Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
dezembro, 2023

Gonçalo de Carvalho: a rua mais bonita do mundo

Com mais de cem árvores que formam um túnel verde, a rua é Patrimônio Ambiental da cidade.
Compartilhe:
Atualizado em 29/12/2023
Foto: Cristine Rochol / PMPA

Uma pequena via no bairro Independência caiu na boca do povo e ficou conhecida como a rua mais bonita do mundo. E, veja bem, isso não foi ideia de algum gaúcho bairrista. Mais de 100 Tipuanas cobrem o trecho de cerca de 500 metros, que corresponde a três quadras, entre as ruas Ramiro Barcelos e Santo Antônio, formando um lindo túnel verde. O título – que hoje é mais um apelido carinhoso – foi dado pelo biólogo português Pedro Nuno Teixeira Santos, que, ao se deparar com imagens da Rua Gonçalo de Carvalho na internet, ficou encantado. Aí, possivelmente, nosso bairrismo ajudou a espalhar a notícia. Construções no estilo neoclássico completam a beleza do lugar, que se tornou ponto turístico.

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Patrimônio Ambiental

As árvores medem até 15 metros e há divergências sobre quem as plantou. Algumas fontes dizem que foram funcionários da antiga fábrica de cerveja que existia ali – prédio onde, hoje, funciona o Shopping Total – outras, afirmam que os próprios moradores da rua realizaram o plantio. Pode ser ainda uma combinação das informações: colaboradores da cervejaria que viviam ali! Fato é que foram plantadas e, no século seguinte, em 5 de junho de 2006, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi assinado o decreto municipal que tornou a Rua Gonçalo de Carvalho um Patrimônio Ambiental de Porto Alegre. Foi a primeira via urbana da América Latina declarada dessa forma. O documento garante a preservação das árvores e da paisagem urbanística do local, como o pavimento de pedras de granito na calçada.

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Outros artigos relacionados

Artigo
A Estação de Tratamento de Água se tornou um dos pontos turísticos mais procurados para contato com a natureza e lindas fotos.
Artigo
Há mais de trinta anos sendo o principal ponto de encontro da vizinhança e uma das principais praças da capital.
Artigo
Ponte de Pedra, espelhos d’água, um belo gramado e arquibancadas compõem o cenário perfeito para quem quer relaxar e saber mais da história da cidade.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa