A fachada e a decoração externa já deixam claro que estamos entrando em um café com inspiração histórica. Recém-(re)inaugurado, o Café Imperador, situado na esquina das ruas Félix da Cunha e Almirante Tamandaré, une um tributo a Dom Pedro II a uma gastronomia excelente. Nas mesinhas da calçada ou em uma das confortáveis poltronas na área interna, o espaço é um convite ao encontro com amigos e muitos registros dos itens de época da decoração.
Relíquias à mostra
O Café Imperador nasceu da paixão de seu proprietário pela história do Brasil e pelo nosso café de qualidade. Foi juntando o próprio acervo de relíquias com itens garimpados que a decoração do espaço nasceu. Nas paredes, estão documentos originais da época do Império e uma cornija de lareira enorme usada como adorno na abertura que leva a um pequeno salão lateral todo azul remetendo à cor da família Orleans. Os vidros da fachada, do prédio de 1914, foram decorados com adesivos que imitam vitrais e contam a história do café desde o grão até o momento de ser saboreado.
Delícias imperiais
Na sua primeira visita, reserva alguns bons minutos para admirar todas as riquezas do lugar e depois passa para a hora mais saborosa. Nossas escolhas foram o carro-chefe da casa: mil-folhas de morango e uma fatia generosa da tradicional Marta Rocha. Para acompanhar um café extraído pelo método Hario V60 e um cappuccino, excelentes. O cardápio inclui opções salgadas como saladas e quiches, além de uma variedade de tortas artesanais e drinks clássicos. Outro destaque é a gentileza da equipe que aumenta ainda mais a sensação boa viver uma tarde na corte real.
Resiliência pós-cheia
O Café Imperador passou por cinco meses de reforma, e tinha pouco mais de dois meses de operação quando foi atingido pela cheia histórica do Guaíba. Apesar disso, e por acreditar no potencial do Quarto Distrito, as portas foram reabertas assim que a extensa higienização acabou. A resiliência do proprietário e da equipe são, agora, o motor para seguir abrindo as portas de segunda a sábado, das 13h30 às 19h. O espaço recebe até 30 pessoas e a dica é aproveitar as mesas da calçada em dias de sol no nosso Portinho.