Vendo os porto-alegrenses tão orgulhosos do mais lindo pôr-do-sol do mundo e dos nossos lindos parques, talvez tu te surpreenda com essa informação: a gente também adooora shopping! Não há como negar, esses grandes centros comerciais tornam a vida mais prática, já que reúnem diferentes tipos de comércios e serviços em um só lugar e, cada vez mais, se propõem a oferecer experiências para toda família.
Shopping Iguatemi
Um clássico de Porto Alegre e, atualmente, um dos lugares mais buscados por turistas na cidade. Por lá, passam cerca de dois milhões de pessoas por mês. Para ter uma ideia, Porto Alegre tem 1,3 milhão de habitantes. Mas, claro, tem muita gente que repete a visita. O motivo do grande sucesso é a diversidade de operações, que conta com duas praças de alimentação e dez restaurantes. Um dos nossos queridinhos é a Cantina do Press. O Iguatemi tem 363 lojas, distribuídas em três pisos. E, apesar da sofisticação ser uma das marcas do local, tem opções de comércio para todos os gostos e bolsos – lojas de departamento, especializadas, de marcas famosas, joalherias, entre outros.
Bourbon Country
Quando eu falo que a gente adora shopping não é da boca para fora. Afinal, onde mais tu encontraria um estabelecimento bem na frente do outro? Em Porto Alegre, o Bourbon Country fica na frente do Iguatemi e vice-versa. Construído depois, a gente pode dizer que ele completa o vizinho. O diferencial aqui é o enorme hipermercado, a proposta mais enxuta, mas com espaços multiuso, como um Food Hall e até um Teatro. Não é a toa que a região onde ficam estes shoppings é uma das mais valorizadas da cidade.
Shopping Total
Esse é um dos mais lindos shoppings de Porto Alegre. O Total fica em u prédio histórico da nossa cidade, construído em 1911, inicialmente para receber uma cervejaria. O local ainda preserva os túneis, as caldeiras e a enorme chaminé de 86m de altura. Quase 100 anos depois, o imponente edifício se tornou um espaço de compras, convivência e conveniência. Uma das marcas deste empreendimento são os eventos, como a já tradicional chegada do Papai Noel, o Arraial, e feiras de todos os tipos. Conta com mais de 540 lojas e cerca de um milhão de visitas por mês.
Shopping Praia de Belas
Outro shopping que faz parte da história de Porto Alegre, o Praia de Belas vem se reinventando com o passar do tempo. Hoje, os espaços para locação não são exclusivos para lojas e serviços de conveniência. A gurizada é sempre bem-vinda para viver incríveis aventuras no Teatro Zé Rodrigues e a galera da academia também tem um espaço lá.
BarraShoppingSul
Adorado pelos adultos, amado pelas crianças. O BarraShoppingSul se destaca pelo compromisso em oferecer experiências e relação emocional para os clientes. No caso dos adultos, a variedade de lojas, (mais de 300), serviços e operações gastronômicas é o que cativa. Na área chamada Baixo Barra, tu encontra restaurantes de alta gastronomia, com um ambiente e vista privilegiados. Mas, para as crianças, o grande sucesso é o BarraCadabra, uma arena de brincadeiras gratuita e tri divertida, localizada na área do estacionamento. Na área interna, também não faltam opções para guris e gurias se divertirem. O Barra fica em frente ao Guaíba, tem um projeto arquitetônico com grandes estruturas de vidro, o que permite incidir bastante luz natural.
Pontal Shopping
O mais recente dos shoppings de Porto Alegre é resultado da revitalização de uma área conhecida antigamente como Pontal do Estaleiro Só, o shopping é um dos empreendimentos que compõem o complexo multiuso. É o único que conta com um parque e uma infraestrutura completa que conecta a praticidade do shopping com a beleza ao ar livre da orla do Guaíba. Além da praça de alimentação, tem dois grandes restaurantes: o 20barra9 e o Hard Rock Café. Outro diferencial é a loja âncora: a Leroy Merlin vende todo tipo de item para construção, manutenção, decoração e cuidado com a casa. Também é um dos preferidos dos pequenos, porque, além do parque, tem a maior piscina de bolinhas da América Latina. Uma curiosidade é que, durante as enchentes, o Pontal funcionou como área de resgates de pessoas e animais atingidos, devido à localização e à estrutura.