Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
março, 2024

Cinemateca Capitólio: histórico cinema de rua

Espaço cultural também celebra a sétima arte em galeria de exposições, biblioteca e acervo. O objetivo é consagrar a memória audiovisual gaúcha.
Compartilhe:
Atualizado em 11/03/2024
Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

O letreiro iluminado tem a mesma energia de uma casa de espetáculos da Broadway. Há quase cem anos, o imponente prédio, na esquina da Rua Demétrio Ribeiro com a Av. Borges de Medeiros, no Centro Histórico, se tornou um espaço celebrado do cinema. A Cinemateca Capitólio conta, hoje, com uma sala de exibição com capacidade para 164 espectadores, sala multimídia, galeria de exposições e acervo. Com uma programação mais voltada para produções com conceito artístico, tu pode assistir a filmes nacionais, regionais e internacionais. A maioria fora do mainstream. Mas, mesmo assim, tem exibição de grandes produções lá. Nossa experiência foi com “O Menino e a Garça”, vencedor do Oscar 2024 de Melhor Animação. Que, aliás, lotou a casa em todas as sessões. O lugar recebe, também, muitas mostras, como, por exemplo, o Fantaspoa.

História

Inaugurado em 1928, o então Cine-Theatro Capitólio funcionou ininterruptamente até 1994. O local ficou fechado por muito tempo e voltou à atividade graças uma mobilização da comunidade cinematográfica de Porto Alegre. Foram mais de 10 anos de obras e restaurações no prédio adquirido pela Prefeitura da Capital, com objetivo de consagrar a memória audiovisual do Rio Grande do Sul. A inauguração da Cinemateca Capitólio aconteceu em março de 2015.

A raiz da sétima arte bem representada

Os cinemas de rua muito fizeram parte da história de quem nasceu antes dos anos 1980. Porto Alegre chegou a ter 42 estabelecimentos deste tipo, em 1963. Hoje, é muito mais comum que as salas estejam dentro de shoppings. Tudo preto e bem escuro. Mas no Capitólio é diferente. O local manteve as características originais do espaço, com pé direito amplo, as janelas visíveis e detalhes decorativos. O que mudou foi a disposição das cadeiras, que foram colocadas em formato stadium. Assistir a um filme ali é uma experiência a parte! As sessões acontecem de terça a domingo, com até três exibições por dia. Tu encontra a programação aqui. A cabine de projeção é equipada com um projetor digital em 2K e outro analógico de 35mm, para sessões históricas e nostálgicas. O grande impacto é que esse tipo de aparelho oferece uma textura bem diferente para a exibição e a Cinemateca é o único lugar da cidade que tem.

Um espaço cultural

Declarado Patrimônio Histórico do Municipal e Estadual, a Cinemateca Capitólio vai além da sétima arte. O local tem uma galeria de exposições, que funciona como um museu. A programação é alternada por mostras temporárias temáticas e uma exposição sobre a história do espaço. O prédio conta, também, com o Centro de Documentação e Memória e a Biblioteca, que abriga livros, jornais, folhetos, catálogos e trabalhos universitários sobre o cinema. Uma das preciosidades que existem lá é um acervo do tradicional Festival de Gramado. Há, ainda, coleções de cartazes de filmes, fotografias e equipamentos de produção audiovisual. De olho na programação, tu ainda pode curtir concertos e sessões musicadas.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA
Serviço
Cinemateca Capitólio

Rua Demétrio Ribeiro, número 1085, bairro Centro Histórico e CEP 90010-310.

Horário de funcionamento

Dom
14:00 – 21:00
Ter
09:00 – 21:00
Qua
09:00 – 21:00
Qui
09:00 – 21:00
Sex
09:00 – 21:00
Sáb
14:00 – 21:00

Outros artigos relacionados

Artigo
Mercado Público de Porto Alegre ficou 41 dias fechado e retoma as atividades gradualmente.
Artigo
Igreja tem importância turística, histórica e religiosa e passou a ter também opção gastronômica.
Artigo
Prédio com mais de 165 anos tem capacidade para 650 pessoas e encanta pela arquitetura e qualidade de entrega dos espetáculos.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes