Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
janeiro, 2024

Mercado Público: ícone histórico e cultural

Mais antigo mercado público do Brasil, o gigante prédio amarelo no Centro de Porto Alegre carrega muita história e cultura desde 1869.
Compartilhe:
Atualizado em 14/06/2024
Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

É no Centro de Porto Alegre que está o mercado público mais antigo do Brasil. Fundado em 3 de outubro de 1869, o gigante amarelo é muito bem localizado no coração da cidade. O prédio histórico já renasceu algumas vezes e sempre manteve a sua imponência, no Largo Jornalista Glênio Péres. Quando tu cruza a entrada, logo percebe que o lugar vai além da função de um centro de abastecimento, com mais de 100 bancas e restaurantes. O Mercado é um ambiente que faz parte da vida dos porto-alegrenses. Um espaço múltiplo e receptivo para diferentes manifestações culturais e comunitárias da capital gaúcha. Onde, seja nos estabelecimentos, na arquitetura, ou nas pessoas, tu encontra diversidade.

Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

História

O responsável pela construção do prédio de arquitetura eclética com inspiração no estilo neoclássico foi o engenheiro francês Maurício André Dubois. O prédio foi encomendado pelo então presidente da província do Rio Grande do Sul, Lúcio Jaime Pereira de Campos. Se tu olha hoje a imponente construção, não imagina que o local já passou por quatro incêndios (1912, 1976, 1979 e 2013). Um dos mais marcantes foi o de 76, quando grande parte do edifício foi destruída pelo fogo que começou em uma loja de artigos religiosos. A estrutura foi reconstruída e revitalizada, buscando preservar ao máximo as características originais. O mais recente foi em 6 de julho de 2013 e atingiu o segundo andar. Além de fogo, água. O prédio e os comerciantes, que superaram a enchente de 1941, jamais imaginariam que 83 anos depois viveriam uma ainda pior. Uma placa, instalada a mais de um metro do chão, ao lado de uma das portas voltadas para o Largo Glênio Péres mostrava a altura da primeira catástrofe e impressionava quem passava por ali. Porém, a tragédia das águas de maio de 2024 superou e muito a marca histórica, causando ainda mais estragos, prejuízos e tristeza. Porém, assim como em todos outros incidentes, o Mercado se recupera e volta a dar mais vida para a nossa cidade.

Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

O Bará do Mercado

Ao chegar na encruzilhada dos quatro corredores centrais há um mosaico de pedras e bronze. Não estranha se tu sentir uma vibração diferente, pois é aí que está o Bará do Mercado. Para as religiões de matriz africana, o orixá tem o poder de abrir caminhos e foi parar ali depois de ser assentado, ou seja, fixado em algum objeto através de rituais. O Bará também é o senhor da fartura e do trabalho, por isso, muita gente vai até o local e deixa moedas e/ou presentes para ele. Existe, ainda, a crença de que uma energia protege o prédio há gerações (talvez isso explique a preservação do prédio, mesmo depois de tantos incidentes). Há duas versões sobre quem fez o assentamento. A primeira é de que foram os escravos na época da construção. Alguns religiosos, porém, acreditam que foi obra do Príncipe Custódio, que chegou ao Brasil quando o Mercado já existia.

Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA
Serviço
Mercado Público

Largo Jorn. Glênio Péres, número 1, bairro Centro Histórico, CEP 90020-050

Horário de funcionamento

Dom
09:00 – 15:00
Seg
07:30 – 22:00
Ter
07:30 – 22:00
Qua
07:30 – 22:00
Qui
07:30 – 22:00
Sex
07:30 – 22:00
Sáb
07:30 – 22:00

Outros artigos relacionados

Artigo
Prédio com mais de 165 anos tem capacidade para 650 pessoas e encanta pela arquitetura e qualidade de entrega dos espetáculos.
Artigo
Igreja tem importância turística, histórica e religiosa e passou a ter também opção gastronômica.
Artigo
Sítio tem réplica de um rancho gaúcho do século 18, espaços de bem-estar e hospedagem.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa