Lançamento

POA dos

Eventos

POA da

Noite

POA da

Cultura

Por

POA dos

Esportes

POA da

Gastronomia

Por

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA ao

Ar Livre

POA da

Inovação

POA da

Orla

Canais de marcas

Canal

i Love POA

Por
Ícone da Marca
Ícone da Seção
janeiro, 2024

Mercado Público: o lugar para comer bem

São mais de 100 bancas de alimentos e restaurantes com variedade, qualidade e opções para todos os bolsos. 
Compartilhe:
Atualizado em 05/01/2024
Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

O lugar perfeito para encontrar um ingrediente fresquinho ou bem diferente para levar para casa, para fazer a refeição em um bom restaurante, além de ser um dos locais mais emblemáticos e históricos da cidade. O Mercado Público abre de domingo a domingo. São mais de 100 estabelecimentos dos mais variados tipos de alimentos e de gastronomia. São dezenas de milhares de itens à venda! Em algumas bancas, tu é atendido pelo proprietário e dá até para negociar preços com mais facilidade. Além disso, é fácil de chegar, pois fica no coração de Porto Alegre, bem no Centro da capital.

Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

Ingredientes fresquinhos

A ideia é fazer uma comida deliciosa? No Mercado Público tu encontra itens para confeitaria, bebidas, doces, padarias, peixarias, açougues, fiambrerias, fruteiras, sempre com produtos fresquinhos. Falando em frutas, se teu negócio são as exóticas, vale uma parada na Banca 11, onde tem granadilla, mangostão, jatobá, tomate de árvore e macadâmia in natura. Uma coisa que virou tradição entre os porto-alegrenses é comprar bacalhau no Mercado, principalmente na Páscoa. Na área da feira do peixe, tu consegue bons valores até para itens mais sofisticados, como o camarão. Para dar o sabor especial, aquele temperinho que não pode faltar também tem ali. As bancas de petiscos são sensacionais – há frutas secas e cristalizadas, queijos, embutidos, pastinhas diferenciadas (hummus, caponata, de frango…). Entre os produtos naturais, que tal uma pasta de amendoim moída na hora? Agora, se tu quer fazer um lanchinho ou acalmar aquela vontade por guloseimas, tu acha de biscoitinhos integrais, até balas e chocolates – afinal de contas, ninguém é de ferro! 

Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

As bebidas mais gaúchas

Para preparar aquele mate bem gaudério, tu pode escolher a tua erva mate preferida. Tem as puras folhas – as mais amargas! -, as moídas grossas e as finas. As opções são de pacote fechado ou à granel – que tu escolhe na hora, podendo misturar as variações e assim ter um sabor único. Tem as bem gaúchas, mas também as de padrão uruguaio e argentino – que utilizam a mesma planta na origem, mas tem o processamento diferente, o que dá à erva dos “hermanos” uma cor mais fraca e um amargor mais forte. E tem até aquela para fazer um tererê geladinho. Mas se tu gosta de tomar um chazinho, tem in natura para todas as ocasiões. Mas fique sabendo que nem só de chimarrão vivem os gaúchos. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de vinho nacional e é no Mercado Público que tu encontra a maior variedade de marcas, inclusive rótulos que tu não nos supermercados.

Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

Para refeições e lanche lá mesmo

Se a intenção é “comer fora”, no Mercado tu encontra uma grande versatilidade na gastronomia. Divididos no primeiro e no segundo andar, onde há um mezanino, há espaços que oferecem pratos mais elaborados, como frutos do mar, bacalhau e afins, assim como uma culinária mais popular, com buffet a quilo. Há ainda opções veganas, massas, sanduíches e uma Parrila Uruguaia. Caminhando pelo térreo, tu conhece o restaurante mais antigo do estado e o sexto do Brasil, o Gambrinus. Para a sobremesa, a dica é passar na Banca 40, uma das mais famosas e tradicionais de Porto Alegre, com 95 anos de história.

Serviço
Mercado Público

Largo Jorn. Glênio Péres, número 1, bairro Centro Histórico, CEP 90020-050

Horário de funcionamento

Dom
09:00 – 15:00
Seg
07:30 – 22:00
Ter
07:30 – 22:00
Qua
07:30 – 22:00
Qui
07:30 – 22:00
Sex
07:30 – 22:00
Sáb
07:30 – 22:00

Outros artigos relacionados

Encontre a TUA Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolha qual Porto Alegre tu gostaria de conhecer e descubra qual é a TUA!
Patrocinadores que fomentam a iniciativa