A primeira cervejaria de Rafael Rodriguez foi seu próprio apartamento. O que era um momento de diversão entre amigos passou a ser levado a sério, primeiro em eventos de rua e, por fim, com a criação da Cervejaria Alcabar Alcapone – Bar da Fabrica, que já tem 13 anos de história. “Começamos a fazer cerveja entre amigos, sem nenhuma expectativa, uma vez por mês, para suprir o que a gente consumia”, conta. Hoje, Rafael fornece o produto para mais de 300 estabelecimentos e, por isso, conhece a noite da capital gaúcha como poucos. “A gente tem relacionamento com muita gente. Então, estou sempre na rua”. Nos momentos de lazer, explora lugares novos para se divertir e se inspirar, afinal empreendedor vê negócio em tudo. Pai do Francisco e da Maria Fernanda, ele também sempre procura boas opções de passeio para os pequenos.
Um sábado no Mercado Público
“Andar pelo Mercado Público num sábado de manhã e sentir o aroma dos cafés, da erva-mate, dos temperos traz uma sensação de conforto. Todas aquelas cores nas prateleiras, pessoas de várias origens se cruzando pelos corredores. Depois de percorrer as bancas do mercado, almoçar no Restaurante Gambrinus, que é o restaurante mais tradicional de Porto Alegre, um ambiente que transpira nossa história. Gosto muito de comer frutos do mar lá. Por fim, passar na Cachaçaria do Mercado, porque uma cachacinha é muito bom de ter em casa para fazer drinks”.
Almoçar com a família no Santo Antônio e jantar a dois no Capincho
“Na Churrascaria Santo Antônio, a churrascaria mais antiga do Brasil, gosto muito do assado de tiras, churrasco mais raiz, mas não tem como não citar o filé à parmegiana, clássico. É um bom programa com a família porque tem espaço kids, com recreacionista. Então, a gente consegue ficar tranquilo, sabendo que as crianças estão aproveitando e sendo bem cuidadas. O Restaurante Capincho é bom para ir a dois porque tem um ambiente mais intimista. A gente gosta muito de boteco, de bagunça, ir no Capincho é ter um momento de paz e receber um baita atendimento. Desde a alta gastronomia até os drinks, é difícil pedir alguma coisa no Capincho que não seja da melhor qualidade”.
Esticar até a Zona Sul e visitar a Magian Cacao
“Temos o Alcabar Alcapone – Orla e é sempre muito bom ir até lá tomar um chopp. Com as crianças, gosto de ir até a Zona Sul para ver o pôr-do-sol no Guaíba. Um baita programa de final de semana. Passear pela Zona Sul é relaxante. É uma parte mais tranquila da cidade, sem aquela correria da região central. A gente consegue ter mais contato com a natureza, sentir a brisa do rio. Na Vila Assunção, bem na beira do Guaíba, fica a Magian Cacao, que tem o chocolate mais diferenciado de Porto Alegre, de produção própria. Todo o processo é feito com o maior cuidado. Cada barra é produzida à mão, com amêndoas de cacau colhidas na Amazônia e na Bahia. Então, gosto de aproveitar o passeio e pegar uma lembrança para a família, levar um chocolatinho sempre vai bem”.
Passear com as crianças no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
“O Museu de Ciências e Tecnologia – PUCRS é outro ótimo passeio para as crianças. Meu mais velho já foi algumas vezes. Ele fica encantado com os dinossauros, com tudo que tem lá. Tem experiências divertidas, com interatividade. Eletricidade que deixa a gente de cabelo em pé, esqueletos de animais, aviões antigos, muitas curiosidades sobre ciência. A gente leva as crianças, mas também sai de lá alegre e com a sensação de ter aprendido bastante”.