Lançamento

POA dos

Eventos

POA da

Noite

POA da

Cultura

Por

POA dos

Esportes

POA da

Gastronomia

Por

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA ao

Ar Livre

POA da

Inovação

POA da

Orla

Canais de marcas

Canal

i Love POA

Por
Ícone da Marca
Ícone da Seção
dezembro, 2023

Quinta das Tarumãs: cultura gaúcha e hospedagem

Sítio tem réplica de um rancho gaúcho do século 18, espaços de bem-estar e hospedagem.
Compartilhe:
Atualizado em 28/12/2023
Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Um passeio pela Zona Rural de Porto Alegre é a certeza de ser surpreendido. Para chegar na Quinta das Tarumãs, tu deixa o asfalto para trás e passa por um trecho de estrada de chão batido. O sítio faz parte do roteiro Caminhos Rurais. Ao cruzar a porteira, são várias as sensações. A primeira, sem dúvidas, é a de viajar no tempo. Tu te depara com a réplica de um rancho do século 18, onde viviam os gaúchos. A segunda é a paz. Sabe um lugar absolutamente tranquilo, onde só cantam os passarinhos? E por fim, talvez tu tenha vontade de ficar por ali… e pode! O local oferece hospedagem, com o conforto e a calmaria que só o campo pode oferecer, sob o olhar cuidadoso dos anfitriões Rosélia e Victor e, claro, da cusca (que é como chamamos cães sem raça definida) Dora e do gato Ringo Star.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

O Rancho do gaúcho do século 18

Todo mundo sabe como nós, gaúchos, somos conectados com nossa história e tradição. Naturalmente, isso gera muita curiosidade em quem visita Porto Alegre e também em quem mora aqui. Para se aprofundar nos costumes que nos trouxeram até os dias de hoje, tu precisa conhecer o Rancho da Quinta das Tarumãs. É uma imersão no modo de viver dos gaúchos que estiveram nas Missões Jesuíticas. A visita é guiada pelo Victor, proprietário e idealizador da construção que traz uma réplica das casas de pau a pique barreado, com cozinha campeira e uma cama que é um catre de couro (ou seja, ao invés de um colchão, o couro da vaca). A visita acontece por agendamento.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Bem-estar e agroecologia

Deixar a região mais urbana para trás e se aventurar na zona rural já é um chamado para desacelerar. Que tal fazer yoga ou meditação, em meio a um açude, rodeado de flores e calmaria? A área do quiosque foi construída para isso e é muito procurada por grupos que querem potencializar o contato com o “eu interior”, sabe? A Rosélia também faz uma visita guiada ao Potager (jardim culinário) – é dali que ela tira alimentos, ervas e temperos para fazer os produtos Ayurveda, à venda no site da propriedade.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Hospedagem

A casa de tijolinho à vista, tem, nas janelas, a paisagem do açude e do campo aberto e oferece apenas o necessário para curtir as coisas simples da vida (e, bah! No caso de uma cidade que, no verão vira “Forno Alegre” e no inverno é bem fria, o ar condicionado é um item bem importante para o conforto). O local é de uso exclusivo do hóspede e núcleo íntimo, com espaço para cinco pessoas. Tem também lareira e um aquecedor à lenha. Estando hospedado, o visitante tem direito a usufruir de tudo que já mencionamos até aqui e ainda pode passear pela região de bicicleta. As reservas são feitas pela plataforma airbnb.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA
Serviço
Quinta das Tarumãs

Bairro Boa Vista do Sul, cidade Porto Alegre.

Horário de funcionamento

Dom
09:00 – 18:00
Seg
09:00 – 18:00
Ter
09:00 – 18:00
Qua
09:00 – 18:00
Qui
09:00 – 18:00
Sex
09:00 – 18:00
Sáb
09:00 – 18:00

Outros artigos relacionados

Encontre a TUA Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolha qual Porto Alegre tu gostaria de conhecer e descubra qual é a TUA!
Patrocinadores que fomentam a iniciativa