Após uma trajetória marcada por duas temporadas, passagens por seis teatros e mais de 50 apresentações, o espetáculo Terra sem Mapa encerra o ano com uma curta temporada no Studio Stravaganza, nos dias 13, 20 e 27 de novembro, sempre às 20h.
Vencedora do Prêmio Açorianos de Melhor Ator e indicada em seis categorias ao Prêmio Açorianos de Teatro de Porto Alegre — incluindo dramaturgia, figurino, iluminação, trilha sonora e melhor atriz —, a montagem também foi reconhecida em 2025 com seis indicações ao 14º Prêmio Olhares da Cena.
Criado e interpretado por Mirna Spritzer e Sergio Lulkin, o espetáculo celebra dois anos em cartaz e retorna ao espaço onde nasceu: o próprio Studio Stravaganza, casa da Cia. Stravaganza, com mais de 30 anos de trajetória. Foi ali, no pós-pandemia, que os artistas, com seus personagens Vrum e Luba, iniciaram a caminhada que deu origem à obra. Narradores natos, encontraram no estúdio o ambiente ideal para mergulhar nas travessias do tempo, das memórias e das histórias humanas — entre mares, exílios e reencontros.
Com uma encenação marcada por humor e melancolia, palavra e silêncio, Terra sem Mapa apresenta a essência do teatro em sua forma mais direta: artistas e público em contato próximo, em uma narrativa que convida à escuta atenta. Entre bênçãos e pragas, Vrum e Luba dançam suas lembranças e miram as estrelas, num gesto poético de resistência e esperança.
A montagem já circulou por espaços como a Zona Cultural, o Teatro do CHC Santa Casa, o Teatro Glênio Peres (na VII Mostra de Música e Artes Cênicas da Câmara Municipal de Porto Alegre), o Teatro Oficina Olga Reverbel (Complexo Multipalco Theatro São Pedro), além do 5º Festival Nacional de Teatro Capão em Cena, 31º Festival Internacional Porto Alegre em Cena, Porto Verão Alegre e 19º Festival Palco Giratório Sesc.
Os ingressos, à venda pelo site Entreatos Divulga, estão à venda entre R$ 33.95 e R$ 67.90 e nos dias de espetáculo, na bilheteria do local, a partir das 19h.
Foto Adriana Marchiori
Sinopse
Dois personagens, Vrum e Luba, estão no porto, diante de um navio que parte ao desconhecido. Exilados, atravessam os longos caminhos da memória. Habitantes de diásporas sem fim, recordam fragmentos de uma história passada: lendas, fotos, cartas, canções. Praguejam e dançam. É hora de partir — eles embarcam em direção a uma terra sem mapa. Prometem retornar daqui a 200 anos.
Ficha Técnica
Com: Mirna Spritzer e Sergio Lulkin
Criação, Dramaturgia e Direção: Mirna Spritzer e Sergio Lulkin
Colaboração Artística: Carlos Mödinger
Figurino: Rô Cortinhas
Iluminação: Ricardo Vivian
Operação de luz: Ricardo Vivian e Fabi Santos
Trilha sonora original: Gustavo Finkler
Operação de som: Luiz Manoel
Identidade Visual: Leandro Selister
Fotografia: Adriana Marchiori
Assessoria de imprensa: Bruna Paulin — Assessoria de Flor em Flor
Mídias Sociais: Renata Stein
Produção: Mirna Spritzer, Renata Stein e Sergio Lulkin
Serviço
Terra sem Mapa
Apresentações: 13, 20 e 27 de novembro de 2025 (quintas-feiras), às 20h
Local: Studio Stravaganza — Porto Alegre
Duração: 55 minutos
Classificação: 12 anos
Ingressos – https://www.entreatosdivulga.com.br/terrasemmapa