Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
abril, 2024

Instituto Ling: a arte em todas as formas

O Centro Cultural conta com rico acervo de artistas brasileiros e uma programação da arte em todas suas formas – da escultura ao alimento
Compartilhe:
Atualizado em 22/04/2024
Foto: Luli Aguzzi / Destinio POA

Em meio a um bairro residencial e tranquilo, um prédio traz experiências que se encontram em grandes centros de arte do país, como cursos, palestras, teatro, música, cinema, literatura, artes visuais, gastronomia, entre outros. Esse é o Instituto Ling, construído por uma família natural da China e que, viu na estruturação de um centro cultural, uma forma de agradecer ao acolhimento nas terras brasileiras.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Um espaço, muitas utilidades

Com projeto do premiadíssimo arquiteto paulista Isay Weinfield, o prédio de arquitetura minimalista e contemporânea foi construído no bairro Três Figueiras, área majoritariamente residencial. O objetivo era viabilizar um espaço arrojado, mas também acolhedor, confortável e que passasse a sensação de estar em casa. Para aproveitar ao máximo a luz natural, a estrutura da fachada é de vidro e metal, e o paisagismo do terreno complementa o visual. O Instituto Ling foi idealizado para receber eventos de todos os tipos, e tem também um café, uma loja de design/artesanato e uma galeria de exposições de arte. Isso sem falar nas obras de artistas brasileiros, espalhadas pelo local, que também compõem o acervo, como Elida Tessler, Siron Franco, Vik Muniz e Walmor Corrêa. As salas multiusos são usadas para workshops cujos temas vão de gastronomia até parentalidade. Confira a programação completa no site.

Foto Luli Aguzzi / Destino POA

Arte em tempo real

Além de exposições, o grande diferencial do lugar são as intervenções artísticas que podem ser acompanhadas em tempo real pelos visitantes. As obras são feitas em uma parede do prédio e fazem parte do projeto “Ling Apresenta” que busca oferecer uma experiência de imersão do público no processo de criação do artista. Em 2024, o local convida artistas da região Norte, a partir da seleção da curadora da primeira edição da Bienal das Amazônias, Vânia Leal, para realizar as intervenções, apresentadas de forma gratuita. A obra mais recente é da artista paraense Bárbara Savannah e ficará exposta até 8 de junho.

Foto Luli Aguzzi / Destino POA
Serviço
Instituto Ling

Rua João Caetano, número 440, bairro Três Figueiras, CEP 90470-260

Horário de funcionamento

Seg
10:30 – 20:00
Ter
10:30 – 20:00
Qua
10:30 – 20:00
Qui
10:30 – 20:00
Sex
10:30 – 20:00
Sáb
10:30 – 20:00

Outros artigos relacionados

Artigo
O prédio centenário, que abriga obras raras, antigas e contemporâneas, tem programações culturais para aproximar as pessoas da leitura
Artigo
Prédio com mais de 165 anos tem capacidade para 650 pessoas e encanta pela arquitetura e qualidade de entrega dos espetáculos.
Artigo
Sítio tem réplica de um rancho gaúcho do século 18, espaços de bem-estar e hospedagem.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa