Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
julho, 2024

Café Imperador: uma joia no Quarto Distrito

Espaço foi reinaugurado após cheia do Guaíba e une o charme histórico à confeitaria artesanal
Compartilhe:
Atualizado em 04/07/2024
Foto: @zaya.mkt/Divulgação

A fachada e a decoração externa já deixam claro que estamos entrando em um café com inspiração histórica.  Recém-(re)inaugurado, o Café Imperador, situado na esquina das ruas Félix da Cunha e Almirante Tamandaré, une um tributo a Dom Pedro II a uma gastronomia excelente. Nas mesinhas da calçada ou em uma das confortáveis poltronas na área interna, o espaço é um convite ao encontro com amigos e muitos registros dos itens de época da decoração.

Relíquias à mostra 

O Café Imperador nasceu da paixão de seu proprietário pela história do Brasil e pelo nosso café de qualidade. Foi juntando o próprio acervo de relíquias com itens garimpados que a decoração do espaço nasceu. Nas paredes, estão documentos originais da época do Império e uma cornija de lareira enorme usada como adorno na abertura que leva a um pequeno salão lateral todo azul remetendo à cor da família Orleans. Os vidros da fachada, do prédio de 1914, foram decorados com adesivos que imitam vitrais e contam a história do café desde o grão até o momento de ser saboreado.

Delícias imperiais

Na sua primeira visita, reserva alguns bons minutos para admirar todas as riquezas do lugar e depois passa para a hora mais saborosa. Nossas escolhas foram o carro-chefe da casa: mil-folhas de morango e uma fatia generosa da tradicional Marta Rocha. Para acompanhar um café extraído pelo método Hario V60 e um cappuccino, excelentes. O cardápio inclui opções salgadas como saladas e quiches, além de uma variedade de tortas artesanais e drinks clássicos. Outro destaque é a gentileza da equipe que aumenta ainda mais a sensação boa viver uma tarde na corte real.

Resiliência pós-cheia

O Café Imperador passou por cinco meses de reforma, e tinha pouco mais de dois meses de operação quando foi atingido pela cheia histórica do Guaíba. Apesar disso, e por acreditar no potencial do Quarto Distrito, as portas foram reabertas assim que a extensa higienização acabou. A resiliência do proprietário e da equipe são, agora, o motor para seguir abrindo as portas de segunda a sábado, das 13h30 às 19h. O espaço recebe até 30 pessoas e a dica é aproveitar as mesas da calçada em dias de sol no nosso Portinho.

Serviço
Café Imperador

R. Félix da Cunha, 91 - São Geraldo, Porto Alegre - RS, 90570-001

Horário de funcionamento

Seg
13:30 – 19:00
Ter
13:30 – 19:00
Qua
13:30 – 19:00
Qui
13:30 – 19:00
Sex
13:30 – 19:00
Sáb
13:30 – 19:00

Outros artigos relacionados

Artigo
Um ambiente sem frescuras, com um café de altíssima qualidade, no Centro Histórico.  
Artigo
O prato é o mesmo, mas as maneiras de apreciar uma boa pizza na capital são muitas e vamos te provar!
Artigo
A carne é mais fina, o pão é mais largo e o sabor é inigualável. Criado no Rio Grande do Sul, o xis é um clássico dos lanches, acessível, e pode ser versátil no recheio

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes