Lançamento

POA dos

Eventos

POA da

Noite

POA da

Cultura

Por

POA dos

Esportes

POA da

Gastronomia

Por

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA ao

Ar Livre

POA da

Inovação

POA da

Orla

Canais de marcas

Canal

i Love POA

Por
Ícone da Marca
Ícone da Seção
janeiro, 2024

Banca 40: Sorvetes e sobremesas refrescantes

Banca do Mercado Público é famosa pela Banana Split, pela Bomba Royal, pelos sorvetes e doces gelados.
Compartilhe:
Atualizado em 30/01/2024
Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

Porto Alegre, mais de 40ºC. Sim, se engana quem pensa que por aqui só faz frio. Nas estações mais quentes do ano, a temperatura aumenta e a sensação térmica também. Para refrescar, a pedida é um sorvete geladinho. E a referência no assunto é a Banca 40. De cara, tu que o principal sabor do local é a nostalgia e as memórias afetivas. A principal loja ocupa um espaço no térreo do Mercado Público, no Centro Histórico. A própria logo do local, apesar de reformulada nos últimos anos, faz referência ao passado, e, no cardápio, há opções que tu já não encontra em sorveterias mais modernas, como a Banana Split, o Sundae e o Colegial – uma sobremesa que inclui uma bola de sorvete à escolha, nata, cobertura, tubete e castanha. Provar essas delícias dá até um gostinho de infância! Quase centenária, é fácil ver diferentes gerações na lancheria, com avós levando netos e amigos juntos para resgatar momentos felizes.

Foto: Banca 40 / Divulgação

Para refrescar no verão 

Feitos artesanalmente, os sorvetes são os queridinhos da banca e os mais pedidos são os de chocolate, creme e morango, entre as 14 opções oferecidas. A mais célebre receita, porém, é a Bomba Royal – salada de frutas, três sabores de sorvete e uma generosa porção de nata – tudo produzido no local. Foi essa a opção escolhida pelo cantor Bob Dylan, que visitou a banca em 1991, com o escritor Eduardo Bueno, o Peninha. A receita nasceu na década de 1940, quando clientes iam ao estabelecimento e queriam acrescentar nata com os demais itens. Com tantos pedidos recorrentes, ela entrou para o menu. A Banana Split e a Nata com Morangos também são ótimas pedidas. Mas se a vontade é “pegar mais leve”, a salada de frutas é sensacional, assim como o caldo – combinação de frutas da época com um delicioso suco de laranja. 

Foto: Banca 40 / Divulgação

Para todas as estações e ocasiões 

Mas a parada na banca não precisa ser só na hora da sobremesa e nem apenas nos dias mais quentes. A loja oferece, ainda, opções de lanches e refeições prontas, como o franguinho grelhado acompanhado de frutas da estação. O tradicional a la minuta e o filé de peixe ao molho de espinafre também encantam o olhar e atiçam o paladar. E tu experimentou waffle de pão de queijo? Esse é um dos diferenciais da unidade, que também tem um croissant recheado com frango e queijo, sanduíches e crepes. Se ainda a opção é algo gelado, um açaí alimenta e dá aquela energia. Falando em energia, um bom café dá aquela revigorada. E no friozinho do inverno, uma boa sopinha aquece o corpo e acalenta o coração.

Foto: Banca 40 / Divulgação

História 

Antes de se tornar a lancheria que é hoje, a Banca era uma fruteira. Aliás, foi assim que ela foi fundada, em 1927, por Manoel Maria Martins. O português ficou à frente da banca até falecer, quando seu filho passou a cuidar do local e com a esposa. Em 2011, o empreendimento foi adquirido por  novos proprietários que modernizaram o ambiente, mas sem deixar de lado a tradição. Com 96 anos, além de Bob Dylan, diariamente passam pela lancheria políticos, artistas, atores e músicos.

Serviço
Mercado Público

Largo Jorn. Glênio Péres, número 1, bairro Centro Histórico, CEP 90020-050

Horário de funcionamento

Dom
09:00 – 15:00
Seg
07:30 – 22:00
Ter
07:30 – 22:00
Qua
07:30 – 22:00
Qui
07:30 – 22:00
Sex
07:30 – 22:00
Sáb
07:30 – 22:00
Banca 40

Largo Jorn. Glênio Péres, número 1, Banca 40, bairro Centro Histórico e CEP 90020-050

Horário de funcionamento

Seg
09:00 – 19:00
Ter
09:00 – 19:00
Qua
09:00 – 19:00
Qui
09:00 – 19:00
Sex
09:00 – 19:00
Sáb
09:00 – 19:00

Outros artigos relacionados

Encontre a TUA Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolha qual Porto Alegre tu gostaria de conhecer e descubra qual é a TUA!
Patrocinadores que fomentam a iniciativa