semanais sobre temas literários e históricos por meio da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

Vinícius Brum é compositor, violonista e intérprete. Fundou o consagrado grupo musical Tambo do Bando. Reconhecido autor de milongas, gênero musical presente desde o primeiro disco, Milonga-me, que contou com as participações de Geraldo Flach, Luiz Carlos Borges, Alegre Corrêa, Fernando do Ó, entre outros consagrados músicos do cenário gaúcho; até o lançamento mais recente, o álbum Milongrafia. Atuou na Direção Técnica da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, foi vice-presidente da Comissão Estadual dos Festejos da Semana Farroupilha, Coordenador de Nativismo da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e Secretário da Cultura Adjunto de Porto Alegre. Em 2009 concluiu o Mestrado em Letras com a dissertação A canção regional gaúcha: escutando a letra e lendo a melodia. É doutorando em Letras.

O evento é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e apoio do Acervo Literário Erico Verissimo, da Livraria Baleia e da Baden Cafés Especiais.

Foto Erico Verissimo – Credito ALEV _ Acervo Literário Érico Verissimo

Serviço

Sarau Erico Verissimo 120 anos: muitas histórias para contar

Com curadoria e mediação de Marcia Ivana de Lima e Silva, participação de Catia Simon e Sergius Gonzaga e presença musical de Vinícius Brum

Dia 1º de novembro, sábado, às 16h30min

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br (sujeito à limitação do espaço)

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas. 

Bicicletários: há bicicletários gratuitos localizados dentro do estacionamento, com 16 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling há 30 anos, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.

A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.

Conheça o organizador

Instituto Ling

Redes sociais

Veja mais eventos

  • Comida e Bebida
  • Feiras
  • Entretenimento
  • Arte e Teatro
  • Cultural
  • Entretenimento
  • Palestras & Conferências

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes