Após uma jornada intensa de trabalho, é totalmente justo reservar um tempo para relaxar e escapar da agitação do dia a dia. Um bom happy hour é a oportunidade ideal para reunir amigos e desfrutar de momentos descontraídos. A Sulgás nos convidou para conhecer o mais tradicional ponto de encontro de fim de tarde no Centro Histórico de Porto Alegre: o Chalé da Praça XV. A Sulgás é uma empresa genuinamente gaúcha e fornece abastecimento de gás natural para milhares de estabelecimentos, incluindo o Chalé. Aproveita essa dica porque ela te leva para uma diversão mais segura e sustentável já que o gás natural tem combustão limpa, o que significa que não deixa partículas no ar; baixíssima emissão de poluentes e traz menor impacto para a mobilidade urbana com tubulação subterrânea.
Histórico e clássico
Localizado em frente ao Mercado Público, o Chalé da Praça XV é um cartão-postal da cidade de Porto Alegre. Em 2024, completou 139 anos. O primeiro prédio foi construído pela prefeitura, em 1885, como um quiosque destinado à venda de sorvetes. De lá para cá, passou por um incêndio, pela enchente de 1941, três reformas, uma restauração, ganhou um edifício anexo e resistiu à inundação de maio de 2024. Sempre se mantendo como um refúgio acolhedor no coração agitado da cidade. O prédio amarelinho com linhas charmosas é tombado como patrimônio histórico e permanece com um símbolo boêmio e cultural da capital gaúcha.
Cardápio no capricho
Almoçar no Chalé da Praça XV é uma oportunidade para ver a vida agitada do Centro Histórico passar através das charmosas janelas. O restaurante oferece buffet com uma seleção especial de saladas frescas, pratos quentes e sobremesas deliciosas. Outra boa opção é pedir uma a la minuta que está entre os pratos mais pedidos da casa. As mesas ao ar livre são ideais para o mais famoso atrativo do Chalé: o happy hour. Dali é possível apreciar toda beleza do prédio histórico do bar e ainda a imponência do Mercado Público. O fim de tarde com os amigos no Chalé é sempre com chopp bem gelado e petiscos irresistíveis. Nossa dica é iniciar o happy hour com a Tábua Chapa Quente Laçador que inclui generosas porções de filé mignon, chips de batata-doce, aipim frito, anéis de cebola e ainda acompanhada um aioli de tempero verde divino! Se puder esticar a experiência, vá de Salmão na Crosta de Nuts que vem acompanhado de um risoto de pesto com limão-siciliano, cebolas tostadas, tomates assados e manjericão. Em alguns dias da semana, a experiência fica ainda melhor com músicos tocando ao vivo. Vale a pena passar algumas horas nesse lugar único da nossa capital. Seja turista ou local, o Chalé recebe bem, há mais de 130 anos, sempre com gastronomia deliciosa e atendimento hospitaleiro.
Fotos: Chalé da Praça XV/Divulgação