PT-BR
  • Arte e Teatro

MESA FARTA | UTA e PRETAGÔ: Encontro e Circulação de temáticas 

24 de julho de 2025

19:00

Gratuito mediante inscrição
Entradas / Ingressos

Confira aqui

Organizado por UTA e PRETAGÔ

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 15/07/2025

Sobre o evento

O projeto reúne dois importantes grupos de teatro gaúchos em circulação com seus espetáculos, passando por Canoas, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria

A troca e o encontro de dois grandes grupos de teatro do sul do Brasil, o UTA e o Pretagô, está sendo celebrada com uma circulação de seus mais recentes espetáculos pelo RS. As cidades de Canoas, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria estão vendo ou revendo as montagens de Mesa Farta, do Pretagô e Zaze-Zaze: uma festa para Vavó, do UTA. Os dois grupos desenvolvem com maestria as dramaturgias com temáticas negras. Intitulado UTA e Pretagô: encontro e circulação de temáticas negras, o projeto iniciou sua circulação em Canoas, passa por Pelotas dias 18 e 19 de julho e chega a Porto Alegre nos dias 24 e 25, onde se apresenta no Teatro de Câmara Túlio Piva, além de realizar uma oficina. Este projeto é realizado com recursos do edital 26/2024 – SEDAC PNAB RS com financiamento Pró-Cultura do Governo do Estado do RS e realização do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Mesa Farta

Do Pretagô retrata o cotidiano da vida de pessoas negras. A metáfora da mesa alude ao fato de que comemos, bebemos, rimos, sonhamos, divagamos, decidimos, celebramos a vida e choramos a morte. Nela são feitos acordos sobre o mundo. Na mesa, o grupo Pretagô se lança a pensar sobre as possibilidades de mudanças a partir de escolhas, confissões, compartilhamentos, celebrações e decisões que se observam na atualidade.

 Os dois espetáculos abordam temáticas negras em suas concepções dramatúrgicas de modos distintos. O encontro entre os dois grupos se mostra potente justamente por isso. “Acreditamos que tal encontro justifica-se tanto pela troca artística entre os grupos na elaboração da oficina a ser ministrada em conjunto, quanto pela oportunidade do público de assistir aos espetáculos e entrar em contato com estéticas diversificadas, ainda que o foco de discussão encontre pontos de contato no que se refere à temática negra”, afirma Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas e artista da UTA e Pretagô.

Ao todo, na circulação, serão três apresentações de cada grupo e quatro oficinas ministradas pelos dois grupos em conjunto. As oficinas tem como público alvo artistas, professores e estudantes de artes cênicas, visto que três das cidades escolhidas para a circulação, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre, têm cursos de graduação que formam tanto professores de artes cênicas quanto artistas da cena. “Embora exista a previsão de ensino da história e da cultura negra nos currículos escolares, ainda há uma grande lacuna na formação de artistas e professores nas universidades. Desse modo, o projeto contribui para a formação de professores, artistas e o público em geral, seja por meio das apresentações, seja por meio das oficinas”, reflete Pirajira.

Mesa Farta

O título Mesa Farta traz em si uma metáfora que se faz de forma encruzilhada, nas ondas simultâneas e ambíguas. Inicialmente corresponde ao objeto mesa, repleto de alimentos. Metaforicamente a mesa farta é uma imagem que representa o desejo de fartura de vida, de prosperidade, de experiências positivas, de axé – a potência vital. Por outro lado, pode ser entendida também como um local, um tempo, ou ainda, um espaço que está inconformado, rebelado, em aspecto de recusa. A mesa, objeto real, imaginário e imaginado, elemento cênico e arranjador metafórico da narrativa do espetáculo, toma a própria dimensão de mundo, operando como o lugar que pertence àqueles que detêm o poder. A mesa assume o sentido metafórico de poder, sendo ela mesma destinatária dos papéis e documentos que organizam o tempo e as condutas sob as quais vivemos. Ao tomar a mesa como este lugar emblemático, limítrofe, as cenas que se apresentam ao longo do espetáculo se referenciam a este objeto e o tornam material e imaterial. A mesa, em Mesa Farta, possui a ambivalência e o movimento do orixá Exu, por ser ela mesma encruzilhada, morada, e o princípio causador destes movimentos / deslocamentos.

            A dramaturgia é composta por cenas coletivas autorais, cenas individuais e coletivas, intercaladas ao longo do roteiro por monólogos extraídos de textos clássicos da dramaturgia euro-ocidental como Medeia de Eurípedes; Dona Rosita, a Solteira, de Frederico Garcia Lorca; A vida é sonho, de Pedro Calderón de La Barca; Medeamaterial, de Heiner Müller. Desde seu início o grupo constrói suas dramaturgias a partir de relatos pessoais, experiências individuais e coletivas, misturadas a outras histórias, textos e memórias. No caso de Mesa Farta, foram trabalhados textos clássicos euro referenciados.  A trilha sonora é embalada por mixagens eletrônicas, beats sonoros misturados com ritmos como funk carioca, rap, rhythm and blues, hip hop e distorções nos microfones.

FICHA TÉCNICA:

MESA FARTA
Elenco: Bruno Fernandes, Fernanda Fiuza, Laura Lima e Silvana Rodrigues

Direção: Thiago Pirajira

Dramaturgia: Grupo Pretagô

Trilha sonora original: João Pedro Cé e Thiago Pirajira 

Técnico de som e operador:  Wagner Menezes

Figurinos: Camila Falcão e Mari Falcão

Maquiagem: Camila Falcão

Projeções: Jana Castoldi
Operação de projeções: Gabi João
Vídeos: Thiago Lazeri

Iluminação: Bruna Casali
Cenografia: Rodrigo Shalako e Thiago Pirajira

Cenotécnico: Rodrigo Shalako
Contrarregra: Miguel Rosa

Fotos: Anelise De Carli e Laura Testa

Produção e Realização: Grupo Pretagô

Duração: 70 minutos

Classificação etária: 16 anos

Teaser: https://youtu.be/IQKHQja6aP4?si=Lp63twNjqKII-g2y
Instagram: www.instagram.com/grupopretago
Site: www.grupopretago.com
Email: grupopretago@gmail.com

SERVIÇO:

Porto Alegre – Teatro de Câmara Túlio Piva / Rua da República, 575

24 de julho às 19h – Mesa Farta

Veja mais eventos

  • Show de música
  • Arte e Teatro
  • Arte e Teatro
  • Gratuitos
  • Show de música

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes