Lançamento

POA dos

Eventos

POA da

Noite

POA da

Cultura

Por

POA dos

Esportes

POA da

Gastronomia

Por

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA ao

Ar Livre

POA da

Inovação

POA da

Orla

Canais de marcas

Canal

i Love POA

Por
Ícone da Marca
Ícone da Seção
outubro, 2023

Fundação Iberê Camargo: arte e inspiração

Criada para receber o acervo do artista gaúcho, também realiza exposições de nomes da arte brasileira.
Compartilhe:
Atualizado em 25/01/2024
Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

Um dos passeios culturais mais imperdíveis de Porto Alegre é a sede da Fundação Iberê Camargo. Tudo nela é único. A começar pela localização, em frente a um trecho da orla do Guaíba que ficou conhecido como Prainha do Iberê. O prédio é feito de concreto branco aparente (sem tijolos ou elementos de vedação), tem uma arquitetura inigualável, projetada pelo português Álvaro Siza – um dos mais relevantes da contemporaneidade.

Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

Marcante por fora, cativante por dentro

O prédio foi pensado para guardar e expor o acervo do artista gaúcho que dá nome à instituição Iberê Camargo. Mas também tem centro de documentação e pesquisa, exposições de outros autores modernos e contemporâneos (acesse o site para saber quais as atuais, futuras e passadas) e ateliê de gravuras. Pelas pequenas janelas de vidro, o visitante é convidado a  “espiar” a vista privilegiada para o Guaíba. O local ainda tem uma loja, que vende itens inspirados em obras de arte e um café. As visitas podem ser realizadas de quinta-feira à domingo, das 14h às 18h. Ingressos à venda no sympla, ou na recepção do prédio, que tem estacionamento pago à disposição.

Quem foi Iberê Camargo

Nascido no interior do Rio Grande do Sul, em Restinga Seca, Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. Conquistou inúmeros prêmios e participou de exposições internacionais. Sua obra ficou marcada por um tema recorrente: os Carretéis. Brinquedos que fizeram parte da infância de Iberê Camargo e o levaram a criar pinturas abstratas, depois de um tempo de carreira. Nos anos 1980 voltou a viver no estado de origem, na zona sul de Porto Alegre. Foi onde produziu duas de suas séries mais conhecidas: os Ciclistas e as Idiotas. Faleceu em agosto de 1994, aos 79 anos.

Foto: Site Oficial
Serviço
Fundação Iberê

Av. Padre Cacique, número 2000, bairro Cristal, CEP 90810-240

Horário de funcionamento

Qui
14:00 – 18:00
Sex
14:00 – 18:00
Sáb
14:00 – 18:00

Outros artigos relacionados

Encontre a TUA Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolha qual Porto Alegre tu gostaria de conhecer e descubra qual é a TUA!
Patrocinadores que fomentam a iniciativa