Benvenuti, ou melhor, sejam todos bem-vindos a esse cantinho bem italiano de Porto Alegre. A Cantina Pastasciutta surgiu há mais de 40 anos, na Serra Gaúcha, se consolidando como um dos restaurantes mais adorados do estado. A fartura e o sabor da gastronomia conquistam pelo estômago, o ambiente temático, com muitas referências ao país europeu, enche os olhos. Toalhas e cortinas xadrez e até árvores de limão siciliano compõem a decoração. Na capital dos gaúchos, o restaurante funciona das 11h30 às 23h, sem fechar durante à tarde e está localizado no Boulevard Laçador – um open mall bem pertinho do Aeroporto, que as famílias adoram visitar. Tu vai ser recepcionado com aquele calor humano que os italianos conhecem bem! Entra, fica à vontade e aproveita para provar o licor, que é cortesia da casa.
Fartura da culinária italiana à mesa
A cozinha italiana é marcada por ter pratos simples, mas absolutamente saborosos. Nas entradas, a Burrata brilha com salada, ou empanada na farinha de panko – provamos esta e é simplesmente fantástica, indicação da querida garçonete Sabrina. As tábuas de antepasto também são deliciosas. No prato principal, a grande estrela é a massa caseira, no ponto perfeito – al dente. São mais de 12 tipos, para compor com 20 opções de molhos, com acompanhamentos como carne de panela, camarão, polvo, funghi, codorna, cordeiro e muito mais. O queijo parmesão é ralado na hora! Acho isso o luxo! Um clássico brasileiro inspirado na Itália também não poderia faltar, o bife à parmegiana. Outras delícias que nos remetem à paixão dos imigrantes pela gastronomia são: polenta, lasanha, risoto, canelone e polpetone. Um detalhe é que o prato é (muito bem) servido em uma panela de ferro, que mantém a refeição aquecida e saborosa. Entre as sobremesas, canoli e tiramisu são clássicos – aqui, vale uma curiosidade. Eu, que não sou uma grande fã de tiramisu, provei e achei sensacional! Dizem que comida boa é assim, faz a gente se apaixonar por algo que normalmente não gosta.
Mais encantamento na nova fase
Diante de todos os fatos ocorridos em maio de 2024, a Cantina Pastasciutta renasceu em Porto Alegre. Todo restaurante foi reformado: arquitetura, fachada com referência a tradicional casa localizada em Gramado e ambientes ainda mais acolhedores no interior. Cada cantinho tem detalhes que remetem à casa da nonna, como máquina de costura antiga, chapéus de palha, panelas e flores. Eu, particularmente, achei fantásticas as luminárias que, na verdade, são escorredores de massa e tantos outros itens retrô e/ou vintage. Confesso que ver essa retomada também motiva e traz esperança. O gerente Erenaldo nos contou que a resiliência do povo gaúcho foi a inspiração dos empreendedores para seguir em frente! Grazie mille!