PT-BR
  • Arte e Teatro

ZAZE – ZAZE | UTA e PRETAGÔ: Encontro e Circulação de temáticas 

25 a 24 de julho de 2025

19:00

Gratuito mediante inscrição
Entradas / Ingressos

Confira aqui

Organizado por UTA e PRETAGÔ

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 15/07/2025

Sobre o evento

 O projeto reúne dois importantes grupos de teatro gaúchos em circulação com seus espetáculos, passando por Canoas, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria

A troca e o encontro de dois grandes grupos de teatro do sul do Brasil, o UTA e o Pretagô, está sendo celebrada com uma circulação de seus mais recentes espetáculos pelo RS. As cidades de Canoas, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria estão vendo ou revendo as montagens de Mesa Farta, do Pretagô e Zaze-Zaze: uma festa para Vavó, do UTA. Os dois grupos desenvolvem com maestria as dramaturgias com temáticas negras. Intitulado UTA e Pretagô: encontro e circulação de temáticas negras, o projeto iniciou sua circulação em Canoas, passa por Pelotas dias 18 e 19 de julho e chega a Porto Alegre nos dias 24 e 25, onde se apresenta no Teatro de Câmara Túlio Piva, além de realizar uma oficina. Este projeto é realizado com recursos do edital 26/2024 – SEDAC PNAB RS com financiamento Pró-Cultura do Governo do Estado do RS e realização do Ministério da Cultura do Governo Federal.

O espetáculo Zaze-zaze: uma festa para Vavó, do UTA, estreou em 2023, após ser aprovado no edital FAC-RS das Artes de Espetáculo, pelo qual recebeu um financiamento para a montagem da obra. Realizou dez apresentações em bairros periféricos e áreas centrais da cidade de Porto Alegre, e, além disso, oportunizou workshops para grupos de teatro periféricos. Em 2024, foi um dos espetáculos convidados a participar do Festival Porto Verão Alegre, pelo qual realizou duas apresentações. Foi selecionado como uma das montagens locais a participar do 18º Palco Giratório, em 2024. 

Os dois espetáculos abordam temáticas negras em suas concepções dramatúrgicas de modos distintos. O encontro entre os dois grupos se mostra potente justamente por isso. “Acreditamos que tal encontro justifica-se tanto pela troca artística entre os grupos na elaboração da oficina a ser ministrada em conjunto, quanto pela oportunidade do público de assistir aos espetáculos e entrar em contato com estéticas diversificadas, ainda que o foco de discussão encontre pontos de contato no que se refere à temática negra”, afirma Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas e artista da UTA e Pretagô.

Ao todo, na circulação, serão três apresentações de cada grupo e quatro oficinas ministradas pelos dois grupos em conjunto. As oficinas tem como público alvo artistas, professores e estudantes de artes cênicas, visto que três das cidades escolhidas para a circulação, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre, têm cursos de graduação que formam tanto professores de artes cênicas quanto artistas da cena. “Embora exista a previsão de ensino da história e da cultura negra nos currículos escolares, ainda há uma grande lacuna na formação de artistas e professores nas universidades. Desse modo, o projeto contribui para a formação de professores, artistas e o público em geral, seja por meio das apresentações, seja por meio das oficinas”, reflete Pirajira.

Zaze-Zaze: uma festa para Vavó

O espetáculo de rua Zaze-Zaze: uma festa para Vavó, inspirado no texto dramático Zaze-Zaze, de Hermes Mancilha, comemorou os 30 anos do UTA, de um dos mais importantes grupos teatrais do sul do Brasil. Mancilha foi uma personalidade do teatro na cena sulista. Autor, ator, iluminador, dramaturgo, diretor e professor de teatro, foi coautor de “Bailei na curva”, espetáculo tão importante na história que continua em cartaz até os nossos dias. Muitos de seus textos não foram ainda publicados, quase trinta anos depois de sua morte e este espetáculo dá visibilidade à herança desse dramaturgo tão importante na constituição do teatro negro gaúcho. A montagem conta e canta a história da vida de Vavó, uma mulher negra e pobre, símbolo da resistência negra brasileira. Em cena figuram seus percalços e conquistas até seu final, quando se torna uma árvore.  A linha do tempo de sua vida, suas memórias, as conversas com seu companheiro, as cenas ritualísticas e recordações expõem a condição de vida da mulher negra no Brasil. O espetáculo explora sua caminhada, os sonhos, as relações familiares, oscilando entre cenas rituais, líricas e cômicas.

Os espetáculos da UTA têm sua identidade bem marcada. O grupo não utiliza o texto dramático tradicional como ponto de partida, e sim um processo criativo de improvisações, que resultam em narrativas diversas até chegar ao espetáculo final.  Trabalhos de destaque como O Ronco do Bugio (1996) mostram a força criativa desse conjunto de atores e atrizes. Nesse espetáculo de rua o grupo fundia a figura do bugio – macaco típico do sul do Brasil que com seu ronco deu origem ao ritmo gauchesco – e o bufão europeu, figura grotesca que originou uma técnica específica de atuação na qual o ator usa sua própria força bizarra para fazer rir. Esse tipo de mescla esteve também emMundéu o segredo da Noite (1998), no qual o grupo misturou a técnica de dança-teatro do sul da Índia, conhecida como Bharata Natyam e os personagens das Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto. A temática sulista, bastante recorrente nos trabalhos, aparecia, também, de forma não estereotipada em Nos meses da corticeira florir (2001), espetáculo em que o público era convidado a entrar na casa de uma costureira e ali experimentar histórias antigas.

FICHA TÉCNICA:

ZAZE-ZAZE: uma festa para Vavó
Inspirado na obra de Hermes Mancilha

Direção: Gilberto Icle

Assistência de direção: Shirley Rosário

Elenco: Álvaro RosaCosta, Celina Alcântara, Ciça Reckziegel, Dedy Ricardo, Gilberto Icle, Gisela Habeyche, Lauro Fagundes (Juliano Barros em substituição), Nina Fola e Thiago Pirajira 

Músicas: Flávio Oliveira, Luciana Prass, Simone Rasslan, Álvaro Rosacosta, Nina Fola, Thiago Pirajira, Dedy Ricardo, Gisela Habeyche, Lauro Fagundes, Celina Alcântara, Gilberto Icle, Ciça Reckziegel e o cancioneiro popular

Arranjos e direção musical: Simone Rasslan e Luciana Prass

Preparação vocal: Simone Rasslan

Preparação para percussão: Luciana Prass

Contrarregragem: Shirley Rosário e Miguel Rosa

Figurinos: Mari Falcão e Camila Falcão

Acessórios cênicos e assessoria figurinos: Luiz Augusto Lacerda

Projeto cenográfico: Gonzalo Callejas (Teatro de Los Andes, Bolívia)

Cenografia: Alex Limberger

Criação e confecção pássaro: Roberto Marques e Luiz Augusto Lacerda

Arte: Mitti Mendonça

Design gráfico: Aline da Silva Gonçalves

Fotos: Fábio Zambom

Produção: UTA Produções Artísticas e Culturais
Realização: UTA
Duração: 50 minutos
Classificação etária: livre

Teaser versão rua: https://www.youtube.com/watch?v=6FusTCQv9JI&t=1s
Instagram: www.instagram.com/utateatro
email: utateatrobrasil@gmail.com

Veja mais eventos

  • Show de música
  • Arte e Teatro
  • Arte e Teatro
  • Gratuitos
  • Show de música

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes