Lançamento

POA dos

Eventos

POA da

Noite

POA da

Cultura

Por

POA dos

Esportes

POA da

Gastronomia

Por

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA ao

Ar Livre

POA da

Inovação

POA da

Orla

Canais de marcas

Canal

i Love POA

Por
Ícone da Marca
Ícone da Seção
novembro, 2023

Theatro São Pedro: a joia da cultura gaúcha

Prédio com mais de 165 anos tem capacidade para 650 pessoas e encanta pela arquitetura e qualidade de entrega dos espetáculos.
Compartilhe:
Atualizado em 08/11/2023
Foto: Marcelo Nunes / Divulgação

Uma joia da cultura gaúcha. É assim que a gente define o Theatro São Pedro. Inaugurado em 1858, quatro anos depois se tornou patrimônio público e, até hoje, a fachada em estilo neoclássico chama a atenção de quem passa pela Praça Marechal Deodoro, no Centro Histórico. Mas o encantamento acontece,mesmo ao cruzar as portas de vidro. As cortinas e o carpete vermelhos, os lustres, os arcos e as colunas fazem parte de uma experiência que remete aos antigos teatros europeus. A programação é bastante eclética, com espetáculos de música de todos os tipos, dança e teatro – inclusive com opções para o público infantil. Mas para subir no palco mais charmoso do Rio Grande do Sul é preciso passar por uma curadoria da Direção Artística da Fundação que administra o local. 

Foto: Diego da Maia / Divulgação

A experiência do espetáculo 

Em comparação com outras importantes casas de espetáculo da cidade, o Theatro São Pedro tem uma proposta mais intimista e enxuta. São 650 lugares divididos entre plateia, camarote e galeria, o que torna a experiência de assistir um espetáculo lá ainda mais interessante e única. Da plateia, tu fica tri pertinho do palco – e, muitas vezes, os artistas surgem do teu lado. Com uma acústica perfeita e o conforto ideal nas cadeiras de veludo, é simplesmente um dos programas culturais mais legais da cidade. A gente já mencionou os lustres, né? Mas é impossível não mencionar a luminária principal: 30 mil cristais, 96 lâmpadas, 600 quilos, quatro metros de comprimento e uma beleza impactante!

Foto: Marcelo Nunes / Divulgação

Multipalco Eva Sopher

Se no prédio principal, o conceito é mais intimista, somado ao Multipalco o local se torna um dos maiores complexos culturais da América Latina, com mais de 25 mil m2. O edifício tem cinco andares subterrâneos destinados para o atendimento de demandas culturais e educacionais, como oficinas, workshops, aulas de música, e ainda tem o Teatro Italiano, que deve ser inaugurado em 2024. Eva Sopher esteve à frente da mais consagrada casa de espetáculos gaúcha por 43 anos, até o dia de sua morte, aos 94 anos e foi uma das idealizadoras do Multipalco. Ela brincava que, quando morresse, viraria um “fantasma do São Pedro”. No hall de entrada do Theatro, antes de acessar a área do palco, tu vai te deparar com um totem de uma simpática senhora. É ela mesma! Dona Eva, que, se for um fantasma, é um dos que guardam e cuidam da nossa joia gaúcha.

Serviço
Theatro São Pedro

Praça Marechal Deodoro, sem número, Centro Histórico - CEP 90010-300

Horário de funcionamento

Dom
16:00 – 18:00
Ter
15:00 – 20:00
Qua
15:00 – 20:00
Qui
15:00 – 20:00
Sex
15:00 – 20:00
Sáb
15:00 – 20:00

Outros artigos relacionados

Encontre a TUA Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolha qual Porto Alegre tu gostaria de conhecer e descubra qual é a TUA!
Patrocinadores que fomentam a iniciativa