Porto Alegre, mais de 40ºC. Sim, se engana quem pensa que por aqui só faz frio. Nas estações mais quentes do ano, a temperatura aumenta e a sensação térmica também. Para refrescar, a pedida é um sorvete geladinho. E a referência no assunto é a Banca 40. De cara, tu já vê que o principal sabor do local é a nostalgia e as memórias afetivas. A principal loja ocupa um espaço no térreo do Mercado Público, no Centro Histórico. A própria logo do local, apesar de reformulada nos últimos anos, faz referência ao passado, e, no cardápio, há opções que tu já não encontra em sorveterias mais modernas, como a Banana Split, o Sundae e o Colegial – uma sobremesa que inclui uma bola de sorvete à escolha, nata, cobertura, tubete e castanha. Provar essas delícias dá até um gostinho de infância! Quase centenária, é fácil ver diferentes gerações na lancheria, com avós levando netos e amigos juntos para resgatar momentos felizes.
Para refrescar no verão
Feitos artesanalmente, os sorvetes são os queridinhos da banca e os mais pedidos são os de chocolate, creme e morango, entre as 14 opções oferecidas. A mais célebre receita, porém, é a Bomba Royal – salada de frutas, três sabores de sorvete e uma generosa porção de nata – tudo produzido no local. Foi essa a opção escolhida pelo cantor Bob Dylan, que visitou a banca em 1991, com o escritor Eduardo Bueno, o Peninha. A receita nasceu na década de 1940, quando clientes iam ao estabelecimento e queriam acrescentar nata com os demais itens. Com tantos pedidos recorrentes, ela entrou para o menu. A Banana Split e a Nata com Morangos também são ótimas pedidas. Mas se a vontade é “pegar mais leve”, a salada de frutas é sensacional, assim como o caldo – combinação de frutas da época com um delicioso suco de laranja.
Para todas as estações e ocasiões
Mas a parada na banca não precisa ser só na hora da sobremesa e nem apenas nos dias mais quentes. A loja oferece, ainda, opções de lanches e refeições prontas, como o franguinho grelhado acompanhado de frutas da estação. O tradicional a la minuta e o filé de peixe ao molho de espinafre também encantam o olhar e atiçam o paladar. E tu já experimentou waffle de pão de queijo? Esse é um dos diferenciais da unidade, que também tem um croissant recheado com frango e queijo, sanduíches e crepes. Se ainda a opção é algo gelado, um açaí alimenta e dá aquela energia. Falando em energia, um bom café dá aquela revigorada. E no friozinho do inverno, uma boa sopinha aquece o corpo e acalenta o coração.
História
Antes de se tornar a lancheria que é hoje, a Banca era uma fruteira. Aliás, foi assim que ela foi fundada, em 1927, por Manoel Maria Martins. O português ficou à frente da banca até falecer, quando seu filho passou a cuidar do local e com a esposa. Em 2011, o empreendimento foi adquirido por novos proprietários que modernizaram o ambiente, mas sem deixar de lado a tradição. Com 96 anos, além de Bob Dylan, diariamente passam pela lancheria políticos, artistas, atores e músicos.